Início » Bahia » Ibicuí

Ibicuí - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Ibicuí e arredores.

Ibicuí é um município do estado da Bahia, no Brasil.

"Ibicuí" é um termo de origem tupi que significa "água do pó da terra", através da junção dos termos yby ("terra"), ku′i ("pó") e ′y ("água").

Ibicuí foi emancipado do município de Poções por projeto do vereador Ataíde Andrade Fonseca, falecido em 24 de agosto de 2006, aos 94 anos de idade.

História da cidade de Ibicuí

Riacho de Areia era a denominação das terras que inicialmente pertenciam ao município de Poções.Seus primeiros habitantes, os índios Pataxós e Camacãs, da família Tupi, foram expulsos em 1782, com as Entradas e Bandeiras, composta por mais de 60 homens, comandadas pe-

lo Sargento-Mor Raimundo Gonçalves da Costa, os quais numa penetração pelas margens dos Rios Gongogi e Novo e seus afluentes, transpuseram a região.

Estas terras foram inicialmente apossadas pelo Alferes Benedito de Campos, no lugar denominado Triunfo (atual fazenda de Manoel Firmino Lopes). O tenente José Alexandre do Lago, no local Casa Branca; Cassiano José Pinheiro, em Bom Sossego; e Francisco Vasconcelos Bitten-

court, em Mocó; todos margeantes do Rio Novo e registrados perante D. José Diogo de Sá Barreto, juiz do têrmo de Poções, em 1898.

Até 1913, o território do município de Ibicuí era coberto por matas virgens, habitadas por índios. Naquele ano, chegaram José Veiga e Marcelino Silva Novo e suas famílias, vindas das caatingas de Poções. Os primeiros instalaram-se nas zonas do Rio Novo e Riacho de Areia, onde

ocorreram os primeiros desmatamentos para a formação de pastagens e cultivo das lavouras de milho, feijão, mandioca, fumo e café.

Em 1916, Francisco Ferreira de Almeida construiu a primeira casa no local conhecido popularmente como "Rua Apertada" (atual 12 de dezembro), tomando posse das terras da região de Riacho de Areia. Em 12 de outubro de 1920, o padre Pithon celebrou a primeira missa em Rio

Novo do Guarani, na fazenda do Sr. Jezuino Vieira Lima.

Gentílico:

Formação Administrativa

Fonte: Prefeitura Municipal de Ibicuí

Autor do Histórico: LêDA DE SENA NERY

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Ibicuí: Imagens da cidade e Região

imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-1
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-2
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-3
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-4
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-5
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-6
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-7
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-8
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-9
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-10
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-11
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-12
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-13
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-14
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-15
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-16
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-17
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-18
imagem de Ibicu%C3%AD+Bahia n-19

Você conhece Ibicuí? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: