Início » Bahia » Ibicaraí


Ibicaraí - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Ibicaraí e arredores.

Ibicaraí é um município do estado da Bahia, no Brasil. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2011, Ibicaraí conta 23 910 habitantes.

"Ibicaraí" é um termo oriundo da língua tupi. Significa "terra santa", através da junção de yby ("terra") e caray ("santo").

Calixto Roxo, em 1916, vendeu para Manoel Marques Primo, seu roçado localizado à margem esquerda do Rio Salgado. Familiares de Manoel imigraram então para o pequeno roçado, iniciando a cultura da semente do cacau na região. Em 1917, fruto dessa imigração de cultura familiar e da expansão natural do agronegócio cacaueiro, formava-se um pequeno povoado que se reunia em um barracão central, onde eram realizados pequenos negócios e se colocava a conversa em dia. Em razão destas costumeiras reuniões, o povoado ganhou o nome de "Palestra", povoado de Itabuna.

História da cidade de Ibicaraí

Teve origem num pequeno roçado pertecente a Calixto Roxo, em Terras de Itabuna. Em 1917, Manoel Marques adquiriu o raçado pela importância de Cr$ 400,00 e para lá se tanferiu com seus parentes, fundando um povoado a que deu o nome de Palestra, em razão das cotidianas reuniões que faziam no barracão central, ponto de realização de negócios e de conversas para "matar o tempo".

Por sugestão de Dr. Aurélio Caldas, um dos que mais colaboraram para o desenvolvimento do lugar, foi o topônimo primitivo subistituído pelo de Palestina.

Por força do Decreto-Lei nº 141, de 31 de dezembro de 1943, teve seu topônimo novamente alterado, dessa vez para o atual Ibicaraí, expressão tupi que significa "terra sagrada".

Gentílico:

Formação Administrativa

Em virtude do seu progresso foi o lugarejo elevado à Vila em 1937.

Por força da Lei estadual nº 491, de 22 de Outubro de 1952, foi desmembrado de Itabuna e elevado à categoria de município. Instalado em 7 de abril de 1955.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: LUIS MAFRA DE SANTANA

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Ibicaraí: Imagens da cidade e Região

imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-1
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-2
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-3
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-4
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-5
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-6
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-7
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-8
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-9
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-10
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-11
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-12
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-13
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-14
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-15
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-16
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-17
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-18
imagem de Ibicara%C3%AD+Bahia n-19

Você conhece Ibicaraí? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: