Tudo sobre Conceição da Feira Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Conceição da Feira

Coordenadas geográficas

O município de Conceição da Feira fica localizado na latitude -12.5078 e longitude -38.9978 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Conceição da Feira

Com um total de 164,798 km², Conceição da Feira de extensão territorial.

População de Conceição da Feira

De acordo com dados do IBGE, Conceição da Feira possui aproximadamente 22.392 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Conceição da Feira são chamados de conceiçoense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOÃO PEDRO LABRIOLA CARDOZO.

História de Conceição da Feira, Bahia

Ouvir com robot

Conceição da Feira faz parte do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. A população avaliada em 2010 era de 20.406 habitantes.

Conta a tradição, que a primeira penetração em terras do atual município de Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII, por indivíduos vindos não se sabe de onde, que aí se estabeleceram e fundaram um Povoado.

História da cidade de Conceição da Feira

Conta a tradição, que a primeira penetração em terras do atual município de Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII, por indivíduos vindos não se sabe de onde, que aí se estabeleceram e fundaram um Povoado.

O Coronel, ou mestre-de-campo, Manuel de Araújo de Aragão Correia, proprietário das terras denominadas Saco, há duas léguas da freguesia sediada na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, graças ao seu espírito religioso, ergueu, aí, no ano de 1675, uma ermida que dedicou à Nossa Senhora da Conceição.

Essa ermida, conforme noticiou o Padre Antônio Pereira, então Vigário da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, situada na Vila acima referida, ficou anexada àquela Paróquia, por mandato do Arcebispo da Bahia, D. Sebastião da Vide.

A idéia de fundação de nova Capela veio de Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, D. Antônia Florinda de São José, que a construíram em terreno doado à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, segundo escritura lavrada em 06 de outubro de 1830 na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, por José Leonardo Muniz Barreto.

Foi esse local escolhido para a construção da segunda capela, não só em virtude de estar no entroncamento de duas estradas reais, movimentadas, a do Sertão e a do Nordeste, mas também pelo fato de possuir ótimas nascentes d′água, até hoje consideradas da melhor qualidade pelo aspecto cristalino, ensejando o pouso de tropas.

Terminada a construção da capela, por Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, começou a se desenvolver em redor dela a povoação; apareceram a feira, a casa de negócio e surgiu o Arraial Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira.

Considerando que, terminada a construção do segundo emplo, a capela inicial estava arruinada, Manoel Fernandes da Costa e sua mulher encaminharam petição ao representante da Província da Bahia, com resultado favorável, dizendo: estar a mesma capela com a necessária decência para se celebrarem os ofícios divinos, e ante a sua espontânea vontade de oferecê-la, como a ofereceram ao público para que nela se erija Matriz e Freguesia e Pároco, à vista da população que há e da distância em que está de 02 léguas da Freguesia Matriz daquela Cidade de Cachoeira a que pertence, por cuja causa muito padece o povo na falta de pastor espiritual em suas maiores precisões.

Gentílico: conceiçoenses

Formação Administrativa

Foi a capela, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, elevada à categoria de Freguesia pela Lei Provincial nº 275, de 25 de maio de 1847, que criou também o Distrito de Paz de Conceição da Feira, subordinado à Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.

No ano de 1911, o Distrito de Conceição da Feira aparece na divisão administrativa do Brasil como componente do Município de Cachoeira.

O Arraial em causa foi elevado à categoria de Vila de Conceição da Feira pela Lei Estadual n° 1879, de 23 de julho de 1926, que também criou o Município de igual nome, com os limites do seu Distrito de paz e território desmembrado da Comarca de Cachoeira. A instalação solene do Município se deu às treze horas do dia 17 de outubro de 1926.

Foi o Município, porém, suprimido pelos Decretos estaduais de nº 7455, de 23 de junho de 1931, e de nº 7479, de 08 de julho do mesmo ano, tendo este último diploma legal reanexando seu território ao de Cachoeira.

A restauração do município foi efetuada, com os limites anteriores, pelo Decreto Estadual nº 7629, de 16 de setembro de 1931.

De acordo com a divisão administrativa de 1933 e as territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o Município de Conceição da Feira compõe-se de um só Distrito, o Sede.

A Vila de Conceição da Feira foi elevada à categoria de Cidade do mesmo nome por efeito do Decreto Lei Estadual nº 10724, de 30 de março de 1938.

Em consequência do Decreto Lei Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro da Divisão Judiciária Administrativa da Bahia vigente no quinquênio 1944 -1948, foi extinto o Município de Conceição da Feira e seu território anexado ao do Município de Cachoeira; no entanto foi restaurado pelo Decreto Estadual nº 12978, de 1º de junho de 1944, que retificou o mencionado quadro, ficando, assim, a comuna de Conceição da Feira, em 1944 - 1948, composta, apenas, do Distrito Sede, ao qual se incorporou parte de Afligidos, do Município de São Gonçalo dos Campos, ex São Gonçalo.

No quinquênio 1954 - 1958, de acordo com a Lei nº 628, de 30 de dezembro de 1953, a divisão administrativa do município permanece inalterada.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ANTôNIO CARLOS DA S. PEREIRA

DDD de Conceição da Feira, Bahia

75

Como fazer uma ligação para Conceição da Feira:

0 + Operadora + 75 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
  • Vivo: 015 + 75 + telefone
  • Aerotech: 017 + 75 + telefone
  • Claro: 021 + 75 + telefone
  • GVT: 025 + 75 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
  • TIM: 041 + 75 + telefone
  • Sercontel: 043 + 75 + telefone

CEP de Conceição da Feira

O Código Postal (CEP) geral de Conceição da Feira, Bahia, é 44320000.

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira
Endereço: Pça. Marechal Deodoro, 26, Centro, Conceição da Feira - BA, CEP: 44320000
Telefone / Fax:(75) 3244-3801 (75) 3244-3802
Prefeito: JOÃO PEDRO LABRIOLA CARDOZO

Hospitais em Conceição da Feira - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde conceiçoense.

Cartórios na cidade de Conceição da Feira

Acesse a lista de Cartórios em Conceição da Feira. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Conceição da Feira Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Conceição da Feira - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Conceição da Feira

Confira as últimas notícias de hoje em Conceição da Feira.

Previsão do tempo na região conceiçoense

Veja a previsão do tempo em Conceição da Feira: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Conceição da Feira

Confira as cidades vizinhas de Conceição da Feira - BA em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Conceição da Feira através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município conceiçoense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Conceição da Feira - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados