Tudo sobre Sapeaçu Estado da Bahia
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Sapeaçu
Coordenadas geográficas
O município de Sapeaçu fica localizado na latitude -12.7208 e longitude -39.1824 e faz parte do estado da Bahia.
Tamanho do Território de Sapeaçu
Com um total de 131,218 km², Sapeaçu de extensão territorial.
População de Sapeaçu
De acordo com dados do IBGE, Sapeaçu possui aproximadamente 17.387 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Sapeaçu são chamados de sapeaçuense.
Administração municipal
Prefeito atual:GEORGE VIEIRA GOIS.
História de Sapeaçu - Bahia
Sapeaçu faz parte do estado da Bahia.
Sapeaçu é município Brasileiro, localizado no estado da Bahia,na região do Recôncavo Sul da Bahia. A palavra Sapeaçu é de origem indígena e significa palha grande. A localidade era habitada pelos índios cariris ou sabujás. Com a expulsão de indígenas que habitavam o local onde hoje se ergue Sapeaçu, foi edificada a fazenda Sapé Grande, de propriedade de Pedro Barbosa Leal, e aí construída uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em torno da qual se formou uma povoação, também foi povoada pelo Sr Manoel Nascimento Lopes na localidade conhecida como Cansin. Município criado com o território da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Sapé, desmembrado do município de São Félix, e com a denominação de Vila de Sapé, por Ato Estadual de 08.08.1890. Não chegou a ser instalado devido a Ato Estadual de 25.08.1890 que o extinguia. Somente foi restaurado por Lei Estadual de 27.04.1954, com a junção dos territórios dos distritos de Sapeaçu (ex-Sapé) e Baixa das Palmeiras, desmembrados do município de Cruz das Almas. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.
Sua população recenseada em 2010 pelo IBGE foi de 16.585 habitantes.
História da cidade de Sapeacu
Notícias remotas sobre as terras do atual município são as de que integraram a sesmaria de Paraguaçu, doada pelo segundo Governador-Geral do Brasil. D. Duarte da Costa, ao seu filho D. álvaro da Costa, em 17 de janeiro de 1557.
Expulsos os aborígines no século XVIII, aí se formou a fazenda Sapé Grande (Sapeaçu - Sapé, do tupi-guarani, significa "capim" e o sufixo açu, significa "grande"), de propriedade de Pedro Barbosa Leal, onde foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Nesta capela o Padre Vitorino, filho da região, veio cantar a sua primeira missa.
O proprietário da fazenda Sapé Grande cedeu terreno para vários colonos que construiram as suas habitações em torno da capela, formando-se o Povoado de Sapé, pertencente ao Município de São Felix do Paraguaçu, cuja capela foi elevada à categoria de freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Sapé, pela Lei Provincial nº 2548, de 09 de setembro de 1885, desmembrada da Freguesia de Cruz das Almas, a partir da criação do Distrito de Paz.
Gentílico: sapeense
Formação Administrativa
Nesta época, foi fundada a Liga Sapeense em prol da sua emancipação política, que tinha a frente os senhores Rafael José Jambeiro, José Ribeiro Machado, Manoel Afonso da Silva e Manoel Martins Valverde que, auxiliados por Alcebíades Jambeiro, membro do Governo Estadual, conseguiram do então Governador Manoel Vitorino Pereira, o Ato de 08 de agosto de 1890 elevando a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Sapé à categoria de vila e de município, com o território desmembrado do de São Felix do Paraguaçu.
A sua vida como município durou apenas 17 dias em virtude da representação da Intendência de São Felix do Paraguaçu ao Governador de então, Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, que o extinguiu pelo Ato de 25 de agosto do mesmo ano de 1890, tendo seu território voltado a integrar o do município de origem.
Com a criação do Município de Cruz das Almas, por força da Lei Estadual nº 190, de 29 de julho de 1897, passou o seu território a pertencer a esse município, como Distrito de Paz, sendo desanexado do de São Felix do Paraguaçu.
Em virtude do estabelecido pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, modificado pelo de nº 12.978, de 01 de junho de 1944, foi o nome da sede do Distrito mudado de Sapé para Sapeaçu.
Com o topônimo Sapeaçu, foi o município restaurado com sede na vila do mesmo nome pela Lei Estadual nº 549, de 27 de abril de 1957, composto pelos territórios dos Distritos de Sapeaçu e Baixa do Palmeira, ambos desanexados do de Cruz das Almas. A instalação ocorreu em 07 de abril de 1955.
Fonte: IBGE
Autor do Histórico: GUSTAVO LEFUNDES BLUMETTI
DDD de Sapeaçu, Bahia
75
Como fazer uma ligação para Sapeaçu:
0 + Operadora + 75 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
- Vivo: 015 + 75 + telefone
- Aerotech: 017 + 75 + telefone
- Claro: 021 + 75 + telefone
- GVT: 025 + 75 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
- TIM: 041 + 75 + telefone
- Sercontel: 043 + 75 + telefone
CEP de Sapeaçu
Prefeitura Municipal de SapeaçuEndereço: Pça. da Bandeira, 176, Centro, Sapeaçu - BA, CEP: 44530000
Telefone / Fax:(75) 3627-2136/ 2108 (75) 3627-2136/ 2108
Prefeito: GEORGE VIEIRA GOIS
Hospitais em Sapeaçu - BA
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde sapeaçuense.
Cartórios na cidade de Sapeaçu
Acesse a lista de Cartórios em Sapeaçu. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Sapeaçu Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Sapeaçu - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.
Hotéis e Pousadas em Sapeaçu
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Sapeaçu. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Sapeaçu
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Sapeaçu.
Municípios nas proximidades de Sapeaçu
Confira as cidades vizinhas de Sapeaçu - BA em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: