Tudo sobre Salgado Filho Estado do Paraná

Informações Gerais sobre a cidade de Salgado Filho

Coordenadas geográficas

O município de Salgado Filho fica localizado na latitude -26.1777 e longitude -53.3631 e faz parte do estado do Paraná.

Tamanho do Território de Salgado Filho

Com um total de 189,315 km², Salgado Filho de extensão territorial.

População de Salgado Filho

De acordo com dados do IBGE, Salgado Filho possui aproximadamente 3.679 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Salgado Filho são chamados de salgadense.

Administração municipal

Prefeito atual:VOLMAR DUARTE.

História de Salgado Filho, Paraná

Ouvir com robot

Salgado Filho faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 4.821 habitantes.

Salgado Filho fica localizado no sudoeste do Paraná, entre os municípios de: Flor da Serra do Sul, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste e Manfrinópolis, nas proximidades de Francisco Beltrão (cidade pólo). Está a uma altitude de 519 metros em relação ao nível do mar, latitude 26° 10′ 50 Sul e longitude 53° 22′ 45 W-GR, com uma área de 138 km², relevo ondulado com grande número de elevações montanhosas e encostas, vários rios, pluviosidade média de 230,65 mm, clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22°C), invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18°C), sem estação seca definida e densidade demográfica de 29,29 hab/km².

Com predominância de família de origem italiana e alemães, mas presença também de poloneses e caboclos, quase todos oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Teve designado o nome de Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho, Joaquim Pedro Salgado Filho, deputado federal e senador pelo estado do Rio Grande do Sul e Ministro do Trabalho (1932-1938) e da Aeronáutica (1941-1945).

História da cidade de No início da sua colonização, os primeiros imigrantes foram os alemães, italianos, caboclos e poloneses. Os primeiros habitantes chegaram ao município em 1940, abrindo picadas, derrubando matas para construir suas casas, que eram feitas de madeira serrada a mão e cobertas de taboinha lascada.

Estes imigrantes tinham como base da sua economia o cultivo das terras e vinham para Salgado Filho procurar mais espaço.

Inicialmente os colonos ocupavam as terras na condição de posseiros e, em 1957 ocorreu na região a Revolta dos Colonos, devido a este fato a Firma Industrial Colonizadora Erechim S/A de Erechim - RS passou a conduzir a venda dos títulos de terras, comercializando as glebas.

Nesta época, o custo das terras era baixo, o que atraiu imigrantes de vários estados brasileiros.

As terras que não pertenciam a Colonizadora Erechim eram de propriedade do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), destinadas a Colonização e Reforma Agrária. Conta-se que os posseiros que chegavam ao município escolhiam suas terras a dedo num acerto entre os próprios moradores. Somente mais tarde que o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) mediu essas terras e as titulou segundo o que cada posseiro havia ocupado.

A principal atividade econômica no início da colonização era a criação de suínos, portanto, faziam a derrubada da mata, a queima e plantio de milho. Quando os grãos amadureciam, soltavam os porcos para engordar, depois os tocavam até o povoado, para então vender aos comerciantes, que geralmente eram de Ponta Grossa e Curitiba. Este tipo de atividade necessitava de pouca mão-de-obra e era lucrativa.

A madeira nos primeiros tempos era utilizada para construção de moradias, pontes e engenhos. Com a melhoria das condições de transporte, a atividade madeireira intensificou-se por volta dos anos de 1975 e 1985, chegando a funcionar mais de dez serrarias no município. Nos dias atuais é uma atividade em decadência, devido ao grande desmatamento ao longo dos anos.

Posteriormente, o setor econômico intensificou-se com a produção de grão (milho e feijão), mas devido ao desgaste do solo, evitando o êxodo rural, os agricultores se voltaram para outras atividades na diversificação da produção rural nos setores de fruticultura, vitivinicultura, horticultura, avicultura, plantação de fumo, apicultura, gado leiteiro e de corte e suinocultura, pequenas indústrias e comércios em geral.

Desta maneira foram progressivamente surgindo agroindústrias, como: agroindústria de açúcar mascavo, queijo, vinho, embutidos e doces caseiros. Na pecuária tem criação de gado de corte e gado leiteiro. Na criação de aves está incrementada a criação de frangos de corte e galinhas poedeiras.

A agricultura tradicional da enxada e arado a boi ainda permanece. Sendo que aos poucos, os métodos de semeadura e colheita estão sendo substituídos pelas máquinas nos terrenos favoráveis. Onde as inovações não são possíveis, o agricultor transforma sua terra em pastagem para criação de gado.

Na década de 50 foi construída a primeira escola pela Colonizadora Erechim, que era particular, mantida pelos pais, a professora era a senhora Josefina Maria Krause. No ano seguinte passou a ser mantida pelo município de Barracão.

Em 1955, transformou-se em Escola Desembargador Bento Munhoz da Rocha.

Nessa época os professores eram remunerados pelo estado e alguns eram cedidos pelo município à escola. Não havia concurso, e os interessados a Docência se candidatavam, sendo que a maioria não possuía habilitação ou escolarização para tal, nem estabilidade, sendo contratados no início do ano letivo e demitidos no final do período.

Atualmente o município possui seis instituições de ensino: Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz; Escola Municipal Professora Jaci Maria Lopes Educação Infantil e Ensino Fundamental; Escola Rural Municipal Nossa Senhora da Rosa Mística Educação Infantil e Ensino Fundamental; Colégio Estadual Padre Anchieta Ensino Fundamental e Médio; Colégio Estadual Duque de Caxias Ensino Fundamental; e Escola de Educação Especial Renascer - APAE.

O nome "Salgado Filho" foi escolhido em homenagem ao político gaúcho, Joaquim Pedro Salgado Filho, deputado federal e senador pelo estado do Rio Grande do Sul e Ministro do Trabalho (1932-1938) e da Aeronáutica (1941-1945).

Em 1952 passou a distrito de Barracão, sendo oficializado como tal em 1955, pelo decreto nº 13/55, e mais tarde sendo criado Município, pela Lei Estadual nº 4.788/63, de 29 de novembro de 1963, sendo instalado em 14 de dezembro de 1964; com as primeiras eleições realizadas em 15/11/1964, elegendo o primeiro Prefeito de Salgado Filho, Dr. Adolfo Rosewicz.

Com as família de italianos e alemães, Salgado Filho acolheu muitas manifestações e usos tradicionais e populares que deram origem a eventos de cunho regional, interestadual, tais como: Bailes de Kerb, Rodeio Crioulo Interestadual, Festival Municipal da Canção e Festa do Vinho e Feira do Queijo.

O sabor diferenciado e a qualidade dos produtos foram chamando a atenção de visitantes, fazendo com que algumas famílias se despertassem para novas alternativas de renda.

O solo e o clima propícios para cultivo da fruticultura, o conhecimento em vinhedos, formados no Rio Grande do Sul, de onde são originadas a maioria das famílias, despertou o interesse pelo cultivo de uva e fabricação de vinho.

O incentivo das administrações públicas foi essencial para o aumento da plantação das parreiras. Dando continuidade ao processo produtivo houve a necessidade de implantação de agroindústrias de açúcar mascavo, de queijos, vinho, de embutidos de suínos, formadas por famílias de produtores rurais.

A fim de divulgação dos produtos, o município promove a Festa do Vinho e Feira do Queijo, realizada anualmente no terceiro final de semana do mês de julho onde são comercializados queijos, vinhos, açúcar mascavo, embutidos de suínos e demais produtos. Também são servidas comidas típicas e café colonial.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salgado Filho. Vanessa Fasollo.

Autor do Histórico: PAULO ROBERTO DE FREITAS

DDD de Salgado Filho, Paraná

46

Como fazer uma ligação para Salgado Filho:

0 + Operadora + 46 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 46 + telefone
  • Vivo: 015 + 46 + telefone
  • Aerotech: 017 + 46 + telefone
  • Claro: 021 + 46 + telefone
  • GVT: 025 + 46 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 46 + telefone
  • TIM: 041 + 46 + telefone
  • Sercontel: 043 + 46 + telefone

CEP de Salgado Filho

O Código Postal (CEP) geral de Salgado Filho, Paraná, é 85620000.

Prefeitura Municipal de Salgado Filho
Endereço: Rua Floriano Francisco Anater, 50, Centro, Salgado Filho - PR, CEP: 85620000
Telefone / Fax:(46) 3564-1202 (46) 3564-1202
Prefeito: VOLMAR DUARTE

Hospitais em Salgado Filho - PR

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde salgadense.

Cartórios na cidade de Salgado Filho

Acesse a lista de Cartórios em Salgado Filho. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Salgado Filho Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Salgado Filho - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.

Notícias sobre Salgado Filho

Confira as últimas notícias de hoje em Salgado Filho.

Previsão do tempo na região salgadense

Veja a previsão do tempo em Salgado Filho: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Salgado Filho

Confira as cidades vizinhas de Salgado Filho - PR em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Salgado Filho através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município salgadense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/03/2024 - Salgado Filho - Paraná.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diagramador

Dia do Diagramador

28 de março é o Dia do Diagramador. Praticamente todo material impresso tem um dedo desse profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Revisor

Dia do Revisor

28 de março é o Dia do Revisor. O dia 28 de março é dedicado ao Revisor, profissional que gara...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online

 

Estados