Início » Paraná » Maripá


Maripá - Paraná



Maripá faz parte do estado do Paraná, localizado na região oeste do estado. Em 2010 contava com uma população estimada em torno de 5.889 habitantes. A cidade também é conhecida regionalmente como a Cidade das Orquideas, pelo cultivo da mesmas nas arvores da cidade, e pelo arrancadão de tratores, evento tradicional da cidade realizado anualmente. Considerado o quinto município do paraná em qualidade de vida, e 49º no pais pelo Índice de Desenvolvimento Humano (2000).

Sua economia se baseia na produção agrícola onde se destacam a produção de soja, milho, mandioca, criação de bovinos na produção de leite, produção de frangos e suínos para abate.

A atual prefeita da cidade é Jacira Quirino Alves eleita em 2008 pelo PMDB.

História da cidade de Maripá

O começo do povoamento da região oeste do Paraná está intimamente ligado à colonização empreendida pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio - Paraná S/A, e não é à toa que a cidade tem o mesmo nome da companhia. Assim como acontecera com outros municípios da região, Maripá se encontrava dentro do plano de colonização da Madeireira.

Em relatórios desenvolvidos pela colonizadora, em 1955, é possível observar as metas que a empresa tinha para as terras. A Fazenda Britânia foi adquirida, primeiramente, pela sociedade inglesa Companhia de Maderas Del Alto Paraná e transferida para a Companhia Maripá em 1946.

Com a chegada dos colonizadores, os trabalhos de extração de madeira e erva-mate se intensificaram, ocasionando a necessidade de criar a Vila de Maripá. A fundação da Vila estava marcada para o dia 28 de maio de 1953. As chuvas vieram e impediram a realização do acontecimento para tal data. O dia foi trocado, e em 04 de junho de 1953 foi fundada a Vila Maripá.

Os primeiros colonizadores, de origem alemã, vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos eram intensos e a economia nos primórdios se baseava na extração e comércio de madeira. Com o desmatamento começaram a surgir outras alternativas, começou então o plantio de café, mas este cultivo não obteve muito sucesso.

A partir de 1955, a suinocultura e a cultura do milho, além da extração de madeira, eram as principais atividades econômicas. Com o passar dos anos foram se intensificando outras culturas, e 1960 foi o então conhecido ciclo da menta (hortelã) e da criação de gado de corte.

No ano de 1964, o plantio de soja foi intensificado, a moto mecanização fez com que essa atividade se tornasse a principal até os dias atuais.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 17 de abril de 1990, pela Lei nº 9.226/90, a Vila Maripá foi elevada à categoria de Município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maripá (PR)

Autor do Histórico: ZIDO RADDATZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Maripá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Maripá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: