Início » Paraná » Palotina

Município de Palotina

Tudo sobre Palotina - Estado do Parana


Palotina é um município que pertence ao Estado do Parana, o tamanho total de seu território é 651,238 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 31.564 habitantes, quem nasce em Palotina (gentilício) chama-se: palotinense.
As coordenadas geográficas de Palotina, Paraná são: latitude: -24.2868 e longitude: -53.8404, atualmente a cidade é administrada por JUCENIR LEANDRO STENTZLER do PSC.

Avaliação geral do município: 4.2 / 5 para Palotina por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Palotina faz parte do estado do Paraná. A população de acordo com o Censo 2010 é de 28.609 habitantes. Ocupa uma área de 651 km².

A economia é baseada na agricultura, agroindústria e prestação de serviços. A cidade conta com uma das maiores Agroindústrias do sul do país, a C-Vale Cooperativa Agroindustrial. Além disso também é cidade universitária, sendo a única no oeste do Paraná que possui um campus da Universidade Federal do Paraná, sendo que este possui os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Tecnologia em Aquicultura, Tecnologia em Biocombustíveis e Tecnologia em Biotecnologia, atendendo assim a demanda de mercado por novos profissionais. A cidade possui também o menor índice de desistência escolar do país. A cada cem alunos matriculados, apenas um não conclui o ensino fundamental.

Merecem destaque também o Lago Municipal e a Praça Amadeo Piovesan,a feira do produtor, além de tradicionais festas que ocorrem no município, como a Expo Palotina (festa organizada pelo município) e outras de menor destaque regional.

História da cidade de Palotina

Em 1940, através da Marcha para o Oeste, chegam os primeiros migrantes em Palotina, então Município de Guaíra, somando uma população de 10 habitantes.

A origem do nome Palotina é uma homenagem aos padres palotinos, que marcaram presença no município, desde a derrubada das primeiras árvores. Foram testemunhas do desbravamento, dos conflitos e do desenvolvimento do município e agentes vivos na implementação da religiosidade que caracteriza o seu povo. Por esse motivo, foi escolhido como padroeiro do município, São Vicente Pallotti.

Alguns dos primeiros habitantes de Palotina vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não foram fáceis os primeiros tempos, como relata o pioneiro Santo Galante e sua esposa égide Galante, que vieram de Concórdia, Santa Catarina, em 1955, ao padre Pedro Reginato, na coleta de dados para a elaboração do livro "História de Palotina", de 1979.

As dificuldades já começavam para chegar na região, uma viagem de três dias de caminhão da firma colonizadora. Chegando encontravam vários problemas, como a terra vermelha que entrava e sujava tudo, a falta de luz elétrica, os mosquitos, as doenças como a malária, e a falta de médicos, que os obrigava a buscar socorro em Guaíra, além do mato que cercava tudo, escondendo no seu interior ameaças de animais como onças, cobras, entre outros.

Mesmo assim, logo se adaptaram, e o pioneiro começa a desenvolver suas atividades na cidade, abrindo a primeira alfaiataria e cultivando seus dois lotes de terra, onde construiu sua casa e cultivava uma horta, que "produzia de tudo". Posteriormente plantou uma lavoura de trigo em terras cedidas por amigos e também ampliou seus negócios, passando a comercializar tecidos e tintas.

Nesses primeiros tempos, antes de cultivar as primeiras lavouras, a alimentação variava, sendo consumidos produtos trazidos com a mudança como arroz, feijão e farinha de trigo, complementados por carne de caça, como tucanos, inhambu, jacu, pacas e veados.

Logo, porém, a beleza do lugar superou essas dificuldades iniciais e a família se acostumou com o novo lar, permanecendo aqui até os dias atuais (2004).

Outro personagem importante da colonização de Palotina é Eugênio Leszcynski, que chegou na região em 1953, a serviço da colonizadora "Pinho e Terras", como agrimensor. Ele relata, principalmente, as dificuldades de locomoção, sendo obrigado a andar de bicicleta e a pé de Candeia (distrito do atual Município de Maripá) até a vila de Palotina.

Chegando no seu destino, ficou morando numa casa de tábua bem rústica e iniciou seu trabalho de medição das terras, a partir dos rios Pioneiro e Santa Fé. Esse trabalho não era fácil, por causa das picadas que tinham que ser abertas na mata e também pelos animais e insetos a serem enfrentados, como onças, catetos, mosquitos e mutucas.

A alimentação era restrita a feijão cozido com banha e farinha de mandioca, ou com uma massa de farinha de trigo cozida com banha, e às vezes complementada com carne de anta e queixada.

Muitas vezes esse trabalho de medição exigia a permanência no interior da mata por uma semana inteira, levando a montagem de acampamentos provisórios com taquaras e folhas de coqueiro.

Os equipamentos obrigatórios para esse serviço eram o machado, a foice, o facão, a trena, a baliza, o teodolito, marcos feitos de madeira de lei, como angico, cabriúva, canjerana, ipê, guajuvira, e armas de fogo, como revólveres e espingardas, que tanto serviam para a defesa quanto para a obtenção de comida.

Eugênio gostou tanto do lugar, que findo seu trabalho de agrimensor arrumou emprego numa casa comercial e permaneceu na cidade, onde se casou e permanece até hoje (2004).

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1950, acontecem novos deslocamentos da população do sul do país, resultando, desta forma, a criação do Distrito de Palotina em 24 de junho de 1957, com uma população de 100 habitantes (Censo 1950).

Em 1960, exatamente no dia 25 de julho, ocorreu a emancipação política administrativa de Palotina. Com a emancipação, criaram-se os Distritos Administrativos e Judiciários de Maripá, Pérola Independente, Alto Santa Fé e São Camilo.

Em 1970, o município perde a área de Alto Santa Fé para o município de Nova Santa Rosa e é criado o Distrito Administrativo da Vila Candeia.

Em 1980, ocorre a elevação da Vila Santo Antônio como Distrito Administrativo.

Na década de 1990, com a elevação do Distrito de Maripá a município, englobando os Distritos de Pérola Independente e Candeia, acarreta uma perda de 30% do território do município de Palotina.

Fonte: Prefeitura Municipal de Palotina (PR)

Autor do Histórico: ZIDO RADDATZ

DDD da Cidade Palotina,PR

44

Como fazer uma ligação para a cidade de Palotina:

0+Operadora+44+Telefone de destino

Como ligar para Palotina pela

CTBC Telecom:012 + 44 + telefone
Vivo:015 + 44 + telefone
Aerotech:017 + 44 + telefone
Claro:021 + 44 + telefone
GVT:025 + 44 + telefone
Oi Telemar:031 + 44 + telefone
TIM:041 + 44 + telefone
Sercontel:043 + 44 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Palotina-PR

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Palotina Paraná o CEP geral é 95950000.

Prefeitura Municipal de Palotina

Endereço: Rua Aldir Pedron, 898, Centro, Palotina - PR, CEP: 95950000
Telefone / Fax: (44) 3649-7800
Prefeito: JUCENIR LEANDRO STENTZLER do PSC

Médicos no município de Palotina - Paraná

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde palotinense.

Relação de Cartórios no município de Palotina PR

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Palotina com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Palotina Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Palotina-PR, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paranaense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Palotina

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Palotina, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Palotina

Auxiliar de seguros
Vaga cadastrada em 26/04/2019
Palotina - PR

Auxiliar de seguros Irá atuar com relacionamento interpessoal e vendas por telefone. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino superior completo ou cursando. Experiência: Experiência com vendas. Salário: A combinar Cargo: Ana...

Consultor(a) Técnico(a) Comercial - Palotina (PR)
Vaga cadastrada em 24/04/2019
Yara - Palotina - PR

Nós, da Yara, fazemos parte de uma rede global, colaborando para resolver de forma lucrativa e responsável alguns dos principais desafios do mundo - escassez de recursos, insegurança alimentar e mudanças ambientais. Apresentação da área ...

Emprego supervisor de produção avícola, Palotina – PR
Vaga cadastrada em 24/04/2019
Palotina - PR

Dados da Vaga de Emprego Supervisor de Produção Avícola Requisitos/Perfil Desejado Ensino Superior em Administração, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e áreas afins. Experiência na área será um dife...

Emprego consultor técnico comercial (nutrição de plantas), Palotina – PR
Vaga cadastrada em 19/04/2019
Palotina - PR

Dados da Vaga de Emprego Consultor Técnico Comercial – 1220695567 Requisitos/Perfil Desejado Ensino superior completo em Agronomia; Espírito de colaboração, protagonismo, curiosidade, senso de dono e respeito às diferenças; Conhecimen...

Supervisor de Produção Avícola
Vaga cadastrada em 19/04/2019
Palotina - PR

Salário: A combinar Local da vaga: Palotina - PR Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Supervisionar e coordenar o processo produtivo e o plano de produção do Abatedouro de Aves. Participar do planejamento de ...

ANALISTA/ RECUPERADOR DE CREDITO
Vaga cadastrada em 11/04/2019
Moderna Emprego - Palotina - PR

Para Região do ABCD e SP Superior completo Experiência em politica e risco de crédito, recuperação de crédito e processos, cobrança na carteira de crédito em atraso. Ter atuado no segmento bancário Salário á combinar Benefícios: P...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Palotina

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Palotina, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Palotina do Estado do Parana

Condições de Tempo Hoje (26/04/2019), Palotina - PR:

Parcialmente nublado (dia)

Temperatura: 26º C
Humidade do Ar: 73%
Velocidade do Vento: 11 km/h

Previsão para os próximos dias:

27/04/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 21
28/04/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 24 Min: 19
29/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 25 Min: 17
30/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 14
01/05/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 21 Min: 18

Municípios vizinhos de Palotina

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Palotina-PR em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Maripá - 14.8 km
Nova Santa Rosa - 23.3 km
Francisco Alves - 24.4 km
Terra Roxa - 29.8 km
Brasilândia do Sul - 33.2 km
Iporã - 33.8 km
Quatro Pontes - 34.8 km
Assis Chateaubriand - 35.4 km
Marechal Cândido Rondon - 37.2 km
Mercedes - 37.4 km
Altônia - 46.0 km
Tupãssi - 47.2 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Palotina: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Palotina através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Palotina Paraná n-1
imagem de Palotina Paraná n-2
imagem de Palotina Paraná n-3
imagem de Palotina Paraná n-4
imagem de Palotina Paraná n-5
imagem de Palotina Paraná n-6
imagem de Palotina Paraná n-7
imagem de Palotina Paraná n-8
imagem de Palotina Paraná n-9
imagem de Palotina Paraná n-10
imagem de Palotina Paraná n-11
imagem de Palotina Paraná n-12
imagem de Palotina Paraná n-13
imagem de Palotina Paraná n-14
imagem de Palotina Paraná n-15
imagem de Palotina Paraná n-16
imagem de Palotina Paraná n-17
imagem de Palotina Paraná n-18
imagem de Palotina Paraná n-19

Você conhece Palotina? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: