Início » Piauí » Isaías Coelho


Isaías Coelho - Piauí



Isaías Coelho faz parte do estado do Piauí.

A cidade recebeu esse nome em homenagem a um dos maiores médicos da região Isaías Rodrigues Coelho, conhecido por Dr. Isaías, que atuou no século passado e que possuía imensa habilidade para resolver problemas em circunstâncias nem sempre favoráveis. Também se destacou por sua imensa generosidade e seu gênio forte.

Encontra-se a uma latitude 07º44′16" sul e a uma longitude 41º40′34" oeste, estando a uma altitude de 260 metros. Sua população estimada segundo o IBGE em 2009 era de 8.043 habitantes.

História da cidade de Isaías Coelho Piauí - PI

Próximo das Fazendas Nacionais, propriedades que o Governo Federal manteve nesta região, teve início uma feira frequentada pelos moradores destas fazendas, que viviam isolados naquela área. A partir dessa feira nasceu o povoado. A história registrou o nome dos senhores João Antônio Pinheiro, Jacinto Ferreira Passos e Evêncio Pereira Rocha como os primeiros comerciantes da região . A igreja só veio em 1952 e junto com ela a luta para emancipar o povoado do município de Simplício Mendes. Mas, somente em 1964 ocorreu a emancipação, com o topônimo de Isaías Coelho

Gentílico: isaiense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Isaías Coelho, pela lei estadual nº 2549, de 09-12-1963, desmembrado de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Isaías Coelho ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-04-1964 .

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Isaías Coelho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Isaías Coelho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: