Início » Pernambuco » Chã de Alegria


Chã de Alegria - Pernambuco



Chã de Alegria faz parte do estado de Pernambuco.

As terras onde hoje encontra-se Chã de Alegria pertenciam a Olinda. Uma neta de Duarte Coelho Pereira doou ao preto David Pereira do Rosário na segunda metade do século XVIII. Naquela época era uma grande parte da mata virgem. David Pereira do Rosário fixou residência em Lagoa Grande.

Depois este patrimônio passou a pertencer aos pretos de Cocovardo. Os pretos Corcovado, iniciaram a exploração do território, construindo diversas casas de taipa, uma pequena casa de oração, iniciando assim o povoamento de uma "chã" com poucas casas, porém muito alegre, vindo aí o nome adotado até hoje: Chã de Alegria, cujo gentílico de quem nasce lá é alegriense. Ainda hoje existindo uma propriedade denominada com o título de Timbó dos Negros, depois sendo doada a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. As primeiras casas de Chã de Alegria tiveram sua formação inicial na atual rua do rosario lá pelo ano de 1842.

História da cidade de Chá de Alegria Pernambuco - PE

O território sede hoje se localiza o município de Chá de Alegria, fazia parte das terras, queforam doadas a DAVID PEREIRA DO ROSáRIO, por uma neta de Duarte Coelho Pereira, na segunda metade do século XVIII.

Os pretos CORCOVADO, iniciaram a exploração do território, construindo diversas casas de taipa, uma pequena casa de oração, iniciando assim o povoamento de uma "chá" de poucas casas,porém muito alegre, vindo aí o nome adotado até hoje: CHã DE ALEGRIA.

Gentílico: alegriense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Chá de Alegria, pela lei municipal de 08-01-1909, subordinado ao município de Glória de Goitá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito Chá de Alegria figura no município de Glória de Goitá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Chá de Alegria, pela lei estadual nº 4985, de 20-12-1963, desmembrado de Glória de Goitá. Sede no antigo distrito de Chá de Alegria. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1964.

Em divisão territorial datada 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Chã de Alegria: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Chã de Alegria? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: