Início » Pernambuco » Tracunhaém


Tracunhaém - Pernambuco



Tracunhaém faz parte do estado de Pernambuco. Encontra-se a uma latitude 07º48′17" sul e a uma longitude 35º14′24" oeste, estando a uma altitude de 120 metros. A população avaliada em 2004 era de 12.630 habitantes. Possui uma área de 141,67km². O município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Açudinho e Belo Oriente. Seu nome aparece na história como sendo a principal razão pela qual os ibéricos resolveram partir para a conquista do vasto litoral entre a PB e o AP na altura controlado por anglo-franceses e posteriormente neerlandeses, através do massacre de Tracunhaém (um dos maiores ataques a colonos feitos por nativos que ameaçavam o Sudeste da Capitania de Itamaracá da qual o município era parte na época e também o Nordeste da então capitania pernambucana e da própria vila de Olinda - a mais rica e próspera da América Portuguesa ou Império Ocidental Português na altura).

Segundo o Dr. Theodoro Sampaio, é vocábulo de origem indígena e significa: panela de formiga.

O povoamento da região iniciou-se na primeira metade do século XVIII a partir da exploração do pau-brasil e do gado. Diversos engenhos instalaram-se na região, mas não trouxeram prosperidade ao local. O artesanato em barro foi sendo desenvolvido graças à criatividade dos artesãos e ganhou destaque no município.

História da cidade de Tracunhaém Pernambuco - PE

O povoamento das terras onde se encontra localizado o município de Tracunhaém, teve ínício na primeira metade do século XVIII, por exploradores do pau-Brasil e criadores de gado.

Apesar de ser região beneficiada com a instalação de engenhos de açúcar, o desenvolvimento foi lento, por longo período. Em seguida, surgiu o artesanato de barro, despertando vocações artística e criando outra atividade econômica para o município. Graças à criatividade de novos artistas saídos da camada popular e ainda o gosto e carinho de artesãos anônimos, em pouco tempo a esquecida Tracunhaém da zona da cana, viu florescer um vantajoso negócio que trouxe algum benefício para o desenvolvimento do município. Com o estímulo ao turismo e a proteção ao artesanato popular, ampliou-se a produção e surgiram novos empregos.

O topônimo, segundo o Dr. Theodoro Sampaio, é vocábulo de origem indígena e significa: panela de formiga.

Gentílico: tracunhaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tracunhaem, pela lei municipal nº 5, de 30-11-1892, criado também pela lei municipal nº 145, de 09-12-1914, subordinado ao município de Nazaré. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Tracunhaém figura no município de Nazaré. Pela lei municipal nº 445, de 21-11-1929, o distrito de Tracunhaém foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Nazaré. Pelo decreto municipal nº 5, de 07-11-1930, é recriado o distrito de Tracunhaém. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tracunhaém figura no

município de Nazaré.

Assim permanecendo em divisões territoriais de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Nazaré passou a denominar-se Nazaré da Mata. Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Tracunhaém figura no município de Nazaré da Mata. Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tracunhaém, pela lei estadual nº 4950, de 20-12-1963, desmembrado de Nazaré da Mata. Sede no antigo distrito de Tracunhaém. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, transfere o distrito de Tracunhaém do município de Nazaré para o de Nazaré da Mata.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tracunhaém: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tracunhaém? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: