Início » Mato Grosso do Sul » Eldorado


Eldorado - Mato Grosso do Sul



Eldorado é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Desde que foi fundado, Eldorado vem se desenvolvendo graças à persistência e a determinação de todos que buscaram a conquista de suas aspirações.

Em 1950, Omar Nunes Cardoso e Paulo Buganissi, proprietários de grandes glebas de terras, resolveram criar um novo núcleo urbano, a 20km de Porto Morumbi. Com base em planta elaborada por Paulo Buganissi, iniciaram os trabalhos de implantação do povoado, a partir de 28 de julho de 1952, com seu primeiro morador Manoel Farias. Depois vieram, Pedro Pereira, Venceslau Honório da Silva, José Cícero da Silva, Quintino da Silva, Martinho Trabuco e José Caprioli, todos pioneiros.

Fundado em meados de 1954 pelo Astrólogo Osmar Nunes Cardoso, recebeu o nome Eldorado por ser uma terra de grandes riquezas exploráveis. (antes de receber esse nome, o pequeno povoado chamava-se Colônia Velha). Com o passar dos anos, pela Lei nº 1.117, de 17 de novembro de 1958 Eldorado passou a Distrito, pertencente ao município de Iguatemi. A madeira, palmito, café e o algodão produtos que deram grande impulso na nossa economia. As Serrarias empregavam muitas famílias para trabalhar no beneficiamento da madeira, com a derrubada das matas se extraia o palmito e logo plantava se o café onde nas lavouras trabalhavam muitas famílias que se formavam as colônias nas propriedades até a geada de 1976 que queimou todos os cafezais muitos teve que ser cortados para rebrotar e outros ser arrancados, já na lavoura de algodão havia na cidade e região grandes arrendatários de terras que arrendavam as fazendas para o cultivo de algodão.

Eldorado

Em 1950, Omar Nunes Cardoso e Paulo Buganissi, proprietários de grandes glebas de terras, resolveram criar um novo núcleo urbano, a 20 km de Porto Morumbi. Com base em planta elaborada por Paulo Buganissi, iniciaram os trabalhos de implantação do povoado, a partir de 28.07.1952, com seu primeiro morador Manoel Farias. Depois vieram, Pedro Pereira, Venceslau Honório da Silva, José Cícero da Silva, Quintino da Silva, Martinho Trabuco e José Caprioli, todos pioneiros.

Fundado em meados de 1954 pelo astrólogo Osmar Nunes Cardoso.

Recebeu o nome Eldorado por ser uma terra de grandes riquezas exploráveis (´antes de receber esse nome, o pequeno povoado chamava-se Colônia Velha´). Com o passar dos anos Eldorado passou a Distrito, pertencente ao município de Iguatemi

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Eldorado, pela Lei Estadual nº 1117, de 17.11.1958, subordinado ao município de Amamabaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Eldorado figura no município de Amamabaí.

Pela Lei Estadual nº 1951, de 11-11-1963, o distrito de Eldorado foi transferido do município de Amambaí para o de Iguatemi.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Eldorado figura no município de Iguatemi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Eldorado, pela Lei Estadual nº 3692, de 13-05-1976, desmembrado do município Iguatemi.

Sede no antigo distrito de Eldorado.

Consrituído de 2 distritos: Eldorado e Morumbi, ambos desmembrados do município de Iguatemi. Instalado em 11-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Eldorado e Morumbi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.eldorado.msgov.br/historia.htm

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Eldorado: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Eldorado? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Aldair Gomes da silva's avatarAldair Gomes da silva

    Nasci em eldorado em 1976 não conheço a cidade pessoaumente mais achei ela um encanto muito linda undia ainda quero conhecer pessoalmente

    #1 – 09/12/2015 - 00:20

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: