Itaquiraí - Estado de Mato Grosso do Sul
Município de Itaquiraí
Índice
Informações Gerais
Qual a localização da cidade?O município de Itaquiraí pertence ao estado Mato Grosso do Sul, ele fica localizado na latitude -23.4779 e longitude -54.187.
Qual é o tamanho do território de Itaquiraí?2064,042 km².
Qual a população?Aproximadamente 20.905 habitantes segundo dados do IBGE.
Como se chama quem nasce em Itaquiraí?itaquirense.
Quem é o prefeito da cidade?Atualmente o município é administrado por THALLES HENRIQUE TOMAZELLI.
Itaquiraí é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.
A ocupação da região se deu originariamente pela penetração de bandeirantes, sertanistas e monçoeiros que buscavam ouro, caçavam índios e se aventuravam na conquista de novas riquezas. Antes, era ocupada pelos Terenas e Kaiowás que habitavam, até o século XVIII, a área do território do atual Mato Grosso do Sul que se estendia desde os campos de Maracaju até a margem direita do Rio Paraná. Tal como as demais regiões do Estado, a ocupação também pode ser explicada a partir das transformações que ocorreram em seu território. O percurso dos conquistadores em suas arriscadas penetrações, durante o século XVIII, por um lado, passaram a exigir pontos de apoio nas viagens de ida e volta. Estes pontos se tornaram posteriormente locais de fixação do homem na Região. A exploração da erva-mate trouxe importantes mudanças na fisionomia social e econômica regional, produzida em escala comercial, e destinada à exportação, principalmente para os países da bacia da prata, deram impulso à economia estadual no início do século XX. As plantações da Companhia Mate Laranjeira ocupavam uma vasta extensão territorial que ia desde as margens do rio Brilhante e rio Ivinhema, ao norte; o Paraná, a leste; o Iguatemi, a sul e o rio Dourados e a serra do Amambai, a oeste. Desse modo, parte da Região em estudo integrava a área daquela empresa.
A origem da maioria dos municípios que compõem a Região é decorrente dos desmembramentos territoriais ocorridos em Ponta Porã e Amambai. Em 1955, o capitão João Paulo Cabreira e Geraldo Fernandes Fideles, proprietários de extensas glebas de terras, entendem-se com migrantes oriundos do Paraná e São Paulo e lhes cedem lotes de terra, para estabelecerem-se. Reservaram anteriormente uma área para a instalação de um novo povoado. Floriano Carminatti foi o primeiro morador, e em 1958, rezou-se a primeira missa por um padre da Congregação do Verbo Divino e por volta de 1959, Antonio de Melo Gonçalves instalou a primeira casa comercial. Por volta de 1960 chegam em Itaquiraí as primeiras famílias, para fazer a abertura de áreas da fazenda de propriedade da Companhia Mate Laranjeira, dando início ao Patrimônio de Itaquiraí, que foi elevada a Distrito de Ponta Porã pela Lei n. 2.111, de 26 de dezembro de 1963, passando posteriormente a ser Distrito de Amambai e Iguatemi.
Itaquiraí
A ocupação da região se deu originariamente pela penetração de bandeirantes, sertanistas e monçoeiros que buscavam ouro, caçavam índios e se aventuravam na conquista de novas riquezas. Antes, era ocupada pelos Terenas e Kaiowás que habitavam, até o século XVIII, a área do território do atual Mato Grosso do Sul que se estendia desde os campos de Maracaju até a margem direita do Rio Paraná.
Tal como as demais regiões do Estado, a ocupação também pode ser explicada a partir das transformações que ocorreram em seu território. O percurso dos conquistadores em suas arriscadas penetrações, durante o século XVIII, por um lado, passaram a exigir pontos de apoio nas viagens de ida e volta. Estes pontos se tornaram posteriormente locais de fixação do homem na Região.
A exploração da erva-mate trouxe importantes mudanças na fisionomia social e econômica regional, produzida em escala comercial, e destinada à exportação, principalmente para os países da bacia da prata, deram impulso à economia estadual no início do século XX. As plantações da Companhia Mate Laranjeira ocupavam uma vasta extensão territorial que ia desde as margens do rio Brilhante e rio Ivinhema, ao norte; o Paraná, a leste; o Iguatemi, a sul e o rio Dourados e a serra do Amambai, a oeste. Desse modo, parte da Região em estudo integrava a área daquela empresa.
A origem da maioria dos municípios que compõem a Região é decorrente dos desmembramentos territoriais ocorridos em Ponta Porã e Amambai.
Em 1955, o capitão João Paulo Cabreira e Geraldo Fernandes Fideles, proprietários de extensas glebas de terras, entendem-se com migrantes oriundos do Paraná e São Paulo e lhes cedem lotes de terra, para estabelecerem-se. Reservaram anteriormente uma área para a instalação de um novo povoado. Floriano Carminatti foi o primeiro morador, e em 1958, rezou-se a primeira missa por um padre da Congregação do Verbo Divino e por volta de 1959, Antonio de Melo Gonçalves instalou a primeira casa comercial.
Por volta de 1960 chegam em Itaquiraí as primeiras famílias, para fazer a abertura de áreas da fazenda de propriedade da Companhia Mate Laranjeira, dando início ao Patrimônio de Itaquiraí, recebendo este nome devido ao grande número de pedras redondas que aqui foram encontradas (Ita = pedra e quiraí = redonda). Itaquiraí foi elevada a Distrito de Ponta Porã pela Lei n. 2.111, de 26 de dezembro de 1963, passando posteriormente a ser Distrito de Amambai e Iguatemi.
Em 12 de maio de 1980, desmembrado do Município de Iguatemi pela Lei n. 75 e sua emancipação política-administrativa foi assinada em 13 de maio de 1980 pelo então governador Marcelo Miranda Soares.
Em 1989, Itaquiraí vive um momento histórico que muda totalmente o perfil sócio-econômico com o processo de Reforma Agrária a partir da luta dos trabalhadores rurais sem terra que são assentados
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Itaquiraí, pela Lei Estadual nº 2113, de 26-12-1963, subordinado ao município de Iguatemi.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Itaquiraí figura no município de Iguatemi.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itaquiraí, pela Lei Estadual nº 76, de 12-05-1980, desmembrado do município de Iguatemi.
Sede no antigo distrito de Itaquiraí.
Constituído do distrito sede. Instalado em 22-06-1981.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: www.itaquirai.ms.gov.br/historia.htm
Qual o DDD da Cidade Itaquiraí?
67
Veja como fazer uma ligação para a cidade de Itaquiraí:
0 + Operadora + 67 + Telefone de destino
Como ligar para Itaquiraí pela
Itaquiraí CEP Geral do município
O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Itaquiraí Mato Grosso do Sul o CEP geral é 79965000.
Prefeitura Municipal de Itaquiraí
Endereço: Rua Campo Grande, 1585, Centro, Itaquiraí - MS, CEP: 79965000Telefone / Fax:(67) 3476-1110 (67) 3476-1110
Prefeito: THALLES HENRIQUE TOMAZELLI
Hospitais no município de Itaquiraí - Mato Grosso do Sul
Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itaquirense.
Relação de Cartórios do município
Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Itaquiraí com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.
Mapa de Itaquiraí Online
Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Itaquiraí-MS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município sul-mato-grossense.
Hotéis e Pousadas na cidade
Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Itaquiraí, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.
Vagas de emprego em Itaquiraí
AGENTE ATENDIMENTO - MONIT I Quem Somos? Para o trabalho, para uma entrega, para as férias, para casa, mover-se é uma necessidade básica. Por isso, a CCR cuida de cada caminho . Você já se imaginou trabalhando aqui conosco? Somos uma das ma...
O Instituto João Bittar é uma entidade qualificadora de jovens aprendizes, que atua como parceira de empresas de todo o País no cumprimento da Lei da Aprendizagem, com o propósito de contribuir para o progresso pessoal, econômico, social e ...
O Instituto João Bittar é uma entidade qualificadora de jovens aprendizes, que atua como parceira de empresas de todo o País no cumprimento da Lei da Aprendizagem, com o propósito de contribuir para o progresso pessoal, econômico, social e ...
Mato Grosso do Sul Efetivo (CLT) Engenheiro de Alimentos Engenheiro de Produção Engenheiro Químico Químico Tecnólogo em Alimentos Zootecnista Atividades Desenvolver e implementar melhorias e inovações em produtos Atuar no desenv...
Biomédico Coleta e rotina laboratorial. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino médio completo. Experiência: Desejável experiência na função. Salário: 2500 Cargo: Biomédico Empresa: Laboratório São Francisco Laboratório de saúde....
Últimas Notícias da cidade de Itaquiraí Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Itaquiraí, além de vídeos e twitters sobre o município.
Previsão do tempo na região itaquirense
Clique aqui para ver a previsão do tempo em Itaquiraí, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.
Municípios vizinhos de Itaquiraí
Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Itaquiraí-MS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.
- Eldorado - 35.7 km
- Iguatemi - 44.1 km
- São Jorge do Patrocínio - 44.5 km
- Naviraí - 46.2 km
- Esperança Nova - 47.0 km
Imagens da cidade e Região
Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Itaquiraí através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Última Atualização: 01/07/2022