Início » Mato Grosso do Sul » Naviraí


Naviraí - Mato Grosso do Sul



Naviraí é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1963 e emancipada em 1965, Naviraí até os anos 50 era apenas um campo desabitado. A partir de 1952 começaram a chegar por avião e por barco os primeiros colonizadores e em 1955, com a construção da estrada que liga Naviraí a Dourados, começou a se desenvolver mais rápido. Conhecida como Capital do Cone-Sul, Naviraí possui traçado urbano plano com vias que se convertem do centro para a periferia, com um formato de teia de aranha.

Com PIB de cerca de 700 milhões de reais, é o BR: 515º município mais rico do Brasil e o 334º município mais rico do interior brasileiro. No estado, é o sétimo município mais rico. Também é o sexto mais populoso de MS, com cerca de 50 mil habitantes, sendo, portanto, uma cidade média-pequena. Naviraí é também um importante acesso ás principais regiões do Brasil. Há previsão de que Naviraí se torne o quinto município em importância política, populacional, econômica e estrutural de Mato Grosso do Sul.

Há duas versões sobre a origem do nome de Naviraí:

Naviraí

A cidade de Naviraí foi fundada em 1952, por Ariosto Riva e outros companheiros que fundaram a colonizadora Vera Cruz Mato Grosso Ltda.

Os primeiros colonos foram: Moryoshi Fukuda, Modesto Morel, Antônio Augusto dos Santos e Antônio Torres.

Denominou-se povoado Vera Cruz porque era alcançado apenas por via fluvial, através do rio Amambai.

Instaladas as primeiras serrarias, em 1953, pelos pioneiros José Maria, José Kohara, Pedro Lucio, Júlio Soares de Souza, Antônio Pacola, Irmãos Buss e T. Nakagawa e diversas indústrias de beneficiamento de madeira - matéria-prima abundante na região .

Somente em 1955, o povoado passou a ser atingido por uma precária estrada que o ligava a Dourados.

Foi elevada a distrito em 1958 e o município em 1963.

Em 1972, foi instalada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

O topônimo Naviraí, de origem castelhano (Navidad = natividade, Guarani; Virai = cor de matiz arroxeado), caracteriza a folhagem de arbustos locais, no período de renovação. Observando o fenômeno durante o ciclo da erva-mate, os pioneiros da região deram ao córrego existente no local, o nome de Naviraí, posteriormente Naviraí, denominação que passou a ser adotada para toda a gleba, na época das demarcações.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Naviraí, pela Lei Estadual nº 1195, de 22-12-1958, com terras desmembradas do distrito sede do município de Dourados, subordinado ao município de Caarapó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Naviraí figura no município de Dourados.

Elevado á categoria de município com a denominação de Naviraí, pela Lei Estadual nº 1944, de 11-11-1963, desmembrado do município de Caarapó.

Sede no atual distrito de Naviraí (ex-povoado).

Constituído do distrito sede. Instalado em 16-05-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Naviraí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Naviraí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: