Início » Minas Gerais » Tombos

Tombos - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Tombos e arredores.

Tombos faz parte do estado de Minas Gerais. Localizado na Zona da Mata Mineira, a 5km da divisa com o estado do Rio de Janeiro e a 28km do município de Carangola.

O município recebeu este nome em alusão às três quedas (tombos) d′água da cachoeira do rio Carangola que fica na cidade. Inicialmente conhecida como Tombos do Carangola, o nome foi encurtado com o tempo para Tombos.

O Coronel Maximiniano José Pereira de Souza, mais ou menos no início do século XIX, abastado proprietário, foi quem primeiro conheceu o local, nele se fixando definitivamente, com seus escravos, amigos e parentes. No início, a região passou a ser conhecida por Tombos, em alusão às três quedas dáguas nela existentes. Com o correr dos anos e o desenvolvimento natural das lavouras ali iniciadas formou-se pequeno núcleo populacional.

História da cidade de TOMBOS - Minas Gerais - MG

Gentílico: TOMBENSE

No texto da escritura de doação de terras destinadas à formação do Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, feita em 1849 e passada em 1855, os doadores Maximiano José Pereira de Souza e sua esposa Maria Cândida de Jesus, citam como confrontantes dessas: Domingos José de Barros, Joaquim Francisco Porto, Manuel Antônio Ferreira, Máximo Valadares e Manuel Pacheco. Estes podem ser apontados como os primitivos habitantes do lugar.

A agricultura foi o fator dominante de ocupação do território, ocorrida na década de 1840 e, em 1849, já existia o povoado. Em 02 de novembro de 1856 teve lugar na Matriz de Nossa Senhora a 1.ª Eleição para Eleitores Especiais da região. Em 1864 o Almanaque Administrativo Civil e Industrial da Província de Minas Gerais, se referia ao povoado como possuidor de 50 domicílios, duas ruas, duas praças e cerca de 3.000 habitantes entre pessoas livres e escravos. Outro fator significativo para o progresso local foi a chegda da ferrovia. Em 01 de janeiro de 1886 a Estrada de Ferro Alto Muriahé alí inaugurou sua estação, permitindo ligação direta com o Rio de Janeiro.

O primitivo nome do povoado foi Arraial Novo. A partir de 1852 passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição dos Tombos do Carangola, sendo este topônimo alusivo à padroeira local e à cachoeira formada pelo rio Carangola, composta de três quedas consecutivas ou três tombos, conforme linguagem popular. Documentos datados de 1864 citam o povoado com a denominação reduzida para Tombos do Carangola. Na Divisão Administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, permanece esta última denominação. O texto da Lei que elevou o Distrito a Município reduz o topônimo à denominação atual.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Tombos pertenceu primitivamente à Paróquia de Nossa Senhora da Glória, do Município de Presídio (atual Visconde de Rio Branco), conforme o disposto na Lei 471 de 01/06/1850. Pela Lei n.º 605 de 21/05/1852, foi elevada a Paróquia, do Município citado. A Lei n.º 731 de 16/05/1855 dispôs essa Paróquia à Freguesia de São Paulo do Muriaé, mantendo a denominação de Nossa Senhora da Conceição dos Tombos do Carangola. A Lei n.º 1.273 de 02/01/1866 criou o Distrito de Tombos do Carangola, subordinado ao Município de São Paulo do Muriaé. Pela Lei n.º 2.500 de 12/11/1878, o Distrito de Tombos foi incorporado ao recém-criado Município de Carangola e mantido pela Lei Estadual n.º 02 de 14/12/1891. Finalmente foi elevado à condição de Município pela Lei n.º 843 de 07/09/1923.

Seu território é composto pelos Distritos Sede, água Santa de Minas e Catuné.

FORMAçãO JUDICIáRIA:

Pelo disposto no Decreto-Lei n.º 879 de 26/01/1925 o Município de Tombos passou a ser subordinado à Comarca de Carangola. O Termo de Tombos foi criado pelo Decreto n.º 155 de 29/06/1935 e instalado em 17/05/1936. Em 15/11/1948 foi o Termo de Tombos elevado à categoria de Comarca.

Fonte: Rogério Carelli - Prof. História Contemporânea - Fundação FAFILE/UEMG de Carangola. Sócio-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Autor do Histórico: OSCAR TONA JúNIOR

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Tombos: Imagens da cidade e Região

imagem de Tombos+Minas+Gerais n-1
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-2
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-3
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-4
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-5
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-6
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-7
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-8
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-9
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-10
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-11
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-12
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-13
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-14
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-15
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-16
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-17
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-18
imagem de Tombos+Minas+Gerais n-19

Você conhece Tombos? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: