Início » Minas Gerais » Belo Vale


Belo Vale - Minas Gerais



Belo Vale faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 7.536 habitantes.

Por estar localizada no quadrilátero ferrífero, é uma cidade onde se notifica intensa atividade de extração de minério de ferro. A economia da cidade se vê voltada para a agricultura, evidenciada pela produção de Tangerina Pocan.

Belo Vale possui um setor turístico relativamente atrativo, onde encontra-se cachoeiras belíssimas, a famosa Fazenda Boa Esperança e o Museu do Escravo,com peças e utensílios usados pelos Senhores de Escravos, é o único museu no Brasil exclusivo da época da escravidão.

História da cidade de Belo Vale

Segundo a tradição, foram os bandeirantes paulistas, Paiva Lopes e Gonçalo álvares, ambos participantes da expedição de Fernão Dias Paes, os desbravadores da região onde se acha o atual município. Entrando na região, avançaram alguns quilômetros e às margens do rio São Gonçalo, fundaram o povoado de São Gonçalo da Ponte, núcleo do atual Município de Belo Vale.

Posteriormente, outras famílias foram-se fixando no local, construíram duas igrejas (São Gonçalo do Paraopeba e São Gonçalo da Ponte) e uma estrada, ligando o território à Barbacena.

Pouso de Bandeiras inicialmente, passou a comunidade à exploração de Catas minerais. A agricultura substituiu posteriormente a mineração como atividade econômica. O comércio se fez por tropas de burros até 1916, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Central do Brasil.

Não se sabe ao certo a origem do topônimo, supondo-se ter sido adotado em razão da situação topográfica do lugar.

gentílico: belovalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gonçalo da Ponte, pela lei provincial nº 816, de 04-07-1857 e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Bonfim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Gonçalo da Ponte, figura no município de Bonfim.

Pela lei estadual nº 622, de 18-09-1914, o distrito de São Gonçalo da Ponte passou a chamar-se Belo Vale.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Belo Vale, figura no município de Belo Vale (ex-São Gonçalo da Ponte), figura no município de Bonfim.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Belo Vale, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Bonfim. Sede no antigo distrito de Belo Vale. Constituído de 3 distritos: Belo Vale, Moeda e Santana de Paraopeba, desmembrados de Bonfim e Côco desmembrado do município Itabirito. Não temos a data de instalação.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Constituído de 4 distritos: Belo Vale,Côco, Moeda e Santana de Paraopeba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembra do município de Belo Vale os distritos de Moeda e Côco, para formar o novo município de Moeda.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Belo Vale e Santana do Paraopeba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Gonçalo da Ponte para Belo Vale alterado, pela lei estadual nº 622, de 18-09-1914.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Belo Vale: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Belo Vale? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Ricardo Soares's avatarRicardo Soares

    Fui registrado mesta cidade há +- 60 anos, Morei em /arrojado Lisboa e meu avo, Abilho Cerqueira Pereira foi um dos vereadores nesta cidade. Já faz 38 anos que não vou para estes lados.

    Um abraço aos conterrâneos .

    #1 – 23/04/2016 - 16:29

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: