Início » Goiás » Caldazinha


Caldazinha - Goiás



Caldazinha faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 3.331 habitantes.

Cidade situada a aproximadamente 30Km de Goiânia tem como base sustentavel a agricultura, tem hoje um enorme deficit de empregos diretos e indiretos, obrigando sua população a trabalhar em Goiânia ou em cidades da região.

História da cidade de Caldazinha

A origem de Caldazinha teve início em meados de 1937, época em que sua região era conhecida como Milho-Inteiro. O município surgiu em terras doadas por Antônio Gouveia, Saturnino Rodrigues Siqueira, Macário Marques de Araújo e outros doadores. Conforme escrituras passadas no dia 16 de outubro de 1947, pela cúria de Goiás, as terras foram doadas à igreja em favor de Santa Nossa Senhora D′Abadia, padroeira de Caldazinha.

A principal versão da criação do município, segundo moradores locais, foi idealizada por João Salviano do Nascimento, em decurso do sofrimento das famílias daquela região que não dispunham de um cemitério para enterrar seus mortos. Para isso, tinham que viajar rumo às cidades vizinhas, utilizando como meio de transporte o cavalo, carro de bois ou pau-banguê, chegando a gastar até um dia de viagem. Pela lei ou resolução municipal nº 16, no dia 4 de outubro de 1957, de autoria do vereador Sebastião Lobo, foi criado o distrito de Caldazinha, nome este devido à sua localização entre o Rio Caldas e o Ribeirão Sozinha.

No final de 1989, Alvito José Jorge inicia e lidera o trabalho para a emancipação do distrito, que pertencia ao município de Bela Vista de Goiás. O trabalho contou com o apoio do deputado federal Naphtali Alves de Souza, que o acompanhou em toda a sua trajetória. O autor do projeto de emancipação foi o deputado Warner Carlos Prestes.

Gentílico: caldazinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caldazinha, pela lei municipal nº 175, de 1011-1957, subordinado ao município de Bela Vista de Goiás.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Caldazinha figura no município de Bela Vista de Goiás.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caldazinha, pela lei estadual nº 11699, de 29-04-1992, desmembrado de Bela Vista de Goiás. Sede no antigo distrito de Caldazinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Caldazinha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Caldazinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: