Tudo sobre Bela Vista de Goiás Estado de Goiás

Informações Gerais sobre a cidade de Bela Vista de Goiás

Coordenadas geográficas

O município de Bela Vista de Goiás fica localizado na latitude -16.9693 e longitude -48.9513 e faz parte do estado de Goiás.

Tamanho do Território de Bela Vista de Goiás

Com um total de 1275,849 km², Bela Vista de Goiás de extensão territorial.

População de Bela Vista de Goiás

De acordo com dados do IBGE, Bela Vista de Goiás possui aproximadamente 29.448 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Bela Vista de Goiás são chamados de bela-vistense.

Administração municipal

Prefeito atual:NÁRCIA KELLY ALVES DA SILVA.

História de Bela Vista de Goiás, Goiás

Ouvir com robot

Bela Vista de Goiás faz parte do estado de Goiás.

O município de Bela Vista de Goiás surgiu com a doação de terras de José Bernardo Pereira e sua mulher, Inocência Maria de Jesus. Essas terras foram doadas em função da formação do patrimônio da Igreja Católica. Com isso, muitas pessoas passaram a fixar residência na redondeza, o que levou a formar o Arraial Sussuapara no século XIX. O arraial foi crescendo e desenvolvendo gradativamente, e foi elevado à categoria de freguesia pela Resolução da Assembleia Provincial, sob nº 612, de 30 de março de 1880. Luiz José de Siqueira, natural de São João Del Rei, Minas Gerais, foi quem começou a dar os primeiros passos pelo desenvolvimento da povoação, tendo mandado construir por conta própria um chafariz na praça Senador Silva Canedo, ao lado direito da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Freguesia. Pela Lei nº 100, de cinco de junho de 1896, o Distrito de Bela Vista, pertencente ao município de Bonfim – atual Silvânia –, foi elevado à categoria de município, com a denominação de Bela Vista de Goiás. Houve um período em que a cidade produzia fumo de boa qualidade, e exportava para outros estados brasileiros.

Está a 45 quilômetros da capital do estado, Goiânia.

História da cidade de Bela Vista de Goiás

Situada num altiplano de 700 metros de altitude, pertencia ao Município de Bonfim (hoje Silvânia), tendo sido fundada em terras doadas por José Bernardo Pereira e sua esposa, Inocência Maria de Jesus, e por José Inocêncio Teles, conforme escrituras particulares passadas nos dias 9 e 25 de junho de 1852.

D. Josefa Teles, irmã de José Teles, um dos doadores das terras, aos domingos e dias santos saía de sua fazenda denominada São Bento, distante 12 km do pequenino povoado de Suçuapara, a fim de fazer suas orações em companhia dos habitantes do lugar, para o que edificou, às suas expensas, uma capelinha. D. Josefa Teles faleceu repentinamente, no dia em que o segundo vigário da paróquia, Pe. Braz Costa Oliveira, tomou posse da Freguesia.

Pela lei ou Resolução Provincial nº 612, de 30 de março de 1880, foi criado o Distrito de Bela Vista. Em 27 de julho de 1876 foi criado o curato, e por força da Lei Estadual nº 100, de 5 de junho de 1896, criou-se o Município de Bela Vista, com o território desmembrado do de Bonfim. Em 11 de julho de 1898, pela Lei Estadual nº 164, da mesma data, foi criada a Comarca de bela Vista.

Luiz José de Siqueira, natural de São João del Rei - MG, foi quem deu os primeiros passos pelo desenvolvimento da povoação, tendo mandado construir, por sua própria conta, em 1875, um chafariz na praça Senador Silva Canedo, hoje Praça da bandeira.

Criado o município, por unanimidade de votos foi eleito intendente o Dr. João de Araújo Leite, farmacêutico, que, tendo falecido na Capital Federal em 1897, não chegou a assumir o cargo, exercendo-o o primeiro vice-intendente, Bonifácio da Silva Rocha.

Gentílico: bela-vistense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bela Vista, pela lei ou Resolução nº 612, de 30-03-1880, subordinado ao município de Bonfim.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bela Vista, pela lei estadual nº 100, de 05-06-1896, desmembrado de Bonfim. Sede na antiga vila de Bela Vista de Goiás.

Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o município de Bela Vista passou a denominar-se Sussuapara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município de Sussuapara ex-Bela Vista é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 755, de 22-07-1953, o município de Sussuapara voltou a denominar-se Bela Vista de Goiás.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município já denominado Bela Vista de Goiás é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 175, de 10-11-1957, é criado o distrito de Caldazinha expovoado e anexado ao município de Bela Vista de Goiás.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Bela Vista de Goiás e Caldazinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela lei estadual nº 11669, de 29-04-1992, desmembra do município de Bela Vista de Goiás o distrito de Caldazinha. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Bela Vista para Sussuapara alterado, pelo decreto-lei estadual nº 8.305, de 31-12-1943. Sussuapara para Bela Vista de Goiás alterado, pela lei estadual nº 755, de 22-07-1953.

Fonte: IBGE

DDD de Bela Vista de Goiás, Goiás

62

Como fazer uma ligação para Bela Vista de Goiás:

0 + Operadora + 62 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 62 + telefone
  • Vivo: 015 + 62 + telefone
  • Aerotech: 017 + 62 + telefone
  • Claro: 021 + 62 + telefone
  • GVT: 025 + 62 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 62 + telefone
  • TIM: 041 + 62 + telefone
  • Sercontel: 043 + 62 + telefone

CEP de Bela Vista de Goiás

O Código Postal (CEP) geral de Bela Vista de Goiás, Goiás, é 75240000.

Prefeitura Municipal de Bela Vista de Goiás
Endereço: Rua Coronel João Camilo, 338, Centro, Bela Vista de Goiás - GO, CEP: 75240000
Telefone / Fax:(62) 3551-7012 (62) 3551-7050
Prefeito: NÁRCIA KELLY ALVES DA SILVA

Hospitais em Bela Vista de Goiás - GO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde bela-vistense.

Cartórios na cidade de Bela Vista de Goiás

Acesse a lista de Cartórios em Bela Vista de Goiás. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Bela Vista de Goiás Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Bela Vista de Goiás - GO e localizar ruas e endereços do município goiano.

Notícias sobre Bela Vista de Goiás

Confira as últimas notícias de hoje em Bela Vista de Goiás.

Previsão do tempo na região bela-vistense

Veja a previsão do tempo em Bela Vista de Goiás: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Bela Vista de Goiás

Confira as cidades vizinhas de Bela Vista de Goiás - GO em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Bela Vista de Goiás através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.9 de 5 estrelas para o Município bela-vistense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 03/03/2024 - Bela Vista de Goiás - Goiás.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Meteorologista

Dia do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças e sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados