Início » Bahia » Lençóis


Lençóis - Bahia



Lençóis faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2010 era de 10368.

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê.

A tradição oral, levantada não se sabe por quem, dá conta de que, por volta de 1844 um personagem, de existência não confirmada, chamado Casusa Prado e o seu escravo teriam vindo do Mucugê para descobrirem diamantes. Segundo o relato, o escravo extraiu muitas gemas e seu senhor o mandou o pagem vendê-las em Chapada Velha. Ali, o homem foi preso sob a alegação de ser um ladrão de estrada (é razoável supor que foi torturado para revelar a origem das lavras).

História da cidade de Lençóis

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. Em pouco tempo as terras foram ocupadas por exploradores e comerciantes de diversos lugares do país, que em comum tinham a ambição do rápido enriquecimento.

Até cerca de 1871 a exploração das lavras diamantinas contribuiu para a construção de Lençóis. São desta fase as construções mais elaboradas da cidade, como a Capela de Nosso Senhor dos Passos, e nos saraus era comum usar diamantes para enfeitar as roupas dos participantes. Um consulado francês chegou a funcionar ali com a intenção de estreitar os laços comerciais entre a França e a região.

O esgotamento parcial dos solos da região e a concorrência de pedras encontradas no sul da áfrica levou Lençóis a uma era de extrema pobreza e escassez de recursos. O comércio e o garimpo foram abandonados por seus exploradores.

A plantação de café, e mais tarde, a extração do carbonato (de mesma composição do diamante, porém menos concentrado) ajudam a retomar em parte a economia da cidade.

A decadência da região evidenciou ainda mais os conflitos políticos encabeçados por coronéis e levados ao extremo pelos jagunços. Mais uma vez a lei do mais forte ditava os limites em toda a região, em conflitos que durante decadas resultaram em assassinatos, sequestros e até uma cinematográfica luta contra os membros da Coluna Prestes, em 1926.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei provincial de 18 de dezembro de 1856, o distrito de Lençóis é desmembrado do Município de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê).

A aglomeração, elevada então à categoria de vila, ganha o nome de Comercial Vila de Lençóis, em referência aos grandes comerciantes de pedras e mercadores, inclusive estrangeiros, que proliferavam na região.

Comercial Vila de Lençóis, é elevada à categoria de cidade pela Lei provincial nº 946, de 20 de maio de 1864.

Fonte: SEI (BA); DERBA (BA); http://www.ibge.gov.br/home/; http://www.cidadeshistoricas.art.br/lencois/len_his_p.php; http://pt.wikipedia.org

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lençóis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lençóis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: