Início » Bahia » Mucugê

Mucugê - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Mucugê e arredores.

Mucugê faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 13º00′19" sul e a uma longitude 41º22′15" oeste, estando a uma altitude de 983 metros. A população avaliada em 2004 era de 15 400 habitantes. Possui uma área de 2491,82km².

A cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina(Bahia), fundada no fim do século XVIII o local tem como característica marcante os antigos casarões coloniais de estilo português. O lugar foi um importantíssimo centro comercial no século XIX, a economia da época girava em torno da mineração de ouro e, sobretudo, diamantes. Diz-se que, devido à importância da cidade naquela época, Mucugê dispunha até de uma embaixada da França. Relatos dos mais velhos anciãos da região alegam que a Mucugê do século XIX, em seu ápice econômico, chegou a abrigar um número próximo a 30 mil pessoas e que, após a decadência da atividade mineradora, a população despencou drasticamente até chegar bem perto do que é atualmente, sendo o período de maior decréscimo populacional os anos da década de 1980. Já nos anos ′90 a população volta a crescer devido ao impulso do turismo e da agricultura empresarial altamente mecanizada trazida por grandes grupos de empresários oriundos do sul do país, do interior do estado de São Paulo e alguns grupos estrangeiros, como os japoneses.

Atualmente Mucugê vive de duas atividades econômicas: do turismo, graças às suas montanhas, cânions e belíssimas cachoeiras, e do agronegócio, devido às modernas empresas que se instalaram em Cascavel (Bahia) hoje distrito de Ibicoara e que atualmente possuem fazendas altamente mecanizadas nas terras planas do município, terras essas muito semelhantes às do cerrado goiano.

História da cidade de Mucugê

A cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina. A cidade era um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes, assim como a famosa cidade de Lençóis, apresentando até hoje os casarões coloniais de estilo português.

Nas primeiras décadas do século XIX, quando um antigo garimpeiro de nome José Pereira do Prado, conhecido como Cazuza do Prado, que passando por essas terras em 25 de junho de 1844, suspeitou no cascalho do Rio Mucugê, próximo ao Rio Cumbucas, possuir características de um cascalho diamantífero, naquele dia de São João, as terras altas da Serra do Sincorá começaram a justificar o nome pelo qual, se tornaram conhecidas como Lavras Diamantinas.

Após a revelação, houve uma corrida desenfreada em busca do sonho da riqueza rápida, atraindo para Mucugê, uma população de mais 30.000 habitantes.

Nasceu assim a povoação de Mucugê do Parguaçu.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei provincial 271, de 17 de maio de 1847, foi criada a Vila Santa Isabel do Paraguaçu, desmembrada de Rio de Contas. A cidade ganharia o nome de Mucugê, mais tarde, pela Lei estadual nº 1.556, de 23 de agosto de 1917.

Fonte: SEI (BA); DERBA (BA); IBGE; http://www.cidadeshistoricas.art.br/mucuge/muc_his_p.php

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Mucugê: Imagens da cidade e Região

imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-1
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-2
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-3
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-4
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-5
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-6
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-7
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-8
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-9
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-10
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-11
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-12
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-13
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-14
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-15
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-16
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-17
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-18
imagem de Mucug%C3%AA+Bahia n-19

Você conhece Mucugê? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: