Início » Bahia » Boninal

Boninal - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Boninal e arredores.

Boninal faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2010 é de 13.695 habitantes,com uma quantidade significante rural.

Localizada na Chapada Diamantina, tem seu nome estabelecido em função do quiabento, uma planta que produz uma flor semelhante à bonina. Boninal também já se chamou Freve, Sumidouro e Guarany.

A cidade é conhecida na região pelo seu São João,que atrai muitas pessoas de fora. É uma grande festa,com bandas de fora,quadrilhas e muita alegria. Este ano (2009) a cidade entrou para o caléndario de festas juninas da Bahiatursa, órgão oficial de turismo da Bahia, responsável pela coordenação e execução de políticas de promoção, fomento e desenvolvimento do turismo no estado. Quem visitar Boninal nessa época, poderá também assistir a "Corrida de Jegue", promovida por uma família local.

História da cidade de Boninal

Em meados do século XIX, chegava por estas redondezas o ainda jovem José de Souza Guedes, vindo da cidade de Barra, na Bahia, para comerciar nas regiões das Lavras Diamantinas. Mas o lugar que ele mais gostou foi este, que naquele tempo tinha o nome de Freve, em consequência de um povo que aqui morava e que provocava muitas brigas e bagunças, daí o nome Freveque certamente devia ser proveniente de fervor.

Aqui chegando, o Sr. José de Souza Guedes, mudou o nome do lugar para Sumidouro, em virtude do rio existente que era muito bonito e quando chegava em um determinado local chamado Travessão, espécie de pântano, desaparecia de vista.

O Sr. Guedes era um homem de negócios, dono de tropas, pois tinha naquela época uma quantidade muito grande de cavalos e burros que serviam como meio de transporte.

Após alguns anos de residência neste local, foi agraciado com a designação de intendente nesta localidade, para dirigir e administrar como se fosse um prefeito, recebendo também a patente de Coronel. A partir daí o lugar passou a se chamar Vila Guarany.

Um dia quando o Coronel Guedes retornava de uma de suas propriedades, por nome Tiririca, foi surpreendido ao encontrar sua casa invadida por jagunços do Coronel Horácio de Matos, sob a denúncia de que o Sr. Guedes tinha porte de arma em casa. Os jagunços retiraram todo o assoalho de um dos quartos da casa, sem que nada fosse encontrado.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual nº 1.078, de 05 de julho de 1915, o Arraial de Sumidouro foi elevado à categoria de vila com o nome de Guarany, e pela mesma Lei foi criado o município de Guarany, formado pelos distritos de Sumidouro e Carrapato, tendo este último mudado o nome para Palmares pela Lei Estadual nº 1623, de 25 de julho de 1923.

Na década de 1940, o município, que até então era denominado de Vila Guarany, teve o seu nome mudado para Boninal.

Fonte: SEI (BA);IBGE

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Boninal: Imagens da cidade e Região

imagem de Boninal+Bahia n-1
imagem de Boninal+Bahia n-2
imagem de Boninal+Bahia n-3
imagem de Boninal+Bahia n-4
imagem de Boninal+Bahia n-5
imagem de Boninal+Bahia n-6
imagem de Boninal+Bahia n-7
imagem de Boninal+Bahia n-8
imagem de Boninal+Bahia n-9
imagem de Boninal+Bahia n-10
imagem de Boninal+Bahia n-11
imagem de Boninal+Bahia n-12
imagem de Boninal+Bahia n-13
imagem de Boninal+Bahia n-14
imagem de Boninal+Bahia n-15
imagem de Boninal+Bahia n-16
imagem de Boninal+Bahia n-17
imagem de Boninal+Bahia n-18
imagem de Boninal+Bahia n-19

Você conhece Boninal? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: