Início » Alagoas » Traipu


Traipu - Alagoas



Traipu é uma cidade do Estado de Alagoas.

Região de concentração indígena. A palavra de origem tupi, como mostra o especialista Teodoro Sampaio em seu abalizado dicionário. É uma corruptela de “ytira ypu”, que quer dizer “fonte de morro” ou “olho d′água do monte”. Em seus primórdios, durante o século XVII, era um morgado estabelecido na região pelo mestre de campo e grande proprietário de terras Pedro Gomes. Este deixou para seus descendentes seus bens vinculados, inclusive o nascente povoado que recebera o nome de Porto da Folha. Em 1870, mudou a denominação para Traipu, empregada pelos índios da região.

Está assentada sobre uma pequena colina às margens do São Francisco, distante 14 léguas de cidade de Penedo, centro dinâmico de toda a região. Tomás Espíndola registra em 1871, em sua obra Geografia Alagoana, que a localidade se situava entre a Lagoa do Carlo e a Lagoa da Igreja, defronte à grande Serra da Tabanga, que é lavada em sua base pelo rio e que, para os nativos, marca o início do sertão. Foi elevada à categoria de vila com o nome de Porto da Folha por intermédio da Lei n°19 de abril de 1835, recebendo o nome atual, tanto a freguesia quanto o município, em 30 de abril de 1870.

Traipu Alagoas - AL

O significado do nome Traipu tem dus versões: segundo uns, quer dizer "muito Peixe", segundo outros, "olho d′água do monte". Conta-se que Pedro Gomes, mestre de campo, instituiu um morgado para seus descendentes nos fins do século XVII, dando-lhe o nome de Porto da Folha. O local começou a ter desenvolvimento e constituiu-se em um povoado com o mesmo nome. Posteriormente passou a chamar-se Traipu, em razão de se achar o povoado muito perto da barra do rio do mesmo nome.

Em 1835, foi criada a Vila com o nome de Porto da Folha e, em 1870, recebeu oficialmente, a denominação de traipu. Por ocasião da emancipação, Traipu desvinculou-se dos Distritos de Mata Grande, Santana do Ipanema, Batalha, São Brás e Girau do Ponciano.

Gentílico: traipusense ou traipuense

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação de Porto da Folha, pela lei provincial nº 960, de 18-071885. Elevado à categoria de vila com a denominação de Porto da Folha, pela Resolução Provincial nº 19, de 29-04-1835, desmembrado de Penedo. Instalado em 02-08-1838.Pela lei provincial nº 516, de 30-04-1870, a vila de Porto da Folia passou a denominar-se Traipú. Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Traipu, pela lei estadual nº 14, de 16-05-1892.Pela lei estadual nº 34, de 30-05-1893, o município de Traipu adquiriu a extinta vila de Belo Monte como simples distrito.Pela lei nº 82, de 20-07-1895, desmembra do município de Traipu o distrito de Belo Monte. Elevado à categoria de município.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Traipu, Belo Horizonte e Lagoa da Canoa.

Pelo decreto-lei estadual nº 2435, de 30-11-1938, é criado o distrito de Mucambo e anexado ao município de Traipu. Sob o mesmo decreto o município adquiriu o distrito de São Brás, do município de Arapiraca e perdeu o distrito de Lagoa da Canoa para o município de Arapiraca.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Belo Horizonte passou a denomina-se Ponciano e o distrito de Mucambo a denominar-se Feira Grande.No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Traipu, Belo Horizonte, Belo Monte, Feira Grande ex-Mucambo e São Brás.

Por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias de 09-07-1947, desmembra do município de Traipu o distrito de Belo Monte. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei desmembra do município de Traipu os distritos de São Brás e Feira Grande, para formar o novo município de São Brás.

Pela lei estadual nº 2101, de 15-07-1958, desmembra do município de Traipu o distrito de

Ponciano. Elevado à categoria de município com a denominação de Girau do Ponciano.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Porto da Folha para Traipu alterado, pela lei provincial nº 516, de 30-04-1870.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Traipu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Traipu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: