Início » Alagoas » Campo Grande


Campo Grande - Alagoas



Campo Grande é um município que fica localizado no sudoeste de Alagoas. Sua população é de 8.855 habitantes e sua área é de 166km² (53,34 h/km²).

Limita ao norte com o município de Lagoa da Canoa, ao sul com o município de Olho d′Água Grande, a leste com os municípios de Feira Grande e Porto Real do Colégio e a oeste com os municípios de Girau do Ponciano e Traipu.

Campo Grande, remonta na história desde os anos de 1800, sua emancipação política ocorreu em 31 de maio de 1960, desmembrando-se do município de São Braz, tendo importância fundamental seus principais líderes entre eles destacam-se José Paulo Moura e José Raimundo dos Santos, a cidade realiza aos sábados a maior feira de gado do estado de Alagoas.

História da cidade de Campo Grande Alagoas - AL

As origens do atual município de Campo Grande remontam de 1800, com a chegada dos primeiros colonizadores. Pequenos sítios e casas foram se aglomerando na região. As planícies garantiam boas pastagens, ideais para a criação de gado e ovelhas. Os campos tinham grandes proporções e, daí, o lugar ficou conhecido como Campo Grande.

O desenvolvimento do núcleo só recebeu impulso quando passou pelo local a estrada de ferro. Com a chegada dos trabalhadores e a implantação do acampamento, em 1939, cresceu o movimento. As famílias Leandro, Mandus e Pinheiro lideraram o comércio, como pioneiros.

Comércio se fortaleceu com a venda das reses abatidas aos sábados. Essa pequena feira atraiu comerciantes de várias localidades e foi um grande progresso. Quando a estação foi concluída, recebeu o nome de Gordilho de Castro, engenheiro responsável pelas obras. Em 1944, a primeira igreja edificada foi destruída pela explosão no depósito de dinamites usadas pelos operários na construção da ferrovia. A própria comunidade construiu a nova igreja.

Para a emancipação política, destacaram-se João Paulo Moura, Enoque Barbosa Ramos, José Raimundo dos Santos, Leocádio Soares da Silva, José Bráulio dos Santos, Manoel Egídio de Lima e João Ferreira Cavalcante. Em maio de 1960, houve a autonomia administrativa, com o desmembramento do município de São Braz.

Campo Grande atrai centenas de visitantes com sua tradicional Feira de Gado, a segunda maior de Alagoas. Duas festas também animam a cidade: A Emancipação Política (31 de maio) e a da padroeira Santa Luzia (13 de dezembro).

Gentílico: campo-grandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campo Grande ex-povoado, pela lei estadual nº 2046, de 27-06-1957, subordinado ao município de São Brás.

Elevado á categoria de município com a denominação de Campo Grande, pela lei estadual nº 2330, de 31-05-1960, desmembrado de São Brás. Sede no antigo distrito de Campo Grande ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-08-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Campo Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Campo Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. valdenice's avatarvaldenice

    EU CONHEÇO CAMPO GRANDE, NASCI AI EM 1962 MAIS ME CRIEI AQUI EM SÃO PAULO. VOLTEI AI EM 2015 TENHO VONTADE DE VOLTA DE NOVO.MEU PAI SE CHAMAVA SEU ZOMINHO ERA SEU APELIDO ELE VENDIA MIUDEZAS NA FEIRA TENHO MUITA SAUDADE DAÍ.

    #1 – 15/12/2017 - 00:00

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: