Início » Paraná » Jaguapitã


Jaguapitã - Paraná



Jaguapitã é um município do estado brasileiro do Paraná. A população avaliada em 2009 era de 12.414 habitantes.

A palavra jaguapitã tem origem indígena e significa onça vermelha ou pintada. Do tupi yaguar: onça; e pitã: vermelha, pintada.

A história de Jaguapitã está relacionada com a época histórica de colonização do norte do Paraná, realizada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, acontecendo assim a afluência de pessoas de outros estados e imigrantes de outros países para a região. Com terras muito férteis, conhecida como "terra roxa", propícias ao cultivo de toda espécie de cereais, onde se deu inicialmente o cultivo do café. A sede do município, se deu em meados de 1.937, ano em que chegou uma caravana composta de várias famílias, em que se destacavam as dos Srs. Antônio Pinto e Izaltino Rodrigues, consideradas como as fundadoras da localidade. Inicialmente foi constituído o Patrimônio denominado São José dos Bandeirantes, e no mesmo ano, foi inaugurada a primeira casa comercial de propriedade do Sr. Izaltino Rodrigues, um empório comercial de nome Casa Branca.

História da cidade de JAGUAPITã PARANá

Na época histórica surgida com a afluência de pessoas de outros estados em direção às terras exuberantes situadas no setentrião paranaense, maravilhosamente propícias ao cultivo de toda espécie de cereais, notadamente ao do café, inúmeras eram as caravanas, com o objetivo exclusivo de escolhem áreas vastas e conjuntas em terras devolutas do Estado. Tais fenômenos migratórios tiveram registro na história do desbravamento dos ínvios sertões, então existentes, no atual território do município de Jaguapitã.

A sede do município, hoje próspera e bela cidade, surgiram em meados de 1.937, ano em que ali chegou uma caravana composta de várias famílias, das quais se destacaram as dos Srs. Antônio Pinto e Izaltino Rodrigues, consideradas como as fundadoras da localidade. Lançados os seus fundamentos, a localidade floresceu tão logo foi constituído o Patrimônio denominado São José dos Bandeirantes. Naquele mesmo ano, foi inaugurada a primeira casa comercial de propriedade do Sr. Izaltino Rodrigues, verdadeiro empório comercial com a denominação de Casa Branca.

Em 1.940, já a localidade no mais franco desenvolvimento, contando com inúmeras edificações, foi pelos moradores requerida ao Governo Estadual a medição das glebas do Patrimônio. Realizada por topógrafos da Secretaria da Agricultura, teve o Patrimônio o seu nome substituído para Colônia de São José dos Bandeirantes, que progrediu ainda mais, devido à afluência, nos anos de 1.941 a 1.943, de inúmeras outras famílias e de tal maneira cresceu que, pelo Decreto-lei n°. 199, de 30 de Dezembro de 1.943, foi elevada à categoria de Vila, com a nova e atual denominação de Jaguapitã. Foi a nova Vila instalada, a 1°. de Janeiro do ano seguindo, juntamente com a Agência Arrecadadora de Impostos, tendo como seu primeiro titular o Sr. Silvado de Melo.

Pertencendo, desde o início ao município de Sertanópolis, continuou a integrá-lo, até 1.947, época em que foi dele desmembrado para se constituir em novo Município, criado pela Lei Estadual n°. 2, de 10 de Outubro daquele ano. Teve como seu primeiro Prefeito, eleito em sufrágio popular realizado em 7 de Novembro de 1.947, o Sr. Alfredo Baticiato.

Do primitivo território municipal de Jaguapitã, foram criados, pela Lei n°. 790, de 14 de Novembro de 1.951, os municípios de Centenário do Sul, Lupionópolis e Santo Inácio; pela lei de n°. 253, de 26 de Novembro de 1.954, os de Cafeara, Guaraci e Itaguajé.

Gentílico: jaguapitãense e jaguapitense.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Jaguapitã, ex-povoado, pelo Decreto-lei Estadual n°. 199 de 30 de Dezembro de 1.943, subordinado ao Município de Sertanópolis.

No quadro fixado para vigorar no período de 1.944-1.948, o Distrito de Jaguapitã figura no Município de Sertanópolis.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Jaguapitã, pela Lei Estadual n°. 2 de 10 de Outubro de 1.947, desmembrando de Sertanópolis. Sede no atual Distrito de Jaguapitã. Constituído de 3 Distritos: Jaguapitã, Redução de Santo Inácio e Centenário do Sul.Instalado em 07 de Novembro de 1.947. Em divisão territorial datada de 1°. de Julho de 1.950, o Município é constituído de 3 Distritos: Jaguapitã, Redução de Santo Inácio e Centenário do Sul.

Pela Lei Estadual n°. 790 de 14 de Novembro de 1.951, desmembra do Município de Jaguapitã os Distritos de Redução de Santo Inácio e Centenário do Sul. Elevado à categoria de Município. Sob a mesma lei, é criado o Distrito de Guaraci e anexado ao Município de Jaguapitã.

Pela Lei Estadual n°. 253 de 26 de Novembro de 1.954, desmembra do Município de Jaguapitã o Distrito de Guaraci. Elevado à categoria de Município.

Em divisão territorial datada de 1°. de Julho de 1.960, o Município é constituído do Distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14 de Maio de 2.001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 475,004: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.594: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 573: matrículas
Número de unidades locais: 448: unidades
Pessoal ocupado total: 6.190: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 52.325,59: reais
População residente : 12.225: pessoas
População residente - Homens: 6.109: pessoas
População residente - Mulheres: 6.116: pessoas
População residente alfabetizada: 10.210: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.151: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.344: pessoas
População residente, religião espírita: 112: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.917: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.779,80: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.205,60: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 456,80: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 527,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,715:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Jaguapitã: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Jaguapitã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: