Início » Minas Gerais » Pedra Bonita


Pedra Bonita - Minas Gerais



Pedra Bonita faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 6.581 habitantes. O município está a 51km da cidade de Carangola e 250 km de Belo Horizonte.

O município de Pedra Bonita foi criado pela lei nº 12.030 de 21 de dezembro de 1995. Fica localizado na zona da mata do Estado de Minas Gerais tendo como confrontantes os municípios de Abre Campo (Cidade mãe), Matipó, Santa Margarida, Orizânia, Fervedouro, Araponga e Sericita. Antes era um lugar de mata virgem, com a chegada de um senhor cujo nome era Major José Luiz da Silva Viana, juntamente com sua família e seus escravos, conseguiu formar uma grande fazenda, a qual deu o nome de São José, mais tarde já existia um pequeno povoado ao qual deu o nome de São José dos Quatis, por haver na mata muitos quatis. Posteriormente, elevada a categoria de distrito, o nome do povoado passou a ser Pedra Bonita, simbolizando uma pedra rara, de 1437 m a nível do mar, destacada pela altura entre outras da região. Pedra Bonita passou a categoria de distrito a mais de 100 anos, pertencendo ao Município de Ponte Nova antiga comarca de Rio Turvo, em 27 de julho de 1889 passou a pertencer a Abre Campo. Em 03 de outubro de 1995 aconteceu a eleição de emancipação.

História da cidade de Pedra Bonita é uma pequena cidade pacata, tendo boa parte de seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, rodeada por matas e belas cachoeiras de águas cristalinas.

Antes, era um lugar de mata virgem, com a chegada de um senhor cujo nome era Major José Luiz da Silva Viana, juntamente com sua família e seus escravos, conseguiu formar uma grande fazenda, a qual deu o nome de São José , onde viveu por muitos anos.

Mais tarde doou aos filhos a fazenda e todo seu patrimônio, que constituía de uma capela e três casas laterais.

Neste pequeno povoado, o Major veio a falecer, e após a sua morte foi dado o nome à capela de São José em memória do desbravador.

E a história registra que o primeiro nome dado ao povoado foi São José dos Quatis, por haver na mata muitos quatis na época.

Após o falecimento do Major José Luiz e sua esposa, ambos sepultados na capela Brás Fuscalde, e na porta da capela foi sepultado o construtor da mesma e colocada uma pedra no lugar, esta pedra foi mantida debaixo das escadarias da igreja. Há tempo atrás existiam na igreja as imagens dos filhos ilustres feitas pelo artesão Joaquim Barroso, em madeira talhada a canivete, infelizmente foram vendidas ao museu do Rio de Janeiro, e as poucas que restaram se encontram guardadas na igreja.

Posteriormente, após elevada à categoria de Distrito, o nome do povoado de São José (que era chamado de São José da Pedra Bonita) passou a ser somente Pedra Bonita, simbolizando uma pedra rara, de 1.437 m de altitude em relação ao nível do mar, destacada pela altura, entre outras da região.

Pedra Bonita foi elevada a categoria de Distrito por mais de 100 anos, pertencendo ao município de Ponte Nova e antiga Comarca de Rio Turvo, sendo que em 27 de julho de 1889 passou a pertencer a cidade de Abre Campo - MG.

O primeiro Líder Político do Distrito de Pedra Bonita foi Antônio Nicolau Viana e logo em seguida o Coronel Pedro Vitor de Oliveira, que veio para ficar na história.

Na data de 21 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual n.º 12.030/95, Pedra Bonita foi emancipada, desmembrando-se do município de Abre Campo, tornando-se cidade. O 1º ano de Administração Político-Administrativa foi em 1997, tendo como 1º Prefeito Municipal o Sr. TROVãO VITOR DE OLIVEIRA, filho do saudoso Coronel Pedro Vitor de Oliveira.

Datas e feriados fixos:

- 19 de março: Dia de São José Padroeiro de Pedra Bonita;

- 10 de agosto: Comemora o dia do nascimento do Cel. Pedro Vitor de Oliveira;

- 22 de outubro: Aniversário da cidade.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA BONITA IBGE - FUNDAçãO INSTITUO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA

Autor do Histórico: ADELIMáRCIO LEONIDAS VIANA GONçALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 173,928: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 12: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.211: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 229: matrículas
Número de unidades locais: 57: unidades
Pessoal ocupado total: 360: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.120,18: reais
População residente : 6.673: pessoas
População residente - Homens: 3.455: pessoas
População residente - Mulheres: 3.218: pessoas
População residente alfabetizada: 5.245: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.908: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.892: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.785: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 891,80: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.282,79: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 166,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 294,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,573:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Pedra Bonita: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pedra Bonita? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. ELIANE DE SOUZA's avatarELIANE DE SOUZA

    A cidade que nasci porém não conheço sai ainda criança é perdi contacto com minha família.Sonho em um dia voltar p/ conhecer minha cidade e familiares.

    #1 – 05/02/2016 - 02:08

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: