Início » Rio Grande do Sul » Lagoa dos Três Cantos


Lagoa dos Três Cantos - Rio Grande do Sul



Lagoa dos Três Cantos faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 28º34′15" sul e a uma longitude 52º51′28" oeste, estando a uma altitude de 482 metros. Sua população em 2010 segundo IBGE era de 1 598 habitantes. Distância da Capital: 290 Km. Situa-se no Planalto Médio - Microrregião do Alto Jacuí, fazendo divisa com Tapera, Não-Me-Toque, Victor Graeff, Selbach e Colorado. Sua área territorial é de 138,64 km².

No início deste século, imigrantes alemães chegaram à localidade, trazendo consigo os hábitos, costumes e crenças, além de inesgotável capacidade de trabalhar na lavoura e no campo. O nome do município foi assim denominado, graças a descoberta feita por imigrantes alemães, de uma lagoa singular na região, que possui três cantos, água em abundância e de ótima qualidade. O local servia de referência aos tropeiros e viajantes e o seu nome surgiu com o início da colonização. É um aconchegante município localizado da região de Alto Jacuí, considerado um município tipicamente rural. A Lagoa fica junto ao Parque do centro Administrativo, testemunhando o progresso desta terra.

História da cidade de Lagoa dos Três CantosRio Grande do Sul RS

Os primeiros alemães chegaram ao estado no dia 25 de julho de 1824, nas margens do Rio dos Sinos, se espalharam nos Vales do Jacuí, Sinos, Caí e Taquarí. Por volta de 1890 iniciou-se a colonização denominada Colônia do Alto Jacuí.

O início da colonização deu-se pelo ano 1910, quando chegou neste local procedente de Santa Cruz do Sul o Senhor Otto Radtke. A princípio a localidade denominava-se Otto Radtke. Após , passado algum tempo a parte alta passou a denominar-se Lagoa dos Três Cantos. Recebeu este nome por causa de uma lagoa existente neste local, em formato triangular, e que servia de ponto de referência aos primeiros tropeiros e viajantes da época. A lagoa ainda hoje existe e encontra-se totalmente restaurada e fica junto ao Parque do Centro Administrativo Municipal se constituindo num dos pontos turísticos do município . Este nome deve ter surgido com a colonização, por volta de 1897.

Logo nos primeiros anos de colonização, formou-se no local um núcleo residencial, por ser " Beira de Picada" .

Alguns anos depois, a localidade recebeu outro nome na parte norte, ou seja HAMBURGO. Com isso, houve uma divisão da localidade, em se tratando de nome. A parte Sul passou a chamar-se Lagoa dos Três Cantos e era a parte baixa, o lado Norte, ou seja, a parte alta, chamava-se Hamburgo, nome esta surgido, em virtude de morar no local, onde hoje se situa um colégio, um professor de nome Draeger, que era natural de Hamburgo, da Alemanha e que foi o criador do nome.

Otto Radtke, chegou em Lagoa dos Três Cantos em 1910, estabelecendo-secom casa de negócio, serraria e beneficiamento de madeiras. Homem perspicaz e de larga visão, entendia que esta localidade, dada a sua proximidade de Não-Me-Toque e Tapera e as excelentescondições de seu solo fértil, coberto de imensa reserva florestal, poderia ter grande futuro. Por isso, começou logo hábil trabalhando de propaganda, procurando atrair das colônias velhas outros elementos , especialmente bons agricultores. Favoreceu a construção de casas de moradia e promoveu energicamente as primeiras iniciativas tendentes a instalação de várias pequenas indústrias. Foi um autêntico líder, ouvido e acatado. Deve por tais e outras razões ser considerado o fundador de Lagoa dos Três Cantos, embora não tenha sido o primeiro a estabelecer-se no lugar. Muitos anos mais tarde, razões de comércio e de interesse particular, o induziram a se transferir para Santa Bárbara onde continuou suas atividades comerciais.

Como todo o Alto Jacuí, também Lagoa dos Três Cantos possuia solo exuberante, recoberto de majestosa floresta de pinhais e madeira de lei. Era comum encontrar pinheiros de 80, 100 e até 150 centímetros de diâmetro, com vinte metros de comprimento aproveitável, podendo ser tirados três a quatro toras, capazes de dar vinte e cinco dúzias de tábuas.

O dialeto alemão ainda é falado por grande parte dos seus moradores que são originários da região de Westfália e Hunsrick, na Alemanha.

Gentílico: Três-cantense

Formação Administrativa

A Lei Municipal 682 de 22-08-1980, do município de Tapera, criou o distrito de Lagoa dos Três Cantos.

O Decreto nº 44 de 10-12-1980 instala o distrito de Lagoa dos Três Cantos sendo o 2º distrito do municío de Tapera.

Por Lei Estadual nº 9.632 de 20-03-1992 é criado o Município desmembrando-se de Tapera e de Não-Me-Toque

No dia 03-10-1992 foi realizado a primeira eleição municipal.

Em 01-01-1993 é instalado o município.

Por Lei Municipal nº 093 de 15-07-1994 é criado o distrito de Linha Glória.

O município possui dois distritos sendo Lagoa dos Três Cantos (distrito sede) e Linha Glória permacendo assim até 2007.

Fonte: IBGE www.lagoa3cantos.rs.gov.br www.rsvirtual.net www.raizesdosul.com.br www.cnm.org.br

Autor do Histórico: CLAYTON COSTA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 138,635: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 136: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 49: matrículas
Número de unidades locais: 97: unidades
Pessoal ocupado total: 671: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 38.112,38: reais
População residente : 1.598: pessoas
População residente - Homens: 776: pessoas
População residente - Mulheres: 822: pessoas
População residente alfabetizada: 1.502: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 350: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 762: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 828: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 3.176,95: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.240,44: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 760,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 585,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,789:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Lagoa dos Três Cantos: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Lagoa dos Três Cantos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: