Início » Rio Grande do Sul » Ibirubá


Ibirubá - Rio Grande do Sul



Ibirubá faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

No início do povoamento, a sede da colônia foi denominada Barão de São Jacob, e pouco tempo depois o nome de General Osório. Para evitar confusões com o município de Osório, em 1938 mudou-se o nome para General Câmara. Esse nome foi novamente motivo de confusões com outro município. Na visita de um membro do IBGE ao município, foi sugerido o nome de Ibirubá, que em Tupi-Guarani significa pitangueira do mato, pois esta é uma árvore persistente que está sempre em crescimento, tal qual o município. Uma das primeiras familias a povoar a área após a saída dos bandeirantes foi a familia de Carlos Krammes. Outras familias também deslocaram-se para a área para povoação. O município foi povoado por imigrantes alemães e italianos.

Encontra-se a uma latitude 28º37′39" sul e a uma longitude 53º05′23" oeste, está a uma altitude de 416 metros. A população avaliada em 2009 era de 19 358 habitantes.

História da cidade de Ibirubá Rio Grande do Sul RS

Ibirubá nasceu da semente do pioneirismo. Os imigrantes plantaram o legado do trabalho e da cooperação. A agricultura moldou o relevo da nossa terra e construiu uma sociedade forte e empreendedora que soube diversificar suas atividades. Nestes anos de história, a comunidade ibirubense é desafiada a inaugurar um novo ciclo de progresso que com certeza consolidará o município como um pólo de integração regional e a oportunidade para aqueles que quiserem trabalhar.

O nome do município

No início do povoamento, a sede da colônia foi denominada Barão de São jacob, e pouco tempo depois o nome de General Osório. Para evitar confusões com o município de Osório, em 1938 mudou-se o nome para General Câmara. Esse nome foi novamente motivo de confusões com outro município. Na visita de um membro do IBGE ao município, foi sugerido o nome de Ibirubá, que em Tupi-Guarani significa Pitangueira do mato, pois esta é uma árvore persistente que está sempre em crescimento, tal qual o município.

Gentílico: ibirubense

Formação Administrativa

O DISTRITO foi criado pelo Ato Municipal de Cruz Alta Nr. 3, de 24 de maio de 1915.

O Município desmembrado do de Cruz Alta, pela Lei Estadual nr.2.528, de 15 de dezembro de 1954.

Na Diviisão Territorial de 1955, o Município figurava com 3 distritos: Ibirubá (sede), Alfredo Brenner e Quinze de Novembro.

Pela Lei Municipal nr. 305 de 05-12-1966 é criado o distrito de Santo Antonio do Bom Retiro.

Pela Lei Estadual nr. 8.454 de 08-12-1987 é Criado o Município de Quinze de Novembro, sendo desanexado sua área territorial de Ibirubá. Para a formação do novo município de Quinze de Novembro utilizou-se de todo o território do antigo distrito pertencente à Ibirubá e mais o distrito de Santa Clara dio Ingaí que pertencia ao Município de Cruz Alta.

Atualmente compõem-no os distritos de: Ibirubá (sede) Alfredo Brenner e Santo Antonio do Bom Retiro.

Fonte: IBGE www.cnm.org.br

Autor do Histórico: CLAYTON COSTA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ibirubá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ibirubá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: