Início » Rio Grande do Sul » Não-Me-Toque


Não-Me-Toque - Rio Grande do Sul



Não-Me-Toque faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

As terras do hoje município de Não-Me-Toque, como em outros municípios da região, tiveram a presença de índios como primeiros habitantes nativos.

A partir de 1827, começaram a chegar na região do Planalto Médio elementos lusos, iniciando a atividade pecuária nas grandes estâncias por eles instaladas.

História da cidade de Não-Me Toque-RS

Hitória:

A área onde está localizado o município de Não Me Toque pertenceu sucessivamente aos municípios de Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo e Carazinho. Quando foi fundada a Colônia de Alto Jacuí. Em 1897, o território pertencia ao município de Passo Fundo. As terras de hoje município de Não Me Toque, como em outros municípios da região tiveram a presença dos índios como primeiros habitantes nativos.

Entre as várias versões que explicam a origem de "Não Me Toque" encontram-se: um arbusto de tronco curto recoberto de espinhos popularmente conhecido como "não me toque", muito abundante na região e na época da colonização ítalo-germânica. A expressão "não me toque nestas terras", ou Planta não me toque, "não me toque daqui", ditas por um fazendeiro português referindo-se a sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer.

Não Me Toque, já foi conhecida como "capital da Lavoura Mecanizada". Entre a variedade de culturas e a produção de boas sementes, o trigo foi considerado por muitos anos o "cereal rei" das plantações, inspirando municípios a optarem pela troca do nome de Não Me Toque para Campo Real (1971). Depois de intensas campanhas a população, através de um plebiscito optou pelo nome de "Não Me Toque" em 1976.

Fonte: Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque

Autor do Histórico: NEIVO SPESSATTO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Não-Me-Toque: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Não-Me-Toque? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: