Tudo sobre Populina Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Populina

Coordenadas geográficas

O município de Populina fica localizado na latitude -19.9453 e longitude -50.538 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Populina

Com um total de 315,938 km², Populina de extensão territorial.

População de Populina

De acordo com dados do IBGE, Populina possui aproximadamente 4.186 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Populina são chamados de populinense.

Administração municipal

Prefeito atual:ADAUTO SEVERO PINTO.

História de Populina, São Paulo

Ouvir com robot

Populina faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 19º55′58" sul e a uma longitude 50º32′15" oeste, estando a uma altitude de 443 metros. sendo assim o municipio mais setentrional do estado de São Paulo . A cidade tem uma população de 4.223 habitantes (IBGE/2010) e área de 315,9km². Populina pertence à Microrregião de Jales.

Seu início se iguala a tantos outros, um aventureiro, uma picada e uma moradia rústica. O aventureiro pelo que se sabe, veio para caçar e a procura de um canto sossegado para ficar. Isso se deu no ano de 1915, com a chegada da primeira família, a de Antônio Alves de Oliveira seguida pela de Jonas Gonçalves de Menezes. Famílias que com o correr dos anos, se tornaram ligadas pelo casamento de seus filhos Antonio de Menezes e Laurenciana de Jesus. Após 28 anos chegou à região Lesbino de Souza Alkimin, vindo em seguida os senhores Antonio Augusto Ribeiro Filho, Antonio Augusto Fernandes e Antonio Custódio Alves, que dão todo o apoio a Lesbino na formação da vila. O traçado geográfico foi feito pelo Sr. Antonio Augusto Ribeiro Filho. Roçam-se as matas e abrem-se três ruas e, o Sr. Antonio Fernandes deu-lhe o nome de POPULINA. Etmologicamente falando, a palavra de origem latina, significa: POPULUS povo; LINA pequena (pequeno povo), mas o sentido real da palavra é reunião de povo.

No ano de 1946, construíram uma capela e organizaram a primeira festa em louvor a São João Batista, que ficou sendo o padroeiro do lugar. Nessa festa, vieram missionários capuchinhos, que realizaram cerimônias religiosas e o casamento do Sr. Lesbino de Souza Alkimin com a Sra. Maria Barboza de Souza Alkimin, que eram casados apenas no cartório. A vila foi desenvolvida, passando a DISTRITO DE PAZ de Populina, criada no município de Estrela DOeste, comarca de Fernandópolis, com sede no povoado de igual nome e com território desmembrado da sede do município de Estrela DOeste, pela Lei n.º 2.454, de 30 de dezembro de 1952 e posto em prática em 1 de janeiro de 1953.

História da cidade de Populina

Seu início se deu no ano de 1915, com a chegada da primeira família, a do Sr. Antonio Alves de Oliveira seguida pela do Sr. Jonas Gonçalves de Menezes, que com o correr dos anos se uniram pelo casamento de seus filhos Antonio de Menezes e Laurenciana de Jesus.

Após 28 anos chegaram nesta região o Sr. Lesbino de Souza Alkimin, vindo em seguida os senhores Antonio Augusto Ribeiro Filho, responsável pelo traçado geográfico; Antonio Augusto Fernandes; e Antonio Custódio Alves, que deram todo o apoio ao Sr. Lesbino à formação da vila, conhecida por Populina.

Tal denominação tem origem latina, significando: populis - povo; lina - pequena (pequeno povo), mas seu sentido real é reunião de povos, foi conferido ao povoado pelo Sr. Antonio Fernandes.

No ano de 1946, construíram uma capela e organizaram a primeira festa em louvor a São João Baptista, que ficou sendo o padroeiro do lugar. Nessa festa, vieram missionários capuchinhos, que realizaram cerimônias religiosas e o casamento do Sr. Lesbino de Souza Alkimin com a Sra. Maria Barboza de Souza Alkimin, que eram casados somente em cartório.

Gentílico:

Formação Administrativa

A vila foi desenvolvida, passando a Distrito de Paz de Populina, criada no Município de Estrela D′Oeste, comarca de Fernandópolis, com sede no povoado de igual nome e com território desmembrado da sede do Município de Estrela DOeste, pela Lei nº 2.454, de 30.12.52 e posto em prática em 01.01.53.

No dia 1º de janeiro de 1960 foi instalado o Município de Populina, criado pela Lei nº 5.285 de 18/02/59.

Fonte: IBGE; Arquivos Municipais

Autor do Histórico: JOSé VITORINO DE SOUZA

DDD de Populina, São Paulo

17

Como fazer uma ligação para Populina:

0 + Operadora + 17 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 17 + telefone
  • Vivo: 015 + 17 + telefone
  • Aerotech: 017 + 17 + telefone
  • Claro: 021 + 17 + telefone
  • GVT: 025 + 17 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 17 + telefone
  • TIM: 041 + 17 + telefone
  • Sercontel: 043 + 17 + telefone

CEP de Populina

O Código Postal (CEP) geral de Populina, São Paulo, é 15670000.

Prefeitura Municipal de Populina
Endereço: Rua 13 de Maio, 1211, Centro, Populina - SP, CEP: 15670000
Telefone / Fax:(17) 3639-1121 (17) 3639-1121
Prefeito: ADAUTO SEVERO PINTO

Hospitais em Populina - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde populinense.

Cartórios na cidade de Populina

Acesse a lista de Cartórios em Populina. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Populina Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Populina - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Notícias sobre Populina

Confira as últimas notícias de hoje em Populina.

Previsão do tempo na região populinense

Veja a previsão do tempo em Populina: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Populina

Confira as cidades vizinhas de Populina - SP em uma distância de até 50 km.

Mesópolis - 10.2 km
Turmalina - 13.0 km
Ouroeste - 18.1 km
Paranapuã - 18.5 km
Dolcinópolis - 20.0 km
Santa Albertina - 22.1 km
Guarani d'Oeste - 25.0 km
Indiaporã - 26.0 km
Vitória Brasil - 28.3 km
Aspásia - 31.0 km
Carneirinho - 31.6 km
Urânia - 35.2 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Populina através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município populinense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 21/02/2024 - Populina - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+da+L%C3%ADngua+Materna

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO...

Saiba Mais
Dia+Nacional+do+Imigrante+Italiano

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Criada a partir do projeto de lei de autoria do o senador Gerson Camata, do Espírito Santo, a Lei 1...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
(1 Tessalonicenses 5:18)
Bíblia Online

 

Estados