Tudo sobre Carneirinho Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Carneirinho

Coordenadas geográficas

O município de Carneirinho fica localizado na latitude -19.6987 e longitude -50.6894 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Carneirinho

Com um total de 2063,315 km², Carneirinho de extensão territorial.

População de Carneirinho

De acordo com dados do IBGE, Carneirinho possui aproximadamente 9.986 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Carneirinho são chamados de carneirinhense.

Administração municipal

Prefeito atual:WILLIAN MARTINS MAIA.

História de Carneirinho, Minas Gerais

Ouvir com robot

Carneirinho faz parte do estado de Minas Gerais, localizado na Microrregião de Frutal. A população avaliada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 9 129 habitantes. Possui área de 2 061 quilômetros quadrados e densidade demográfica de 4,10 habitantes por quilômetro quadrado. Está localizado a 470 metros de altitude em relação ao nível do mar, sendo que o relevo tem topografia caracterizada por superfícies planas ligeiramente onduladas, típicas da região do Planalto Central do Brasil. A temperatura média anual é de trinta graus centígrados. A precipitação pluvial média anual dos últimos dez anos é de 1 450 milímetros, com 120 dias de chuvas concentradas.

Localizado na confluência dos rios Grande e Paranaíba, no extremo oeste do estado de Minas Gerais, o município tem limites com Itajá (GO) a norte, Limeira do Oeste a nordeste, Iturama a leste, Populina, Mesópolis e Santa Albertina a sudeste, Santa Rita d′Oeste e Santa Clara d′Oeste (estas cinco em São Paulo) a sul e Aparecida do Taboado e Paranaíba (as duas últimas no Mato Grosso do Sul) a oeste. É o único município de Minas Gerais que faz divisa com o Mato Grosso do Sul. É o município brasileiro onde nasce o Rio Paraná, do encontro do Rio Paranaíba com o Rio Grande, nas coordenadas geográficas 20° 4′11.02"S e 50°59′57.60"O.

Até a chegada dos primeiros colonizadores europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada por índios caiapós e bororós.

Carneirinho

O povoado de Carneirinhos foi fundado em 15 de novembro de 1954, pela família Carneiro, daí a origem do nome do atual município.

A história tem início na Fazenda Bom Sucesso, nas nascentes do córrego da Mutuca. No dia 12 de outubro de 1882, nascia Juvenal José de Queiroz, filho de José Rodrigues de Queiroz e de dona Rita Carneiro de Queiroz.

Juvenal José de Queiroz casou-se com Ana Maria de Lima, filha de José Alves de Lima e Rufina Perpétua de Toledo. Tiveram onze filhos, os quais foram apelidados de os ´Carneirinhos´ devido ao sobrenome da avó paterna Rita Carneiro.

Em 1941, às margens do córrego da Mutuca, abriu-se um armazém e em torno dele foram se agrupando algumas casas, sendo que a primeira capela foi construída em 1952, consagrada à Nossa Senhora Aparecida, cuja primeira missa foi celebrada neste mesmo ano pelo Cônego Osório, então vigário da Paróquia de Campina Verde.

Em 1952, foi doado pelo senhor Marcondes Alves de Queiroz, um terreno para a construção da escola. Com a necessidade de dar estudos aos seus filhos, muitas famílias foram construindo suas casas ao redor da escola, dando origem ao povoado e aumentando a população.

Em 1954, Marcondes Alves de Queiroz faz a doação de um terreno para a formação do futuro povoado, denominado ´Carneirinhos´, em homenagem aos irmãos fundadores.

Em 1962, depois do esforço de vários líderes políticos, foi instalado o distrito de Carneirinhos.

Em 1992, é criado o município de Carneirinhos.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Carneirinho, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Iturama.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Carneirinho, figura no município de Iturama.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado á categoria de município com a denominação de Carneirinho, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Iturama.

Sede no antigo distrito de Carneirinho.

Constituído do distrito de 4 distritos: Carneirinho, Estrela da Barra e São Sebastião do Pontal, todos desmembrados do município de Iturama e Fátima do Pontal, criado pela mesma Lei do Município. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 4 distritos: Carneirinho, Estrela da Barra, Fátima do Pontal e São Sebastião do Pontal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.carneirinhos.mg.gov.br

DDD de Carneirinho, Minas Gerais

34

Como fazer uma ligação para Carneirinho:

0 + Operadora + 34 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 34 + telefone
  • Vivo: 015 + 34 + telefone
  • Aerotech: 017 + 34 + telefone
  • Claro: 021 + 34 + telefone
  • GVT: 025 + 34 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 34 + telefone
  • TIM: 041 + 34 + telefone
  • Sercontel: 043 + 34 + telefone

CEP de Carneirinho

O Código Postal (CEP) geral de Carneirinho, Minas Gerais, é 38290000.

Prefeito: WILLIAN MARTINS MAIA

Hospitais em Carneirinho - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde carneirinhense.

Cartórios na cidade de Carneirinho

Acesse a lista de Cartórios em Carneirinho. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Carneirinho Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Carneirinho - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Previsão do tempo na região carneirinhense

Veja a previsão do tempo em Carneirinho: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Carneirinho

Confira as cidades vizinhas de Carneirinho - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Carneirinho através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município carneirinhense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Carneirinho - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados