Início » São Paulo » Magda


Magda - São Paulo



Magda faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º38′38" sul e a uma longitude 50º13′34" oeste, estando a uma altitude de 526 metros. A cidade tem uma população de 3.200 habitantes (IBGE/2010). Magda pertence à Microrregião de Auriflama.

Possui uma área de 311,7km².

Dados do Censo - 2010

História da cidade de Aspectos Históricos:

Por volta de 1920 localizaram-se nas proximidades do Rio São José do Dourado os primeiros desbravadores de região onde se acha a Cidade de Magda. Miguel Cazelli e Francisco Pereira foram os primeiros que se localizaram nas terras iniciando suas lavouras, no decorrer do ano de 1925 dando em seguida, o povoamento e exploração da terra por elementos ávidos de solo virgem. A principal atividade econômica desenvolvida no inicio da povoação foi o plantio das lavouras de Café, Arroz, Milho e Algodão, e posteriormente a criação de bovinos. A povoação foi fundada pelo Coronel João Braga, a quem coube fazer a doação do Patrimônio destinado a sua localização, em 05 de Março de 1929. Nessa mesma data foi celebrada a primeira missa no local, em tosco altar, oficiada pelo Vigário de Monte Aprazível, Padre Agostinho dos Santos Pereira que foi considerada, simbolicamente, o marco da fundação de Vila Magda, nome que homenageava uma filha de João Braga. A Capela Municipal foi construída com o nome da Padroeira Santa Terezinha, cuja iniciativa foi do primeiro Prefeito Municipal, Senhor José Cazelli.

Gentílico: Magdense

Formação Administrativa:

Até fins de 1944, pertencia, como vila do Distrito de General Salgado, ao Município e Comarca de Monte Aprazível e com o Decreto-lei nº 14.334, de 30 de Novembro de 1944, foi elevada a categoria de Distrito de Paz, pertencente ao Município de Nhandeara, Comarca de Monte Aprazível. A emancipação distrital começou a vigorar a partir de janeiro de 1945.

Elevado a categoria de Município, através da Lei 2.456 de 30 de dezembro de 1953, constituído de um único Distrito pertencente a Comarca de Nhandeara, sendo o Município instalado somente em 01 de janeiro de 1955, tendo como primeiro Prefeito o Senhor José Cazelli.

Com a criação da Comarca de Nhandeara, que se instalou em janeiro de 1955, o distrito desmembrou-se da Comarca de Monte Aprazível para Nhandeara.

Fonte: Prefeitura Municipal de Magda e Enciclopédia dos Municípios Brasileiros Volume XXIX Pg. 96 e 97 publicada em 1957 pelo IBGE.

Autor do Histórico: FLORINDO JACINTO DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Magda: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Magda? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: