Início » São Paulo » Gastão Vidigal


Gastão Vidigal - São Paulo



Gastão Vidigal faz parte do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 4.193 habitantes (IBGE/2010). Gastão Vidigal pertence à Microrregião de Auriflama.

Possui uma área de 180,9km².

Encontra-se a uma latitude 20º47′55" sul e a uma longitude 50º11′13" oeste, estando a uma altitude de 401 metros.

História da cidade de GASTãO VIDIGAL SãO PAULO

A colonização, iniciou-se com a aquisição,pela família de Antônio Pereira, de 4420 alqueires de terra compreendida entre os córregos Barra Grande do Mato Grosso e Fundo (Cajarana), mais tarde divididas em duas fazendas de igual nome dos córregos. Contudo, a formação do núcleo urbano deu-se por volta de 1925 com a doação de uma quadra de terras à Diocese de São José do Rio Preto, por Jorge de Oliveira Marques, que, auxiliado por João Pereira Dias, iniciou-se à formação do patrimônio denominado São João Batista da Bela Vista, homenagem ao padroeiro.

Novos povoadores vieram se fixar próximos à vila, aí passando a se dedicarem ao cultivo de arroz, café, milho, algodão e à pecuária, propiciando o incremento do povoado.

Em fins da década de 1940, a família Vidigal instalou na povoação uma agência do Banco Mercantil de São Paulo. Os recursos e assistência financeira prestados à comunidade favoreceram o desenvolvimento das atividades agrícolas da região e consequente progresso do núcleo urbano. Em reconhecimento, a população local adotou a denominação Gastão Vidigal em homenagem ao fundador do Banco.

GENTíLICO: VIDIGALENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Brioso, por Lei no 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Nhandeara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gastão Vidigal, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Nhandeara. Constituído de 2 Distritos: Gastão Vidigal e Nova Lusitânia. Sua instalação verificou-se, no dia 01 de janeiro de 1955.

Fixado o quadro territorial para o período 1954-1958, o município é constituído de 2 Distritos: Gastão Vidigal e Nova Luzitania.

Assim permanecendo em Divisão Territorial datada de 01-VII-1960.

Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Gastão Vidigal o Distrito de Nova Luzitânia.

Em Divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Gastão Vidigal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Gastão Vidigal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: