Início » São Paulo » Itupeva


Itupeva - São Paulo



Itupeva faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 23º09′11" sul e a uma longitude 47º03′28" oeste, estando a uma altitude de 675 metros. A população avaliada em 2004 era de 30.283 habitantes. Faz parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Possui uma área de 200,516km². No município está situada a maior parte do complexo turístico Vida Completa SerrAzul, que engloba o parque aquático Wet ′n Wild, o shopping suspenso SerrAzul e o centro de compras Outlet Premium, atraindo cerca de 5 milhões de visitantes por ano.

Itupeva significa "Cascata Pequena"

Já no início dos anos 60, começou o movimento para emancipação de Itupeva. Distrito de Jundiaí, não recebia as atenções do poder público quanto aos reclamos da população. A única benfeitoria exeistente era uma pequena rede de esgotos na rua principal.

História da cidade de Itupeva

O povoamento da região está ligado intimamente ao de Jundiaí, sendo primitivamente acupada por grande fazendas de café, que predominavam no período Imperial e início do Republicano.

O centro urbano nasceu e cresceu junto à estação da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1873, quando passou a atrair a população dispersa na zona rural.

No entanto, suas atividades econômicas continuaram à produção agrícola, constituída pela fruticultura e horticultura, principalmente.

O núcleo foi durante muitos anos, bairro do Município de Jundiaí, até que em 1953 teve a criação do Distrito de Paz, permanecendo a mesma jurisdição.

Itupeva, que está situada à margem esquerda do Rio Jundiaí, tem seu nome derivado de um acidente geográfico localizado no mesmo curso fluvial, uma pequena queda d´água, cujo significado do tupi, ´y-tú-peba´, é cachoeira rasa, queda d´água rasteira, segundo Theodoro Sampaio.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itupeva (ex-povoado), pela lei nº 2456, de 30-12-1953, subordinado ao município de Jundiaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Itupeva figura no município de Jundiaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itupeva, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Jundiaí. Sede no antigo distrito de Itupeva. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itupeva: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itupeva? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: