Início » São Paulo » Ibitinga


Ibitinga - São Paulo



Ibitinga faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 21º45′28" sul e a uma longitude 48º49′44" oeste, estando a uma altitude de 491 metros. A população avaliada em 2004 era de 50 918 habitantes. Possui uma área de 688,7km². O município possui um distrito chamado Cambaratiba.

Ibitinga é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. O município também adquire o direito de agregar, junto ao seu nome, o título de "estância turística", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A origem do nome "Ibitinga" é tupi, significando "terra branca", através da junção dos termos:

História da cidade de IBITINGA SãO PAULO

Em 1842, os mineiros de Santo Antônio do Machado, Miguel Pereira Landim e Pedro de Oliveira o "velho Amaro", e suas famílias , fixaram-se às margens do Ribeirão dos Porcos, região conhecida como " Boa Vista ".

Em 1856, quando Pedro Alves de Oliveira adquiriu a propriedade Boa Vista, começaram a surgir as primeiras divergências entre os Landims e os Amaros, cuja separação foi determinado pela escritura lavrada na aquisição.

Os Amaros dirigiam-se para um lado, onde fundaram um novo povoado, denominando-o Boa Vista da Pedra ( atual Itápolis ).

Os Landims dirigiam-se para as imediações da corredeira Vamicanga, no rio Tietê. Contudo os silvícolas ali instalado não possibilitaram sua fixação. Retiraram-se alguns quilômetros até as margens do córrego São Joaquim, onde fundaram a Vila do Senhor Bom Jesus de Ibitinga (o tupi-guarani, yby= terra, tinga =branca, significando terra branca ).

O povoado teve início com a construção de uma capela por José Custódio e irmãos Landim.

Em 1870, Miguel Landim e sua mulher fizeram doação à Mitra Diocesana, de um quarto de légua de terras onde se instalou a Vila Ibitinga.

Em abril de 1885, foi criado o Distrito de Paz e no ano seguinte, o Curato de Ibitinga. Inicio-se, assim o progresso da povoação, sendo instalada, em 1887, uma agência do Correios e, dois anos depois, a primeira escola.

Uma lei posterior transferiu a sede e o nome da comarca para Boa Vista das Pedras. Retornou a Ibitinga e novamente a Boa Vista das Pedras, isso em 1910, assim permanecendo. Uma nova comarca, a de Ibitinga, foi criada a 1922.

Nessa época, foram introduzidos em Ibitinga vários melhoramentos, tais como inauguração da estação da ferrovia, rede de luz elétrica, grupo escolar, etc.

GENTíLICO: IBITINGUETAENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Ibitinga, por Lei Provincial nº 105, de 21 de abril de 1885, no Município de Araraquara.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Ibitinga, por Decreto no 66, de 04 de julho de 1890, desmembrado de Araraquara. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 06 de agosto de 1890.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Ibitinga se compõe de 2 Distritos: Ibitinga e Tabatinga.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Município de Ibitinga se compõe de 3 Distritos: Ibitinga, Tabatinga e Nova Europa.

Lei Estadual no 2085, de 18 de dezembro de 1925, desmembra do Município de Ibitinga os Distritos de Tabatinga e Nova Europa.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Ibitinga figura com o Distrito Sede.

Decreto no 6510, de 22 de junho de 1934, cria o Distrito de Cambará e incorpora ao Município de Ibitinga.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decretolei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Ibitinga compreende o único termo judiciário da comarca de Ibitinga e se divide em 2 Distritos: Ibitinga e Cambará.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Ibitinga é composto dos seguintes Distritos: Ibitinga e Cambará, e é termo único da comarca de Ibitinga.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Ibitinga ficou composto dos Distritos de Ibitinga e Cambaratiba (Ex-Cambará) e constitui o único termo judiciário da comarca de Ibitinga, a qual é formada pelos Municípios de Ibitinga e Borborema.

Permanece composto dos Distritos de Ibitinga e Cambaratiba, comarca de Ibitinga, nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos de 1949-53 e 1954-58.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Ibitinga e Cambaratiba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ibitinga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ibitinga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: