Tudo sobre Elisiário Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Elisiário

Coordenadas geográficas

O município de Elisiário fica localizado na latitude -21.1678 e longitude -49.1146 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Elisiário

Com um total de 93,980 km², Elisiário de extensão territorial.

População de Elisiário

De acordo com dados do IBGE, Elisiário possui aproximadamente 3.604 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Elisiário são chamados de elisiarense.

Administração municipal

Prefeito atual:CASSIO ROBERTO BERTELLI.

História de Elisiário, São Paulo

Ouvir com robot

Elisiário faz parte do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 3.120 habitantes (IBGE/2010). Elisiário pertence à Microrregião de Catanduva.

Tudo começou em meados de 1865, quando um grande proprietário de terras nesta região, coberta por milhares de alqueires de matas virgens, chamado Elisiário Ferreira de Camargo Andrade, residente em Campinas, resolveu naquela época lotear suas propriedades subdividindo-as com seus filhos, nos conformes com os acidentes geográficos das mesmas. Na mesma época aportava por estas terras o senhor José Ribeiro Ferraz, que junto de seus pais, imigrava da cidade de Sorocaba para a Vila de Campo Triste, hoje conhecida como Itajobi. O senhor José Ribeiro de Ferraz, em 1873, adquiria 150 alqueires de terras de Nicolau Rheeder, um engenheiro que trabalhava a serviço do senhor Elisiário com o intuito único de fixar residência por aqui, sendo, portanto, o primeiro morador desta região.

Surgiram, assim, inúmeras dificuldades, posto que o senhor Ferraz deparava-se com inúmeros obstáculos, como a rusticidade da mata virgem, a falta de estradas e a preocupação das raras visitas dos índios Tapuias, que tinham uma aldeia às margens do rio Tietê. Porém, tais obstáculos não intimidaram este senhor, que em poucos anos de trabalho consegui formar sua lavoura, onde realizava colheitas abundantes.

História da cidade de Elisiário São Paulo - SP

Tudo começou em meados de 1865, quando um grande proprietário de terras nesta região, coberta por milhares de alqueires de matas virgens, chamado Elisiário Ferreira de Camargo Andrade, residente em Campinas, resolveu naquela época lotear suas propriedades, subdividindo-as com seus filhos, nos conformes com os acidentes geográficos das mesmas. Na mesma época, aportava por estas terras o senhor José Ribeiro Ferraz, que junto de seus pais, imigrava da cidade de Sorocaba para a vila de Campo Triste, conhecida hoje como Itajobi. O senhor José Ribeiro Ferraz, em 1873, adquiria 150 alqueires de terras de Nicolau Rheeder, um engenheiro que trabalhava a serviço do senhor Elisiário com o intuito único de fixar residência por aqui, sendo portanto, o primeiro morador desta região.

Surgiram assim, inúmeras dificuldades, posto que o senhor Ferraz deparava-se com muitos obstáculos, como a rusticidade da mata virgem, a falta de estradas, e a preocupação das raras visitas dos índios tapuias, que tinham uma aldeia às margens do rio Tietê. Porém, tais obstáculos não intimidaram este senhor, que em poucos anos de trabalho, consegue formar sua lavoura, onde realizava colheitas abundantes.

Até próximo a virada do século XX, o desmatamento foi praticado de forma muito lenta nesta região, pois as terras eram pouco habitadas. Após 1900, impulsionado pelo desenvolvimento da cultura do café (que era responsável pelo enriquecimento de várias famílias da época), a região então sofreu uma grande devastação, transformando a mata virgem em lavouras da cultura em evidência.

Em 1908, os filhos do senhor Elisiário, notando a visível ocupação de famílias que imigravam para esta localidade em busca de progresso econômico com o plantio do café, e com a intenção de homenagear seu pai, loteou aproximadamente 25 hectares de terras de suas propriedades, formando um pequeno povoado, que recebeu o nome de Vila Elisiário, pertencendo na época ao município e comarca de São José do Rio Preto. Em 1920, o senhor José Ribeiro Ferraz, pela amizade que cultivara com o senhor Elisiário resolveu lotear 16 hectares de terras de sua propriedade, situada em anexo do patrimônio de Elisiário, dando um hectare e uma quadra para a construção de uma capela em louvor a São Bento, onde se encontra a escola estadual.

Em 29 de novembro de 1923, a Vila Elisiário era elevada a categoria de distrito, pertencendo ao município de Catanduva. Mais tarde, em 30 de dezembro de 1991, chegou a categoria de município. A emancipação político administrativa de Elisiário se deu em primeiro de janeiro de 1993, mas a data comemorativa da cidade é festejada em 9 de agosto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Elisiário

Autor do Histórico: EDSON DA SILVA

DDD de Elisiário, São Paulo

17

Como fazer uma ligação para Elisiário:

0 + Operadora + 17 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 17 + telefone
  • Vivo: 015 + 17 + telefone
  • Aerotech: 017 + 17 + telefone
  • Claro: 021 + 17 + telefone
  • GVT: 025 + 17 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 17 + telefone
  • TIM: 041 + 17 + telefone
  • Sercontel: 043 + 17 + telefone

CEP de Elisiário

O Código Postal (CEP) geral de Elisiário, São Paulo, é 15823000.

Prefeitura Municipal de Elisiário
Endereço: Av. Alfredo Magatti, 24, Centro, Elisiário - SP, CEP: 15823000
Telefone / Fax:(17) 3529-1221 (17) 3529-1221
Prefeito: CASSIO ROBERTO BERTELLI

Hospitais em Elisiário - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde elisiarense.

Cartórios na cidade de Elisiário

Acesse a lista de Cartórios em Elisiário. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Elisiário Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Elisiário - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Notícias sobre Elisiário

Confira as últimas notícias de hoje em Elisiário.

Previsão do tempo na região elisiarense

Veja a previsão do tempo em Elisiário: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Elisiário

Confira as cidades vizinhas de Elisiário - SP em uma distância de até 50 km.

Marapoama - 10.2 km
Catiguá - 14.0 km
Catanduva - 14.8 km
Ibirá - 16.4 km
Itajobi - 16.9 km
Urupês - 18.9 km
Pindorama - 21.4 km
Tabapuã - 24.6 km
Uchoa - 24.8 km
Novais - 28.7 km
Potirendaba - 30.9 km
Santa Adélia - 33.0 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Elisiário através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município elisiarense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 21/02/2024 - Elisiário - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+da+L%C3%ADngua+Materna

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO...

Saiba Mais
Dia+Nacional+do+Imigrante+Italiano

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Criada a partir do projeto de lei de autoria do o senador Gerson Camata, do Espírito Santo, a Lei 1...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
(1 Tessalonicenses 5:18)
Bíblia Online

 

Estados