Início » São Paulo » Angatuba


Angatuba - São Paulo



Angatuba faz parte do estado de São Paulo. A população avaliada em 2010 era de 22.211 habitantes.

Angatuba é termo indígena que significa abundância de ingás. Do tupi ingá: angá ou ingá, a fruta adocicada do ingazeiro; e tyba: grande quantidade, abundância.

Angatuba foi fundada em 1862, quando o capitão José Marcos de Albuquerque comprou por duzentos e cinquenta mil réis, um vasto terreno de matas virgens de propriedade de Maria Genoveva dos Santos, e seus herdeiros João Martins dos Santos e Domingos Leite do Prado. Nessa época, o terreno localizado no município de Itapetininga, chamava-se "Bairro Palmital". Esta seria a primeira denominação do município.

História da cidade de Angatuba São Paulo -SP

A Cotonicultura introduzida na região de Sorocaba desenvolveu-se grandemente, motivando a implantação da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1870, o prolongamento da ferrovia até Itapetininga e o intenso comércio de algodão cru, propiciou a formação de fazendas e pequena aglomeração de moradores, próximos à antiga capela do Ribeirão Grande do bairro de Palmital. Ali foi criada a Freguesia, com a denominação de Espírito Santo da Boa Vista, em homenagem ao pa droeiro local.

O fazendeiro Tenente José Marcos de Albuquerque adquiriu, em 1872, um terreno no bairro do Palmital, iniciando a construção da Igreja -Matriz, auxiliado por Teodoro de Arruda, Salvador Ferreira de Albuquerque, Teodoro Rodrigues, José Vic ente Ramos, Salvador Rodrigues, Domiciano Ramos e Felisberto Ramos. Com a morte do Tenente José Marcos, as obras foram paralisadas, somente retomadas quanto o Tenente-Coronel Thomaz Dias Batista Prestes formou uma comissão dos moradores da região. Por ocasião da bênção pelos padres Sizenato da Cruz Dias e Francisco de Assunção e Albuquerque, em 1874, o Tenente-Coronel Thomaz Dias ofertou à comunidade um pombo de Prata, simbolizando o Espírito Santo.

Em pouco tempo a ferrovia atingiu a localidade, acentuando-se o desenvolvimento, o que justificou a elevação à categoria de Município, em 1885, alterando sua denominação para Angatuba, treze anos depois.

O topônimo indígena, que significa "abundância de ingás "foi adotado, segundo crônica local, em virtude da existência de ingazeiros no local , na época da fundação.

Gentílico: angatubense ou angatubano

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Espírito Santo da Boa Vista, por lei provincial nº 7, de 11-03-1872, subordinado ao município de Itapetininga.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Espírito Santo da Boa Vista, por lei nº 27, de 10-03-1885, desmembrado de Itapetininga. Sede na vila de Espírito Santo da Boa Vista. Constituído do distrito sede. Sua Instalado em 05-02-1887.

Elevado a condição de cidade, pela lei estadual nº 1038, de 19-12-1906.Por efeito da lei estadual nº. 1150, de 07-12-1908, o município de Espírito Santo da Boa Vista, passou a denominar-se Angatuba. Nas divisões administrativas de 1911 e 1933, bem como nas territoriais datadas de 31XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município permanece

constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual no 5285, de 18-02-1959, e criado o distrito de Campina do Monte

Alegre e anexado ao município de Angatuba. Em divisão territorial datada 01-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Angatuba e Campina Monte Alegre. Pela lei estadual no 4954, de 27-12-1985, é criado o distrito de Bom Retiro da Esperança e anexado ao município de Angatuba. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 3 distritos: Angatuba, Bom Retiro da Esperança e Campina do Monte Alegre.

Pela lei estadual nº 7644, de 30-12-1991, desmembra do município de Angatuba o distrito de Campinas do Monte Alegre. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Angatuba e Bom Retiro da esperança. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Municipal

Espírito Santo da Boa Vista para Angatuba, alterado, por força da lei estadual nº 1150, de 07-12-1908.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Angatuba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Angatuba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: