Início » Santa Catarina » Vargeão


Vargeão - Santa Catarina



Vargeão faz parte do estado de Santa Catarina.

O município de Vargeão é uma cidade pequena do interior do estado, com 3560 habitantes em 166,9km² e à 516km da capital, está localizada na região oeste do estado de Santa Catarina com acesso pela BR-282. Foi colonizada por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, quando chegaram os primeiros imigrantes descendentes de italianos, oriundos do Rio Grande do Sul, em 1953 foi construída a primeira igreja e o Padre era o Sr. Luiz Heinen e em 1959 a vila que se formou, foi elevada a categoria de Distrito, pertencendo a Faxinal dos Guedes O município de Vargeão foi criado em 16 de março de 1964 e sua instalação definitiva ocorreu em 21 de abril do mesmo ano. A sua atividade econômica começou com extração de madeira e industrialização de erva-mate. Com uma população em que predomina a ascendência italiana, Vargeão cultiva até hoje as tradições italianas através de feiras e festas típicas. Vargeão ainda conta com inúmeras belezas naturais, como cachoeiras, cascatas e trilhas ecológicas. A economia é essencialmente agrícola, formado pela maioria de pequenas propriedades rurais e representando cerca de 70% da arrecadação do município, com destaque para o cultivo de erva-mate, milho e soja. Há ainda criação de aves, de suínos e de bovinos entre outras atividades rurais, no perímetro urbano o município conta com algumas empresas de pequeno á médio porte, como, Ervateiras, Metalúrgicas, Madeireiras, Lacticínio e outros comércios como lojas, mercados e restaurantes. Uma história que os habitantes gostam de contar é sobre a criação da cratera que deu origem ao nome Vargeão em menção á grande Várzea em que se localiza a cidade, sendo essa cratera uma das oito existentes no Brasil e que foram abertas por fragmentos de meteoro e segundo a história: há milhões de anos, uma brilhante bola de fogo rasgou o céu e avançou rapidamente sobre a Terra, caindo na área de Vargeão. Com o choque, milhares de toneladas de rochas foram derretidas e pulverizadas, transformando-se em arenito. A formação, denominada pelos geólogos como Domo de Vargeão, é constituída por uma depressão topográfica de cerca de 150m, sendo a parte central da estrutura um depósito de arenito, utilizado na construção civil. No entanto, estudos recentes comprovam sua utilidade em tratamentos estéticos, terapêuticos e medicinais, que já vem sendo levemente explorado economicamente.

Encontra-se a uma latitude 26º51′49" sul e a uma longitude 52º09′18" oeste, estando a uma altitude de 890 metros. A população avaliada em 2008 era de 3.560 habitantes. Possui uma área de 166,9km².

História da cidade de Vargeão

Vargeão é um pequeno município localizado no Alto Vale do Rio Irani, Região Oeste de Santa Catarina, pertencente a Microregião da Amai.

Teve seu início por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, quando chegaram os primeiros desbravadores oriundos do Rio Grande do Sul em busca de terras férteis. A grande várzea existente no local deu origem ao nome Vargeão.

O primeiro colonizador que chegou foi Fortunato Danielli com seus filhos Jacinto e Mamante, posteriormente vieram suas famílias. Fixaram residência também, Isidoro Fiorini e sua esposa Helena, a qual foi a primeira mulher que ali chegou. Ainda João Batista Berté e seus filhos. Em seguida as famílias Danielli, Frozza, Basso, Pavan, Capelina, Assolini e outras que iniciaram o desbravamento e em seguida a colonização da região.

Os primeiros colonizadores da época constituiam-se quase que em sua totalidade de descendentes de italianos, por isso a língua predominante ficou sendo o italiano.

Inúmeras dificuldades surgiram desde o início da colonização: falta de Eetradas, comunicações e a distância dos centro comerciais, deixando a Vila praticamente isolada. Aos poucos os problemas foram se solucionando, e a medida em que crescia a população as necessidades vinham à tona.

A primeira escola foi criada no dia 12 de março de 1950, tendo como primeira professora a Sra. Guilhermina Mattes Parizzoto, que chegou em 15 de Janeiro de 1939. A escola era uma espécie de associação mantida pela comunidade.

A primeira Igreja foi construida em 1953, também através de mutirão comunitário. O primeiro padre foi o Sr. Luiz Heinen. Sua chegada foi em 1946, onde deu assistência durante 7 anos e 2 meses.

Lentamente tem início a expansão do comércio, a exploração da madeira e em pequena escala, a industrialização da erva-mate.

Faz parte da história do Municipio, o Museu Cônego Willibaldo Grunval que está junto a Igreja Matriz. Cônego Willibaldi nasceu na Alemanha, em 1955 se instalou em Vargeão, onde atuou como Vigário até 1982, tendo falecido em 1995 e enterrado em Vargeão.

Gentílico: vargeonense

Formação Administrativa

Com o desenvolvimento e o progresso, em 1959, a Vila foi elevada à categoria de Distrito, passando a pertencer ao Município de Faxinal dos Guedes.

Em 16 de março de 1964, através da Lei Estadual nº 954, foi criado o Município de Vargeão, e sua instalação definitiva se deu em 21 de abril do mesmo ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vargeão. Vargeão: belo por natureza; Prefeitura Municipal de Vargeão. Informativo; www.vargeao.sc.gov.br

Autor do Histórico: GILBERTO JOEL SEGUNDO POSTALLI LANZARINI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vargeão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vargeão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: