Início » Santa Catarina » Irineópolis


Irineópolis - Santa Catarina



Irineópolis é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

O início da História do município de Irineópolis remonta a 1885, quando a família de Caetano Valões, de ascendência francesa, fundou o pequeno povoado que se transformaria na localidade de Valões. Na época, a região ainda pertencia ao Paraná – somente em 1916, através do acordo que fixou os limites definitivos entre os dois Estados, é que as terras passaram para Santa Catarina. Antes do acordo, entre 1912 e 1916, a região foi assolada pela Guerra do Contestado, que teve como causas o fanatismo religioso, o descontentamento de alguns setores em relação à exploração econômica da área e a fronteira entre Santa Catarina e Paraná. A partir de 1920 começaram a chegar os imigrantes alemães, ucranianos e, em menor proporção, os italianos. Em 1921, Irineópolis foi elevada a distrito de Porto União, sendo emancipada em 22 de julho de 1962. O nome da cidade é uma homenagem ao ex-governador Irineu Bornhausen. A economia irineopolitana baseia-se principalmente na agricultura, sendo a fumicultura a principal delas. Além do fumo, erva mate, soja, milho e feijão também se destacam. O Município possui um único colégio estadual, a Escola de Educação Básica Horácio Nunes, além de diversas escolas municipais.

O principal acesso é pela SC-460 (Rodovia Oscar Eugênio Grossl), a partir da rodovia SC-280, para quem vem sentido a Porto União (7km até a cidade). Há também o acesso secundário, melhor opção para quem vem sentido a Canoinhas (5km até a cidade). Ambos asfaltados. Há, ainda, a possibilidade de chegar pela balsa que cruza o Rio Iguaçú, na divisa com Paula Freitas/PR; porém o acesso pelo município paranaense é de estrada de chão. A ferrovia cruza o Município, porém está inutilizada há muitos anos.

História da cidade de Irineópolis

A família de Caetano Valões formou um pequeno povoado em 1885, que mais tarde se transformou na localidade de Valões, em homenagem aos fundadores. Naquele período, o vilarejo estava sob a jurisdição do Estado do Paraná, e só passou definitivamente para Santa Catarina em 1916, com a assinatura de um acordo que estabeleceu as divisas entre os dois Estados.

Mas, antes disso, entre 1912 e 1916, toda a região esteve envolvida na Guerra do Contestado, uma batalha que tinha como causas o fanatismo religioso, o descontentamento de alguns setores com a exploração desenfreada da região e o problema de divisa entre os territórios em conflito.

Solucionado o impasse, foram chegando os primeiros imigrantes, alemães, poloneses e em pequena escala italianos.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1921 a localidade foi elevada à categoria de Distrito de Porto União.

Através da Lei Estadual n° 820, de 23.04.62, Porto União foi elevado à categoria de Município, ocorrendo a sua instalação em 22 de julho do mesmo ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Irineópolis (SC)

Autor do Histórico: edmilson b marinho junior

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Irineópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Irineópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: