Início » Santa Catarina » Angelina


Angelina - Santa Catarina



Angelina faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º34′07" sul e a uma longitude 48º59′07" oeste, estando a uma altitude de 450 metros. A população avaliada em 2006 era de 5 412 habitantes. Possui uma área de 499,947km².

A história de Angelina começa em 1845, com a família Garcia, que fixa residência naquelas terras. Mais tarde Garcia passa a se chamar um distrito do município.

Inicialmente a colônia foi denominada Colônia Nacional, sendo reservada para nativos da região e descendentes de imigrantes açorianos da Villa de São José. Em 1858 chegaram os primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias vizinhas de Sacramento, Santa Isabel e São Pedro de Alcântara, que batizaram o lugar com o nome de Villa Mundéus (armadilha rudimentar de caça usada na época). Além dos alemães, a Villa também abrigou imigrantes oriundos de Luxemburgo, França, Bélgica, Holanda, Itália e Polônia, que ali chegaram em torno de 1862. O encarregado de medir e demarcar os lotes da colônia e seu primeiro diretor foi o engenheiro agrimensor Carlos Othon Schlappal.

História da cidade de Angelina

A história de Angelina começa em 1845, com a família Garcia, que fixou residência naquelas terras. Em 30 de novembro de 1859, foi fundada ali uma colônia, conhecida pelo nome de Vila Mundéus. A instalação ocorreu em 1860, quando oito famílias se estabeleceram no vale, atual perímetro urbano da cidade, recebendo lotes de terras com duzentos metros de frente e mil quatrocentos e trinta de fundos.

O primeiro diretor foi o agrimensor Carlos Schalappal, que procedeu à demarcação daquelas terras em lotes localizados no triângulo formado pelo Rio Garcia com o ribeirão dos Mundéus, águas do Rio Tijucas e fundos da Colônia de São Pedro de Alcântara.

Em 1869, tendo 900 habitantes, funcionava uma escola com 20 alunos. Em 1872 ingressaram na Colônia 12 famílias alemãs vindas de colônias vizinhas.

Gentílico: angelinense

Formação Administrativa

Pelo Decreto Estadual nº 40 de 10/01/1891 tornou-se distrito de São José e recebeu a denominação de Angelina, em homenagem ao então Presidente do Conselho de Ministros, ongelo Muniz da Silva Ferraz.

O distrito de Angelina era subordinado ao município de São José, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1960.

Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 781, de 07/12/1961, desmembrado de São José.

Pela divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Angelina, Barra Clara e Garcia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Angelina; IBGE

Autor do Histórico: SIRLEY MÜLLER LENCINA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Angelina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Angelina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: