Início » Rio Grande do Sul » Triunfo


Triunfo - Rio Grande do Sul



Triunfo faz parte do estado do Rio Grande do Sul

Município histórico, Triunfo é o local de nascimento de Bento Gonçalves, do dramaturgo Qorpo Santo, da atriz Iracema de Alencar e o local onde se encontra enterrado o madeirense Jerônimo de Ornelas, fundador da cidade de Porto Alegre.

Triunfo tem um passado fortemente vinculado à Revolução Farroupilha, tendo sido palco de vários combates, como a Batalha do Fanfa, quando Bento Gonçalves foi preso.

História da cidade de Primitivamente, com o domínio dos índios Patos, só em 1752, surge na região do atual município a primeira sesmaria. Denominava-se "Da Piedade" e foi doada pelo Governo a Manuel Gonçalves Meireles, avô do chefe farroupilha BentoGonçalves da Silva, sob a condição de nela se reservar meia légua em quadro para o "rocio (antiga roça, que se aproveita para capinar) da povoação de Nossa Senhora do Bom Jesus do Triunfo".O nome é em homenagem ao santo.O povoado que ali se formou, já em 1754, era elevado à freguesia. Mais tarde, quando Zebalos invadem Rio Grande, muitas famílias açorianas transferem-se para o Triunfo.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: FáBIO EINSFELD

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Triunfo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Triunfo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: