Início » Rio Grande do Sul » Charqueadas


Charqueadas - Rio Grande do Sul



Charqueadas faz parte do estado do Rio Grande do Sul,.

No ano de 1982 o município de São Jerônimo foi dividido, sendo que uma parte do mesmo deu origem ao município de Charqueadas. Por isso, nessa data se comemora o aniversário da cidade. A padroeira é Santa Bárbara, cujas comemorações ocorrem a 4 de dezembro.

Encontra-se na Região Metropolitana de Porto Alegre., a 29º57′17" de latitude sul e 51º37′31" de longitude oeste, a uma altitude de 30 metros. Sua população em 2007 era de 33 708 habitantes.

História da cidade de A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final do século XIX. Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos, afluente do rio Jacuí. Ali o gado era abatido a carne transformada em charque. Depois era transportada pelo rio Jacuí até Porto Alegre e para outros centros do País e do exterior. Com o surgimento de novas tecnologias como geladeiras, frigoríficos e embutidos, as charqueadas perderam força como atividade econômica. A localidade, então, passou a buscar novas alternativas. Um novo ciclo econômico iniciou com a perfuração do primeiro poço para a extração de carvão mineral, na década de 1950, o poço Octávio Reis, o mais profundo do País.

A partir da extração de carvão desenvolve-se com mais intensidade o povoamento e surgem as principais empresas, cada uma representando um segmento: Copelmi (mineradora extrativista), Eletrosul (usina termelétrica) e Aços Finos Piratini, que deu origem ao ciclo da siderurgia e à implantação do pólo metal-mecânico. As atividades econômicas modificaram a vida na região, mas a falta de infra-estrutura preocupava os moradores deCharqueadas, ainda um distrito de São Jerônimo. Nascia assim a idéia emancipacionista.

Em 1971, inicia a eletrificação e em 1972 a Corsan começa a distribuir água potável. A inauguração da siderúrgica de aços especiais, a Aços Finos Piratini (hoje pertencente ao Grupo Gerdau), em 1973, atraiu outras empresas para Charqueadas, a maioria do ramo metal-mecânico.

A criação do Município

Em 1977, através de um convênio entre a prefeitura de São Jerônimo e o BNH, iniciaram as obras de urbanização em Charqueadas. A partir deste período o movimento emancipacionista intensificou-se, até que, em 28 de abril de 1982, houve o desmembramento de São Jerônimo, através da Lei Estadual nº. 7.645. Charqueadas possuía então um território de 73,5 km.

Em 1995, o município passa a integrar a Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 1996, foi anexada a área conhecida como Horto Florestal da CEEE. Hoje Charqueadas conta com 214,80 km de área territorial e é o município mais populoso da Região Carbonífera, com uma população de 33.705 habitantes (IBGE, 2006).

Fonte: Prefeitura Municipal de Charqueadas

Autor do Histórico: FáBIO EINSFELD

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Charqueadas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Charqueadas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: