Início » Rio Grande do Sul » Mata


Mata - Rio Grande do Sul



Mata faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Os primeiros habitantes de Mata foram os índios das tradições Umbu, Humaitá e Tupi-Guarani, que remontam ao século XVII. Em 1632, foi fundada a Redução de São José, com a chegada dos Jesuítas Espanhóis, que em pouco tempo já abrigava 5.800 habitantes, em sua maioria índios, sendo que o fim desta redução deu-se em 1640. Em 1801, este território, passa para a América Portuguesa. O início da colonização das terras de Mata, foi em 1836 quando chega o casal Randolpho José Pereira da Silva e Francisca Pereira da Silva, Militar, português, procedente do Porto de Pernambuco (Portugal), que tinha como missão, colonizar e povoar a região, para eles, o Governo Imperial destinou uma légua de sesmaria de campos.

Em 1885, deu-se início a primeira corrente migratória alemã, que se instalou na localidade Sertão. Em 1919, com a inauguração da ferrovia, que liga Santa Maria a Jaguari, começa a crescer em torno da Estação Férrea, uma nova vila chamada Mata, hoje sede do Município. Em 1920, chegaram ao povoado os imigrantes italianos, começando assim, realmente o desenvolvimento do Município, integrando-se aos alemães e nativos que aqui moravam. Em 1960, foi formada uma Comissão Pró-Emancipação, mas somente em 27 de setembro de 1964 foi realizado o plebiscito. A 2 de dezembro de 1964 foi criado o Município de Mata, começando existir administrativamente em 1965, com a posse do primeiro prefeito eleito Ângelo André Paraboni. Sua economia é baseada no setor primário, destacando-se a pecuária e agricultura.

História da cidade de Mata

Os primeiros habitantes de Mata foram os índios das tradições Umbu, Humaitá e Tupi-Guarani, que remontam ao século XVII.

Em 1632 foi fundada a redução de São José, com a chegada dos Jesuítas Espanhóis, que em pouco tempo já abrigava 5.800 habitantes, em sua maioria índios, sendo que o fim desta redução se deu em 1640. Em 1801 este território passa para a falada América Portuguesa.

O início da colonização de terras de Mata se deu em 1836, quando chega o casal Randolpho José Pereira da Silva e Francisca Pereira da Silva, militar, português, procedente do Porto de Pernambuco (Portugal), e tinham como missão colonizar e povoar a região. Para isto, o Governo Imperial destinou, para eles, uma légua de sesmaria de campos.

Em 1885 deu-se a primeira corrente migratória alemã, que se instalou na localidade de Sertão.

Para a construção da estrada de ferro interligando Santa Maria a Jaguari, iniciada em 1912 os trabalhadores tinham que abrir "picadas" para o leito da ferrovia e por este motivo, teve início a denominação atual, chegando muitas pessoas a afirmarem que o município de Mata é filha da ferrovia.

Em 1920 chegaram os imigrantes italianos, começando, assim, realmente, o desenvolvimento do município, integrando-se aos alemães e nativos que aqui moravam.

O primeiro proprietário legítimo da maior parte das terras que hoje compõe o município de Mata, foi o Senhor Silveira. Posteriormente doou parte ao seu genro Domingues. E finalmente venderam para Antônio Franciosi e Vitório Nochi, que começaram o loteamento e a venda das terras. Diante da necessidade de controle e a organização das novas terras, Antônio Franciosi nomeou seu sobrinho Santo Brugalli, como procurador.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Estação da Mata, pela pelo Ato Municipal n.º 8, de 01-04-1931, subordinado ao município de São Vicente.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Estação da Mata, figura no município de São Vicente.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Estação da Mata tomou a denominação simplesmente de Mata.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Mata (ex-Estação da Mata), figura no município de São Vicente.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o município de São Vicente tomou o nome de General Vargas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Mata, figura no município de General Vargas (ex- São Vicente).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Mata, pela Lei Estadual n.º 4.836, de 02-12-1964, desmembrado do município de General Vargas. Sede no antigo distrito de Mata. Constituído de 2 distritos: Mata e Clara, ambos desmembrado do município de General Vargas. Instalado em 13-06-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Mata e Clara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mata: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mata? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: