Início » Rio Grande do Sul » Jaguari


Jaguari - Rio Grande do Sul



Jaguari, conhecido como a "cidade das belezas naturais", faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Jaguari (Jaguar-hy) é uma palavra de origem guarani e significa "rio do jaguar".

O local onde atualmente encontra-se o município de Jaguari teve como primeiros habitantes os índios guaranis. Em 1632, quando o padre Romero, superior das reduções do Uruguai, e mais os padres Manuel Bertot e Luiz Ernot, vieram reunir-se com Cristovão de Mendonza e Paulo Benevides, fundaram, na margem direita do rio Jaguari a redução de São Tomé.

História da cidade de Jaguari

Em 1632, Padre Romeiro, Padre Manoel Bertot e Luiz Ernot, reuniram-se com Cristóvão de Mendonza e Paulo Benavides e chegaram ao Rio Jaguari, em cuja margem direita ergueram uma cruz, batizando assim São Tomé, a primeira redução da província do Tape, de índios guaranis.

A redução ficou aos cuidados de Padre Luiz Ernot e em pouco tempo já contava com quase 2000 habitantes, que sofreram diversas provações para sua sobrevivência, como as dificuldades de relevo, pragas, pestes e invasões, tanto pelos mamelucos como pelos bandeirantes.

Por estas reduções, Jaguari é considerada o berço das missões, no entanto, há pouca referência aos índios nesta região, pois a maioria foi expulsa ou dizimada pelas guerras.

Decorreu muito tempo até que novos acontecimentos surgissem neste território, mas a partir de 1871 foram estabelecidas colônias agrícolas para estrangeiros e brasileiros, que mais tarde ganhariam maior atenção do império, já que este precisava proteger suas fronteiras.

Chegaram então as famílias de agricultores, pedreiros, munheiros e outros que agoram passariam a sentir as dificuldades de labutar em uma região inóspita em que a ordem era colonizar a serra, e coube aos italianos esta árdua missão.

Muitos venceram devido a sua grande fé católica, trabalho duro e ajuda mútua, dedicando-se a agricultura de subsistência e ao cultivo da vinha, surgindo os parreirais e a fabricação do vinho.

Em 1889, foi criada a colônia de Jaguari com imigrantes italianos e a estes seguiram-se russos, poloneses, húngaros, alemães, brasileiros e outros, acomodados em lotes urbanos e rurais, organizando suas habitações e lavouras em meio a mata.

Formaram-se então comunidades, sempre com trabalho, religiosidade e espírito participativo em festas e jogos como fator de integração, o que levou a colônia a um progresso notável, passando a ser um distrito em 1893.

Com atividades agrícolas, industriais e comerciais em desenvolvimento, Jaguari alcançou uma grande estrutura em ativa correspondência com a capital e cidades vizinhas e, sua emancipação municipal seria decretada em breve.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguari (RS)

Autor do Histórico: GETúLIO MOACIR RAMOS DURGANTE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jaguari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jaguari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: