Início » Rio Grande do Sul » Itacurubi


Itacurubi - Rio Grande do Sul



Itacurubi faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 28º47′43" sul e a uma longitude 55º14′07" oeste, estando a uma altitude de 160 metros. Sua população, em 2010, era de 3 411 habitantes, segundo o IBGE.

História da cidade de O início da povoação de Itacurubi se deu por volta de 1890, com a chegada nesta região do capitão da marinha Jacques Ouriques Simons, oriundo do estado da Bahia, com a consequente instalação de uma casa para troca e venda de produtos da região. Este capitão, durante o período da revolução de 93, se exilou na Argentina, onde organizou um piquete de brasileiros refugiados. Voltando ao Brasil, foi morto nos campos de Itaroquem, a 25 quilometros de Itacurubi, pelas tropas do senador Pinheiro Machado. Após este episódio, foram surgindo outras famílias que se fixaram na localidade, como João da Rocha, Norberto Ferreira, Lili e Nelson Lopes, Marciano Lima e João Francisco Rigon. Estes primeiros moradores muito contribuiram com seu bravo trabalho, para o desenvolvimento e crescimento de Itacurubi.

Com o início do movimento emancipacionista em 1984, e, após alguns impasses surgidos com relação aos limites do novo município, Itacurubi realizou seu plebiscito em 10 de abril de 1988, onde obteve a maioria dos votos a favor da emancipação. Itacurubi tem a origem de seu nome na língua Tupi-guarani. (Ita= pedra; Curuba = caroço; I = pequenos), ou seja, pedregulho, segundo o dicionário Tupi-guarani do professor Silveira Bueno, São Paulo, 1984, 3. ed., p. 157.

Gentílico: itacurubiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itacurubi, pela lei municipal n 9, de 07-04-1965, subordinado aos município de São Borja e Santiago

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o distrito de Itacurubi, figura no município de São Borja e Santiago.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itacurubi, pela lei estadual n 8613, de 09-05-1988, alterada, pela lei estadual n 9046, de 08-02-1990, desmembrado de São Borja e Santiago. Sede no antigo distrito de Itacurubi do município de (São Borja). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itacurubi: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itacurubi? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: