Início » Rio Grande do Sul » Bossoroca


Bossoroca - Rio Grande do Sul



Bossoroca faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Até meados do século XVII, os Guaranis eram senhores da região. A partir daí, brotaria o ciclo da civilização Jesuítica/ Guaranítica (1662 – 1757), introduzindo a cultura européia. Durante o período, Portugal e Espanha digladiavam-se pela posse da região chamada de "Estâncias de São Tomé". A solução do confronto territorial levou a extinção do projeto de colonização jesuíta, permanecendo a região semi-abandonada por quatro décadas. Em 1801, o aventureiro Borges do Canto tomou posse definitiva dos Sete Povos das Missões para Portugal, integrando-a a comarca gaúcha de Rio Pardo. A mesopotâmia entre os rios Inhacapetum, Icamaquã, Piratini e Uruguai, onde depois surgiria Bossoroca, passou a se denominar Rincão do Icamaquã.

Em 1810, as províncias tornaram-se independentes e, em 1816, o até então "Sete Povos" do território missioneiro, foi fracionado em Freguesias. Os campos de Bossoroca permaneceram como parte da Freguesia de São Borja. Em 1834 a freguesia passou à vila e Bossoroca à 4º Distrito da mesma.

História da cidade de A origem do nome BOSSOROCA: consta que carreteiros, tropeiros, mascates, vendedores e outros que passavam por aqui sesteavam ou pernoitavam próximo ao cemitério da Igrejinha, local que oferecia condições para um bom descanso, com um capão de mato à margem da estrada geral, sombra e água límpida e farta, que nasce dentro de uma barroca. A essa barroca deram o nome de "Boçoroca", vocábulo guarani que tem o seguinte significado: Boçoroca, Barrocão, sangão fundo, de Iby-Soroc. Iby = terra; rasgão, chão, rasgado, fenômeno que ocorre por efeito das águas em terrenos arenosos. A grafia antiga era Boçoroca. Nos dias atuais a grafia é Bossoroca.

O primeiro nome da localidade foi Igrejinha.

Esta denominação foi protestada por haver outra localidade com o mesmo topônimo.

Theodomiro Viriato Batista, baseado em dicionário tupi-guarani, deu sugestão de dar o nome de "Boçoroca", que significa "Barroca" ou "Terra Fendida".

Em 26 de fevereiro de 1938, foi lançada a pedra fundamental, pelo prefeito municipal de São Luiz Gonzaga, simbolizando a criação de Bossoroca.

Gentílico: bossoroquense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bossoroca, pela lei municipal nº 123, de 1608-1952, subordinado ao município de São Luís Gonzaga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Bossoroca permanece no município de São Luís Gonzaga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bossoroca, pela lei estadual nº 5058, de 12-10-1965, desmembrado de São Luís Gonzaga. Sede no antigo distrito de Bossoroca. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-03-1967

Pelo ato adicional nº 8, de 29-03-1966, é criado o distrito de Timbaúva e anexado ao município de Bossoroca.

Pelo decreto-lei nº 9, de 10-03-1967, é criado o distrito de Ivaí e anexado ao município de Bossoroca.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Bossoroca, Ivaí e Timbaúva.

Pela lei municipal nº 533, de 16-11-1984, é criado o distrito de Esquina Piratini e anexado ao município de Bossoroca.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Bossoroca, Esquina Piratini, Ivaí e Timbaúva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bossoroca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bossoroca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: