Início » Rio Grande do Sul » Erechim

Tudo sobre Erechim - Estado do Rio Grande do Sul

Município de Erechim

Informações Gerais sobre Erechim

Qual a localização da cidade de Erechim?

O município de Erechim pertence ao estado Rio Grande do Sul, ele fica localizado na latitude -27.6364 e longitude -52.2697.

Qual é o tamanho do território de Erechim?

430,668 km².

Qual a população de Erechim?

Aproximadamente 105.059 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Erechim?

erechinense.

Quem é o prefeito da cidade de Erechim?

Atualmente a cidade é administrada por LUIZ FRANCISCO SCHMIDT do PSDB.

Avaliação geral do município: 4.5 / 5 para Erechim por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Erechim é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Considerada um centro sub-regional no país, é a segunda cidade mais populosa do norte do estado, com 96 105 habitantes, superada apenas pelo município de Passo Fundo. O município estava, em 2007, na 17ª posição do PIB no estado do Rio Grande do Sul.

A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras modernas planejadas. O planejamento viário da cidade havia sido inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington (1791), Paris (1850), Buenos Aires (1580) e Belo Horizonte (1897), porém foi recentemente alterado para facilitar o fluxo viário, caracterizando-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro.

O município. encontra-se ao norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral.

História da cidade de ERECHIM RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 483 Ano: 1970

ASPECTOS HISTóRlCOS O "GRANDE ERECHIM", constituído dos territórios dos municípios de Erechim, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Gaurama, Aratiba, Viadutos, Campinas do Sul, São Valentim, Herval Grande Severiano de Almeida, Jacutinga, Barão de Cotegipe, Itatiba do Sul e Mariano Môro, foi origináriamente "habitat" dos índios Coroados, aos quais os Guaranis dos Sete Povos das Missões Orientais chamavam de "bugres" por considerá-los ferozes, nômades, hostis e irredutíveis à civilização jesuítica.

A extensa gleba integrou, sucessivamente, os municípios de Rio Pardo, São Borja, Cruz Alta e Passo Fundo.

Seus primeiros povoadores brancos foram paulistas, descendentes de bandeirantes, que, instalando-se dispersivamente no território, obtiveram a concessão de tratos de terra, requeridos ao Governo do Estado.

Não foi pacífica, inicialmente, a posse das terras por esses primeiros povoadores, que tiveram de sustentar, durante muito tempo, luta tenaz contra os primitivos habitantes, os Coroados.

Firmaram-se, porém, na terra, os poucos posseiros que povoaram o território inculto, de natureza exuberante, clima temperado e pleno de riquezas naturais, encobertas pela floresta imensa e apreciáveis faixas de campo, sulcadas pela abundante rede da bacia hidrográfica ocidental dos rios Pelotas-Uruguai.

Em fins de 1887, Augusto de Oliveira Penteado conhecido por Augusto César, tendo como companheiros João Placidino Machado e Antônio Ferreira de Albuquerque, empreenderam ousada exploração fluvial, da qual elaboraram circunstanciado relatório, que foi enviado à Câmara Municipal de Passo Fundo, em fins de 1888, contendo as denominações dadas por eles a vários acidentes geográficos.

Augusto César foi o descobridor do famoso estreito do Uruguai.

Por proposta do engenheiro Tôrres Gonçalves, diretor-chefe da Diretoria de Terras e Colonização, o presidente do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves criou a 6 de outubro de 1908 a COLôNIA ERECHIM, cujo topônimo, no dialeto Caigang (Coroado), quer dizer "Campo Pequeno".

Foi o engenheiro Severiano de Souza Almeida o chefe da delegação encarregada de efetuar a divisão em lotes coloniais da grande gleba devoluta e de dirigir os trabalhos de instalação da Colônia. Em fevereiro de 1910 teve início a construção de casas da sede provisória denominada Povoado Erechim, hoje Getúlio Vargas. Aportaram à sede da Colônia a primeira leva de imigrantes, composta de quatro famílias, com 28 pessoas, e mais oito imigrantes isolados, totalizando 36 almas.

Em 1910, a sede da Colônia oferecia aspecto urbano com abertura de ruas e edificação de 50 casas e mais 22 em construção, todas de madeira, inclusive o chalé do escritório da Comissão, dois barracões para hospedagem dos imigrantes, enfermaria e depósito de materiais, nove casas comerciais, uma barbearia, uma alfaiataria, tres sapatarias e um açougue. O desenvolvimento da zona rural também se fez rapidamente. Até 1914, a sede inicial da Colônia Erechim foi o povoado que mais prosperou. Em 20 de abril de 1916, o escritório da Comissão de Terras e Colonização foi transferido do Povoado Erechim para o de Paiol Grande, sede geral da Colônia anteriormente escolhida.

Oito anos após a instalação, a Colônia Erechim estava em condições de aspirar à emancipação política e administrativa, desmembrando-se do território e do governo de Passo Fundo.

A vida política do Município de Erechim, especialmente nos primeiros anos, fora bastante agitada e seu território palco de intensa movimentação de tropas e de choques bélicos, em consequência das revoluções de 1923 e 1930.

Formação Administrativa O MUNICíPIO de Erechim foi criado, com sede na povoação de Boa Vista do Erechim, e território desmembrado do de Passo Fundo, pelo Decreto estadual n.° 2.342, de 30 de abril de 1918, ocorrendo a instalação a 18 de junho daquele ano. O ato municipal n.° 2, de 27 do mes seguinte, criou o distrito.

No Censo de 1920, o Município se compunha dos distritos de Boa Vista do Erechim (sede), Erechim (ex-Povoado Erechim), Marcelino Ramos, Erebango e Barro.

Em razão do Decreto estadual n.° 7.210, de 5 de abril de 1938, o Município passou a chamar-se José Bonifácio. Com esse nome, constou no Censo de 1940 com 12 distritos.

Sofreu diversas reformulações administrativas e modificações toponímicas e perdeu território para o Município de Marcelino Ramos (Decreto-lei estadual n.° 718, de 28 de dezembro de 1944). Pela Lei n.° 720 de 29 de dezembro do mesmo ano, voltou a denominar-se Erechim, chegando ao Censo de 1950 com 11 distritos: Erechim, Aratiba, áurea, Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Gaurama, Herval Grande Nova Itália, Paulo Bento, Quatro Irmãos e São Valentim.

No Censo de 1960 aparece sem os distritos de Aratiba, áurea, Carlos Gomes, Gaurama, Herval Grande e São Valentim, desmembrados para formarem novos municípios, e acrescido dos de Capo-Erê, Itatiba, Mariano Môro e Tres Arroios, resultantes de nova reformulação administrativa.

Pela Lei municipal n.° 1.035, de 14 de outubro de 1968, foi criado o distrito de Jaguaretê, instalado a 10 do mes seguinte.

Composto dos seguintes distritos: Erechim (sede), Capo-Erê, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Tres Arroios e Jaguaretê.

O Município é sede de Comarca de 3 a entrância criada pelo Decreto n.° 4.366, de 31 de agosto de 1929.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Erechim?

54

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Erechim:

0+Operadora+54+Telefone de destino

Como ligar para Erechim pela

CTBC Telecom:012 + 54 + telefone
Vivo:015 + 54 + telefone
Aerotech:017 + 54 + telefone
Claro:021 + 54 + telefone
GVT:025 + 54 + telefone
Oi Telemar:031 + 54 + telefone
TIM:041 + 54 + telefone
Sercontel:043 + 54 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Erechim?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Erechim Rio Grande do Sul o CEP geral é 99700000.

Prefeitura Municipal de Erechim

Endereço: Pça. da Bandeira, 354, Centro, Erechim - RS, CEP: 99700000
Telefone / Fax:(54) 3520-7000 (54) 3520-7075
Prefeito: LUIZ FRANCISCO SCHMIDT do PSDB

Hospitais no município de Erechim - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde erechinense.

Relação de Cartórios no município de Erechim RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Erechim com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Erechim Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Erechim-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Erechim

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Erechim, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Erechim

Atendente de Restaurante
Vaga cadastrada em 14/12/2019
Kombo - Erechim - RS

Ramo da empresa: Prestação de Serviços Cidade: Erechim - RS Salário: Não informado Tipo de contratação: Efetivo N° de vagas: 1 Requisitos e preferências Experiência profissional: Não necessário experiência anterior Preferência para r...

Auxiliar Administrativo(a) Financeiro(a)
Vaga cadastrada em 14/12/2019
Kombo - Erechim - RS

Ramo da empresa: Comércio - Supermercados Varejistas Cidade: Erechim - RS Salário: A combinar Tipo de contratação: Efetivo N° de vagas: 1 Requisitos e preferências Formação: Ensino médio (2º grau) completo Experiência profissional: P...

Montador(a) de Equipamentos
Vaga cadastrada em 14/12/2019
Kombo - Erechim - RS

Ramo da empresa: Indústria de Máquinas e Ferramentas Cidade: Erechim - RS Salário: A combinar Tipo de contratação: Efetivo N° de vagas: 1 Requisitos e preferências Formação: Ensino fundamental (1º grau) incompleto Experiência profiss...

Tutor Externo - Pedagogia
Vaga cadastrada em 13/12/2019
Erechim - RS

Tutor Externo - Pedagogia Confidential · Company Erechim, Rio Grande do Sul, Brazil From December 11, 2019 to January 11, 2020 In Manager Brasil Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level ...

Tutor(a)
Vaga cadastrada em 13/12/2019
Erechim - RS

Tutor(a) Confidential · Company Erechim, Rio Grande do Sul, Brazil From December 11, 2019 to January 11, 2020 In Curriculum Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education Salary...

Tutor(a)
Vaga cadastrada em 13/12/2019
Erechim - RS

Tutor(a) Confidential · Company Erechim, Rio Grande do Sul, Brazil From December 11, 2019 to January 11, 2020 In Curriculum Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education Salary...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Erechim

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Erechim, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Erechim do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (15/12/2019), Erechim - RS:

Trovoadas

Temperatura: 22º C
Humidade do Ar: 85%
Velocidade do Vento: 6 km/h

Previsão para os próximos dias:

15/12/2019 - Trovoadas. Max: 26 Min: 19
16/12/2019 - Trovoadas. Max: 21 Min: 19
17/12/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 23 Min: 16
18/12/2019 - Ensolarado. Max: 26 Min: 12
19/12/2019 - Tempo bom (dia). Max: 26 Min: 13

Municípios vizinhos de Erechim

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Erechim-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Barão de Cotegipe - 10.9 km
Paulo Bento - 16.3 km
Gaurama - 18.4 km
Três Arroios - 19.5 km
Ponte Preta - 21.3 km
Áurea - 22.5 km
Erebango - 24.4 km
Viadutos - 25.5 km
São Valentim - 26.4 km
Severiano de Almeida - 26.6 km
Aratiba - 26.6 km
Quatro Irmãos - 27.0 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Erechim: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Erechim através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-1
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-2
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-3
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-4
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-5
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-6
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-7
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-8
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-9
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-10
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-11
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-12
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-13
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-14
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-15
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-16
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-17
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-18
imagem de Erechim Rio Grande do Sul n-19

Página de Erechim

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Erechim
Última Atualização: 15/12/2019

Você conhece Erechim? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: