Início » Rio Grande do Sul » Derrubadas


Derrubadas - Rio Grande do Sul



Derrubadas faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 27º15′53" sul e a uma longitude 53º51′39" oeste, estando a uma altitude de 485 metros. Possui uma área de 365,44 km² e sua população estimada em 2004 era de 3 325 habitantes. É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com a Argentina. Além disso, a nordeste, parte do seu território faz divisa fluvial com o estado de Santa Catarina. Derrubadas é a Terra do Salto do Yucumã uma das maravilhas naturais do estado do Rio Grande do Sul.

O Brasão do Município de Derrubadas foi instituído pela Lei Municipal nº 027/93. Significados:TORRES: Em número de cinco, simbolizando a independência político-administrativa do Município .SOL: Em cor amarelo, significando o despontar de um novo horizonte, juntamente, com as riquezas do Município.MATAS: Em cor verde, simbolizando vida, preservação da natureza, meio ambiente e campos do Município.SALTO: Em cor azul, identificando o Turismo Ecológico, mostrando o maior Salto em sentido longitudinal do Mundo, com 1800m de extensão e quedas de até 12m de altura, formando um canal variável com 90 a 120m.CÉU: Em cor azul-celeste, representando a harmonia social e a fraternidade humana da população do Município.TERRA ARADA: Em cor marrom-argila, representa as terras produtivas e o potencial agropecuário do Município.CULTURAS: Soja, Milho e Trigo: representam as principais cultuas, riquezas extrativas que fundamentam a economia do Municipal.ARADO – TRATOR: Representam os meios de exploração do solo, manual ou mecanizado.ESTRELAS: Significam os cinco distritos administrativos do Município: Cedro Marcado, Barra Grande, Linha Concórdia, Três Marcos e Desimigrados.FAIXA: Traz a denominação do Município e data de sua criação.CORES PADRÕES DO MUNICÍPIO: Azul e Amarelo. O Brasão é utilizado como Logotipo do Município, estampado em papéis, bandeiras e outros, identificando Derrubadas perante os demais Municípios Brasileiros. A instituição do Brasão obedeceu aos princípios da Heráldica ou Parassematografia.

História da cidade de Derrubadas

Em 1834, a região integrava o município de Cruz Alta que, na época, abrangia toda Região Celeiro, Passo Fundo e Santa Maria.

Em 1931, o então General Flores da Cunha, como Interventor do Estado, sendo conterrâneo e amigo de Pedro Garcia, deu à este a concessão para explorar e extrair madeira de lei na zona da serra do Pari". Em 1939, deram a este lugar o nome de "Derrubadas", como referência à derrubada das árvores de madeira de lei.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Derrubadas (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 34, de 10-03-1956, subordinado ao município de Tenente Portela.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Derrubadas figura no município de Tenente Portela.

Elevado à categoria de município com a denominação de Derrubadas, pela Lei Estadual n.º 9.576, de 20-03-1992, desmembrado de Tenente Portela. Sede no antigo distrito de Derrubadas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Derrubadas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Derrubadas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: