Início » Rio Grande do Sul » Barra do Guarita


Barra do Guarita - Rio Grande do Sul



Barra do Guarita faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Barra do Guarita, antigo distrito criado em 1963 e subordinado ao município de Tenente Portela, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 9572 de 20 de março de 1992.

Encontra-se a uma latitude 27º11′31" sul e a uma longitude 53º42′36" oeste, estando a uma altitude de 194 metros.

História da cidade de Barra do Guarita

A região era originariamente habitada por índios Caingangues e Guaranis. Os primeiros habitantes brancos chegaram nessa área, segundo relatos, durante a Revolução Federalista de 1893, quando ali se refugiaram, aproveitando a densa mata e o isolamento provocado pelas barreiras naturais.

Por volta de 1911 começou a exploração racional e econômica da região de Tenente Portela, então denominada "Pari". Em 1940, "Pari" passou a denominar-se "Miraguay", em homenagem a um chefe indígena homônimo e, finalmente em 1942, passou à denominação de Tenente Portela, em memória ao Tenente de Engenharia Mário Portela Fagundes, membro da Coluna Prestes e morto na Barra do Rio Pardo em 1925.

Em 1955 Tenente Portela emancipou-se de Três Passos e em 1963 era criado o Distrito de Barra do Guarita, para onde a partir de 1936, haviam migrado muitas famílias provenientes da região de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e também de Palmeira das Missões, Iraí e Carazinho, tais como os Vogt, Santos, Borges dos Santos, Pedroso, Vogel, Pompeo, Sala, Bernardi, Sangaletti, Berté, Peirot, etc.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barra do Guarita, pela Lei Municipal n.º 320, de 31-10-1963, subordinado ao município de Tenente Portela.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Barra do Guarita, figura no município de Tenente Portela.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra do Guarita, pela Lei Estadual n.º 9.572, de 20-03-1992, desmembrado do município de Tenente Portela. Sede no antigo distrito de Barra do Guarita. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: MILTON PAULO JUSTEN BOELKE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barra do Guarita: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barra do Guarita? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: