Início » Rio Grande do Sul » Cristal


Cristal - Rio Grande do Sul



Cristal faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Mesmo tendo sido fundando em 1988, desmembrado de Camaquã, a região tem importância histórica no Rio Grande do Sul, principalmente no que tange aos cenários da Revolução Farroupilha e foi palco de batalha conhecida como batalha do Passo do Mendonça em 1923 na Revolução Assisista. Ali está o Parque Bento Gonçalves, com um museu, que anteriormente era a casa deste revolucionário.

Encontra-se a uma latitude 30º59′59" sul e a uma longitude 52º02′54" oeste, estando a uma altitude de 70 metros.

História da cidade de O município surgiu dentro da área da "Estância do Cristal", propriedade histórica da família Bento Gonçalves da Silva, o herói Farroupilha que viveu nesta época durante 40 anos, e que tinha muitos pedregulhos que pareciam cristais.

Cristal surgiu há 27 anos ao longo da BR-116 sul, as margens do Rio Camaquã, um local histórico que tem seu nome inscrito como palco de uma das batalhas da Revolução Farroupilha.

O primeiro núcleo de moradores de Cristal, formou-se a partir de um empreendimento particular iniciado pelos irmãos Egydio Alfredo e Olintho Guillherme Schlabitz, no ano de 61. Foi então construída a primeira escola em área doada e com a participação da comunidade.

Cristal tem sua constituição étnica formada por 70% de alemães, 25% de Portugueses, 2% de poloneses, 1% de italianos e 2% de negros.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: PAULO MUSZINSKI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cristal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cristal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: