Tudo sobre Carlos Barbosa Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Carlos Barbosa

Coordenadas geográficas

O município de Carlos Barbosa fica localizado na latitude -29.2969 e longitude -51.5028 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Carlos Barbosa

Com um total de 229,993 km², Carlos Barbosa de extensão territorial.

População de Carlos Barbosa

De acordo com dados do IBGE, Carlos Barbosa possui aproximadamente 29.409 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Carlos Barbosa são chamados de barbosense.

Administração municipal

Prefeito atual:EVERSON KIRCH.

História de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Carlos Barbosa faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome é uma homenagem a Carlos Barbosa Gonçalves, governador do estado durante a República Velha. No município fica a sede indústria da Tramontina fazendo uma mudança significativa na economia local.

A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíam o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.

Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dados à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa, em homenagem ao então Governador do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves, em cuja gestão (1909 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.

História da cidade de CARLOS BARBOSA

Segundo dados da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa, muito antes da chegada de qualquer imigrante deve-se

registrar a presença de indígenas pertencentes à Nação Tupi-Guarani ou à Nação dos Jês que chegaram ao território barbosense provavelmente através de uma trilha de passagem do litoral para a região do planalto, supostamente guiados pelo divisor de águas existente no município.

A chegada dos primeiros imigrantes iniciou com a chegada dos luso-brasileiros. Foram em número pouco expressivos e vieram com a finalidade de administrar as novas colônias. Assim, eram engenheiros, agrimensores, serviçais e pequenos agricultores. Vinham das cidades de Porto Alegre, Montenegro e São Sebastião do Caí. Aumentaram mais tarde com a chegada dos imigrantes europeus. Estabeleceram-se em Forromeco, Santa Luiza e Santa Clara, sendo os pioneiros fundadores das primeiras capelas e comunidades barbosenses.

Por volta do ano de 1824 iniciou a vinda dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande Do Sul, que se estabeleceram no Vale do Caí e nas encostas da Serra. Mas o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituem o grupo mais numeroso que em Carlos Barbosa se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município, fazendo com que sua cultura, suas tradições, seus usos e costumes estejam presentes no modo de viver dos cidadãos barbosenses até hoje. Os imigrantes eram procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia. Seus descendentes constituem hoje a maioria da população barbosense. Vieram também ao município, embora em número reduzido, imigrantes alemães, franceses, poloneses e suíço-valesanos, portugueses, espanhóis.

Os primeiros nomes dados à localidade foram "Linha Estrada Geral" ou "Primeira Secção do Caminho Geral", "Trinta e Cinco" (1883) e "Santa Luiza" (1909). A denominação "Trinta e Cinco" foi originada do fato do primeiro núcleo formado por uma igreja, uma escola e um cemitério estar localizado no lote número trinta e cinco. Já a denominação "Santa Luiza" foi dada por um engenheiro construtor da via férrea, em homenagem à noiva, a professora belga Luiza Debauprés.

As terras barbosenses inicialmente estiveram sob a jurisdição do município de Montenegro (1873). Eram as ex-colônias Conde D′Eu e Santa Maria da Soledade. Em 1870, Conde D′Eu (Garibaldi) e Princesa Isabel (Bento Gonçalves) formaram o município de Bento Gonçalves, sendo que as terras de Boa Vista, Azevedo Castro, Vitória e Estrada Geral (Sede) a ele pertenceram. As demais áreas do município continuaram a pertencer a Montenegro. Em 1890, ocorreu a emancipação de Garibaldi, e as terras pertencentes a Bento Gonçalves, passaram a ser de Garibaldi. Em 1925, nas comemorações do Cinquentenário da Imigração e Colonização Italiana, Carlos Barbosa passou a ser o segundo distrito de Garibaldi.

Carlos Barbosa foi o quarto nome que o local recebeu. Em 25 de janeiro de 1920, o intendente de Garibaldi, Júlio Azambuja, deu-lhe a denominação oficial e definitiva de Carlos Barbosa, em homenagem ao Governador do Estado, em cujo governo (1908 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro - Caxias do Sul.

Em março de 1958, tendo por local o Salão Paroquial, ocorreu a primeira reunião emancipadora. Desta reunião resultou uma comissão de emancipação, formada pelos seguintes senhores: Ampélio Carlotto, Antonio Adriano Guerra, Antonio Martin Guerra, Honório Faccioni, Humberto Accorsi, José Chies Primo, José Raymundo Carlotto, Pe. Arlindo MArcon, Pe. Pedro Piccoli e Reinaldo Chies. Esta comissão, logo nos primeiros dias, dirigiu-se à Porto Alegre, onde obtiveram as credenciais necessárias para atuarem legalmente como Comissão Emancipadora de Carlos Barbosa. A comissão teve um longo e penoso trabalho, mas com o apoio do recém eleito governador do Estado, Sr. Leonel Brizola e da maioria dos integrantes da Assembléia Legislativa, a Emancipação tornou-se caráter irreversível.

Devido ao esforço de todos, 25 de setembro de 1959, às 20h30min, o governador do Estado, Sr. Leonel de Moura Brizola, assinou a Lei nº 3831, que criou o município de Carlos Barbosa.

Com a emancipação do município, veio a primeira administração municipal de Carlos Barbosa, e foi esolhido para prefeito o Sr. José Chies Primo, e o vice-prefeito Sr. Ernesto Antonio Carlotto. A Câmara de Vereadores foi composta pelos senhores: Ampélio Carlotto, Verdolino ongelo Guerra, Reynaldo Chies, Evaldo Loose, Hortelino Salvi, Delvino João Chies e Assunto Dalcin.

No dia 31 de dezembro de 1959, foram empossados pelo Sr. Juiz Eleitoral da 31º Zona Eleitoral.

Depois de ser empossado, o Prefeito José Chies assinou o primeiro ato administrativo do Município. Por este ato, o novo município passou a ser protegido pela Nossa Senhora Mãe de Deus, constituída a padroeira oficial da comunidade. E assim o Município de Carlos Barbosa iniciou sua caminhada rumo ao progresso e desenvolvimento em todos os aspectos. Estando atualmente na sua décima primeira administração.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS BARBOSA - RS

Autor do Histórico: JOSé INáCIO FINATTO

DDD de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul

54

Como fazer uma ligação para Carlos Barbosa:

0 + Operadora + 54 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 54 + telefone
  • Vivo: 015 + 54 + telefone
  • Aerotech: 017 + 54 + telefone
  • Claro: 021 + 54 + telefone
  • GVT: 025 + 54 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 54 + telefone
  • TIM: 041 + 54 + telefone
  • Sercontel: 043 + 54 + telefone

CEP de Carlos Barbosa

O Código Postal (CEP) geral de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, é 95185000.

Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa
Endereço: Rua Assis Brasil, Nº11, Centro, Carlos Barbosa - RS, CEP: 95185000
Telefone / Fax:(54) 3461-8800 (54) 3461-8809
Prefeito: EVERSON KIRCH

Hospitais em Carlos Barbosa - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde barbosense.

Cartórios na cidade de Carlos Barbosa

Acesse a lista de Cartórios em Carlos Barbosa. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Carlos Barbosa Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Carlos Barbosa - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Notícias sobre Carlos Barbosa

Confira as últimas notícias de hoje em Carlos Barbosa.

Previsão do tempo na região barbosense

Veja a previsão do tempo em Carlos Barbosa: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Carlos Barbosa

Confira as cidades vizinhas de Carlos Barbosa - RS em uma distância de até 50 km.

Garibaldi - 5.25 km
Barão - 8.44 km
São Vendelino - 15.6 km
Salvador do Sul - 15.7 km
Farroupilha - 17.6 km
Coronel Pilar - 17.9 km
Alto Feliz - 21.2 km
Tupandi - 21.6 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Carlos Barbosa através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.6 de 5 estrelas para o Município barbosense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 20/04/2024 - Carlos Barbosa - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diplomata

Dia do Diplomata

A tarefa do diplomata exige tato e permanente articulação com as esferas de poder, não só dentro...

Saiba Mais
Dia+do+Disco

Dia do Disco

No dia 20 de abril comemora-se o Dia do Disco, uma importante ocasião para pensar na importância d...

Saiba Mais
Dia+da+P%C3%A1scoa

Dia da Páscoa

Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα é um evento relig...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados