Início » Rio Grande do Sul » Carlos Barbosa

Município de Carlos Barbosa

Tudo sobre Carlos Barbosa - Estado do Rio Grande do Sul


Carlos Barbosa é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, o tamanho total de seu território é 229,993 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 29.409 habitantes, quem nasce em Carlos Barbosa (gentilício) chama-se: barbosense.
As coordenadas geográficas de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul são: latitude: -29.2969 e longitude: -51.5028, atualmente a cidade é administrada por EVANDRO ZIBETTI do PMDB.

Avaliação geral do município: 4.6 / 5 para Carlos Barbosa por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Carlos Barbosa faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome é uma homenagem a Carlos Barbosa Gonçalves, governador do estado durante a República Velha. No município fica a sede indústria da Tramontina fazendo uma mudança significativa na economia local.

A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíam o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.

Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dados à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa, em homenagem ao então Governador do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves, em cuja gestão (1909 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.

História da cidade de CARLOS BARBOSA

Segundo dados da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa, muito antes da chegada de qualquer imigrante deve-se

registrar a presença de indígenas pertencentes à Nação Tupi-Guarani ou à Nação dos Jês que chegaram ao território barbosense provavelmente através de uma trilha de passagem do litoral para a região do planalto, supostamente guiados pelo divisor de águas existente no município.

A chegada dos primeiros imigrantes iniciou com a chegada dos luso-brasileiros. Foram em número pouco expressivos e vieram com a finalidade de administrar as novas colônias. Assim, eram engenheiros, agrimensores, serviçais e pequenos agricultores. Vinham das cidades de Porto Alegre, Montenegro e São Sebastião do Caí. Aumentaram mais tarde com a chegada dos imigrantes europeus. Estabeleceram-se em Forromeco, Santa Luiza e Santa Clara, sendo os pioneiros fundadores das primeiras capelas e comunidades barbosenses.

Por volta do ano de 1824 iniciou a vinda dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande Do Sul, que se estabeleceram no Vale do Caí e nas encostas da Serra. Mas o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituem o grupo mais numeroso que em Carlos Barbosa se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município, fazendo com que sua cultura, suas tradições, seus usos e costumes estejam presentes no modo de viver dos cidadãos barbosenses até hoje. Os imigrantes eram procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia. Seus descendentes constituem hoje a maioria da população barbosense. Vieram também ao município, embora em número reduzido, imigrantes alemães, franceses, poloneses e suíço-valesanos, portugueses, espanhóis.

Os primeiros nomes dados à localidade foram "Linha Estrada Geral" ou "Primeira Secção do Caminho Geral", "Trinta e Cinco" (1883) e "Santa Luiza" (1909). A denominação "Trinta e Cinco" foi originada do fato do primeiro núcleo formado por uma igreja, uma escola e um cemitério estar localizado no lote número trinta e cinco. Já a denominação "Santa Luiza" foi dada por um engenheiro construtor da via férrea, em homenagem à noiva, a professora belga Luiza Debauprés.

As terras barbosenses inicialmente estiveram sob a jurisdição do município de Montenegro (1873). Eram as ex-colônias Conde D′Eu e Santa Maria da Soledade. Em 1870, Conde D′Eu (Garibaldi) e Princesa Isabel (Bento Gonçalves) formaram o município de Bento Gonçalves, sendo que as terras de Boa Vista, Azevedo Castro, Vitória e Estrada Geral (Sede) a ele pertenceram. As demais áreas do município continuaram a pertencer a Montenegro. Em 1890, ocorreu a emancipação de Garibaldi, e as terras pertencentes a Bento Gonçalves, passaram a ser de Garibaldi. Em 1925, nas comemorações do Cinquentenário da Imigração e Colonização Italiana, Carlos Barbosa passou a ser o segundo distrito de Garibaldi.

Carlos Barbosa foi o quarto nome que o local recebeu. Em 25 de janeiro de 1920, o intendente de Garibaldi, Júlio Azambuja, deu-lhe a denominação oficial e definitiva de Carlos Barbosa, em homenagem ao Governador do Estado, em cujo governo (1908 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro - Caxias do Sul.

Em março de 1958, tendo por local o Salão Paroquial, ocorreu a primeira reunião emancipadora. Desta reunião resultou uma comissão de emancipação, formada pelos seguintes senhores: Ampélio Carlotto, Antonio Adriano Guerra, Antonio Martin Guerra, Honório Faccioni, Humberto Accorsi, José Chies Primo, José Raymundo Carlotto, Pe. Arlindo MArcon, Pe. Pedro Piccoli e Reinaldo Chies. Esta comissão, logo nos primeiros dias, dirigiu-se à Porto Alegre, onde obtiveram as credenciais necessárias para atuarem legalmente como Comissão Emancipadora de Carlos Barbosa. A comissão teve um longo e penoso trabalho, mas com o apoio do recém eleito governador do Estado, Sr. Leonel Brizola e da maioria dos integrantes da Assembléia Legislativa, a Emancipação tornou-se caráter irreversível.

Devido ao esforço de todos, 25 de setembro de 1959, às 20h30min, o governador do Estado, Sr. Leonel de Moura Brizola, assinou a Lei nº 3831, que criou o município de Carlos Barbosa.

Com a emancipação do município, veio a primeira administração municipal de Carlos Barbosa, e foi esolhido para prefeito o Sr. José Chies Primo, e o vice-prefeito Sr. Ernesto Antonio Carlotto. A Câmara de Vereadores foi composta pelos senhores: Ampélio Carlotto, Verdolino ongelo Guerra, Reynaldo Chies, Evaldo Loose, Hortelino Salvi, Delvino João Chies e Assunto Dalcin.

No dia 31 de dezembro de 1959, foram empossados pelo Sr. Juiz Eleitoral da 31º Zona Eleitoral.

Depois de ser empossado, o Prefeito José Chies assinou o primeiro ato administrativo do Município. Por este ato, o novo município passou a ser protegido pela Nossa Senhora Mãe de Deus, constituída a padroeira oficial da comunidade. E assim o Município de Carlos Barbosa iniciou sua caminhada rumo ao progresso e desenvolvimento em todos os aspectos. Estando atualmente na sua décima primeira administração.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS BARBOSA - RS

Autor do Histórico: JOSé INáCIO FINATTO

DDD da Cidade Carlos Barbosa,RS

54

Como fazer uma ligação para a cidade de Carlos Barbosa:

0+Operadora+54+Telefone de destino

Como ligar para Carlos Barbosa pela

CTBC Telecom:012 + 54 + telefone
Vivo:015 + 54 + telefone
Aerotech:017 + 54 + telefone
Claro:021 + 54 + telefone
GVT:025 + 54 + telefone
Oi Telemar:031 + 54 + telefone
TIM:041 + 54 + telefone
Sercontel:043 + 54 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Carlos Barbosa-RS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul o CEP geral é 95185000.

Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa

Endereço: Rua Assis Brasil, Nº11, Centro, Carlos Barbosa - RS, CEP: 95185000
Telefone / Fax: (54) 3461-8809
Prefeito: EVANDRO ZIBETTI do PMDB

Médicos no município de Carlos Barbosa - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde barbosense.

Relação de Cartórios no município de Carlos Barbosa RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Carlos Barbosa com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Carlos Barbosa Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Carlos Barbosa-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Carlos Barbosa

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Carlos Barbosa, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Carlos Barbosa

Auxiliar de marceneiro
Vaga cadastrada em 27/02/2019
Carlos Barbosa - RS

Auxiliar de marceneiro Irá ajudar na montagem e fabricação de moveis, operar maquinas. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino médio completo Experiência: Experiência na área de marcenaria. Salário: A combinar Cargo: Auxili...

Consultor de Negócios
Vaga cadastrada em 23/02/2019
Carlos Barbosa - RS

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Especialistas Área de atuação Consultoria e Auditoria Local de trabalho 1 vaga - Carlos Barbosa / RS Principais atividades Vendas técnicas e consultivas, forte relacionamento com...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Carlos Barbosa

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Carlos Barbosa, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Carlos Barbosa do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (20/03/2019), Carlos Barbosa - RS:

Parcialmente nublado (noite)

Temperatura: 18º C
Humidade do Ar: 95%
Velocidade do Vento: 15 km/h

Previsão para os próximos dias:

20/03/2019 - Chuva. Max: 16 Min: 13
21/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 17 Min: 11
22/03/2019 - Chuvisco. Max: 19 Min: 12
23/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 20 Min: 13
24/03/2019 - Ensolarado. Max: 21 Min: 11

Municípios vizinhos de Carlos Barbosa

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Carlos Barbosa-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Carlos Barbosa: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Carlos Barbosa através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-1
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-2
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-3
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-4
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-5
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-6
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-7
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-8
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-9
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-10
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-11
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-12
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-13
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-14
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-15
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-16
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-17
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-18
imagem de Carlos Barbosa Rio Grande do Sul n-19

Você conhece Carlos Barbosa? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: