Início » Rondônia » Rolim de Moura


Rolim de Moura - Rondônia



Rolim de Moura faz parte do estado de Rondônia. Com uma população de 51142 habitantes (IBGE 2012), a cidade é a 7ª mais cidade populosa de Rondônia, sustenta o 7º maior PIB de Rondônia. Possui o 18º melhor IDH da região Norte, e tambem é a capital da Zona da Mata Rondoniense, juntando todos os municipios da Zona da Mata tem uma população superior a 150000 habitantes.

Em meados dos anos 70 os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir de então as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos, de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada a categoria de município através do Decreto Lei Estadual n.º 071, de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.

História da cidade de Em meados da década de setenta o INCRA/RO implacou mais um projeto integrado de colonização denominado Rolim de Moura, nome escolhido em homenagem a Antônio Rolim de Moura Tavares, primeiro governador da Capitania de Mato Grosso, criada em 09 de maio de 1748.

Em 13 de julho de 1977 o Engenheiro Agrônomo Expedito Rafael, executor do INCRA em Cacoal, pousou de helicóptero no pátio da escola comunitária Vital Brasil, localizada na linha 200, a uma distância de 16 KM do atual centro da cidade, com a finalidade de determinar o local para a instalação do núcleo urbano do projeto. Foi escolhido o cruzamento da linha 25 com a linha 184, onde foram feitas as demarcações e distribuição dos lotes urbanos, tendo o povoado recebido o nome do projeto de colonização: Rolim de Moura.

Sem nunca ter sido distrito o povoado de Rolim de Moura foi transformado em município no dia 05 de agosto de 1983, através do Decreto-Lei nº 071, assinado pelo Governador José Teixeira de Oliveira, com área desmembrada do Município de Cacoal.

O nome do município é uma justa homenagem a Antônio Rolim de Moura Tavares, Governador da Capitania de Mato Grosso (1751 a 1764), Visconde de Azambuja, Vice-Rei do Brasil, que consolidou a conquista da fronteira portuguesa nos rios Guaporé e Madeira, terras onde no futuro seria criado o próspero Estado de Rondônia.

Gentílico: rolimourense.

Fonte: TOPONíMIA DE RONDONIA(REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA/VOLUME/57).

Autor do Histórico: VALTER NICHIO BERTONI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rolim de Moura: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rolim de Moura? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: